UFCA e Universidade do Algarve firmam Acordo de Cooperação Acadêmica

Publicado em 14/01/2026. Atualizado em 14/01/2026 às 16h22

Da esquerda para direita: professor Francisco de Paula, professora Laura Leite, Silvério Freitas (reitor da UFCA) e Luís Manuel Zambujal (representante da UAlg). Foto: Cauê Chaves - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal, firmaram nesta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, um acordo de cooperação acadêmica. Conforme o documento, o objetivo do acordo é estabelecer cooperação “mútua e ampla” entre a UFCA e a UAlg, visando desenvolver ações de mútuo interesse. O acordo terá vigência de 5 anos, a partir da data da assinatura. O texto prevê possível prorrogação, por igual período.

Para a formalização do acordo, realizada na Reitoria da UFCA (campus Juazeiro do Norte), o reitor da UFCA, professor Silvério Freitas, recebeu o professor da UAlg Luís Manuel Zambujal. Luís representou a reitora da instituição portuguesa, professora Maria Alexandra Anica Teodósio.

Também participaram do encontro a professora da UFCA Laura Leite, atualmente titular da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), e o professor Francisco José de Paula Filho, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA). Professor Francisco está à frente da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA).

Conforme o reitor da UFCA, o acordo firmado com a UAlg é importantíssimo para a instituição cearense: “Esse intercâmbio traz para nós a realidade vivida na Europa e contribui para fortalecer o ensino da UFCA, particularmente o de pós-graduação. Vamos receber uma estudante de mestrado da UAlg, que chegará em fevereiro deste ano [à UFCA] com uma pesquisa focada no semiárido, já no contexto desse acordo. Futuramente, pretendemos mandar nossos alunos para lá [UAlg] também”, disse professor Silvério.

A exemplo do reitor da UFCA, professor Luís exaltou a importância do acordo para a UAlg, destacando que tanto a instituição portuguesa quanto a UFCA são relativamente novas e não tão grandes quanto outras universidades mais longevas do Brasil e de Portugal: “Estamos com uma expectativa grande para os produtos desse acordo”, resumiu Luís. A Universidade do Algarve foi fundada em 1979 e a UFCA, em 2013.

Reunião na Reitoria da UFCA formaliza acordo de cooperação acadêmica com a UAlg. Foto: Cauê Chaves: Dcom/UFCA

Professora Laura Leite, por sua vez, destacou a importância de acordos internacionais para o fortalecimento da pós-graduação da UFCA: “Alguns programas de pós-graduação do Nordeste tiveram saltos na nota de conceito da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] de 4 para 7 [conceito máximo], exatamente por causa desses convênios. Com isso, a gente percebe que é fundamental que a UFCA fortaleça sua internacionalização”, disse Laura.

Já o professor Francisco de Paula destacou a participação do professor Luís Manuel Zambujal (da área de Ecohidrologia) em algumas disciplinas da UFCA. Para Francisco, essa cooperação põe em prática objetivos estratégicos de ambas as instituições: “A internacionalização e o fomento à pesquisa são objetivos estratégicos das instituições envolvidas [no acordo] e também dos programas de pós-graduação, em especial do Proder/UFCA. Queremos que isso se amplie para que venham mais resultados positivos”, afirmou Francisco.

Ações do Acordo

Entre as ações a serem viabilizadas pelo acordo entre UFCA e UAlg, estão visitas e intercâmbio de professores, de estudantes e de servidores técnico-administrativos (de ambas as universidades), para a realização de atividades envolvendo ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. De forma específica, o acordo objetiva:

  • Constituir grupos de trabalho;
  • Desenvolver projetos e programas de cooperação (em curto, médio e longo prazos);
  • Produzir eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • Realizar cursos de diferentes níveis;
  • Prestar consultoria técnica;
  • Viabilizar, entre as instituições, o intercâmbio de informações e de publicações (acadêmicas, científicas e culturais);
  • Facilitar o mútuo acesso à infraestrutura de informática e de laboratórios.

As atividades desenvolvidas no âmbito do acordo terão a supervisão e a coordenação dos responsáveis pela área internacional de cada instituição. No caso da UFCA, essa função compete à SCI/UFCA.

Despesas

Diferentemente do que ocorre no Brasil, as universidades portuguesas, até mesmo as públicas, cobram pelo ingresso em seus cursos. Assim, o acordo feito entre a UFCA e a UAlg traz o benefício de isenção de taxas de matrícula na instituição anfitriã para discentes intercambistas. No entanto, o acordo não prevê cobertura para outras despesas, como alojamento, custos de viagem e de visto, seguro saúde e livros.

Sobre possíveis docentes intercambistas e servidores técnico-administrativos em mobilidade, o acordo afirma que eles serão responsáveis individualmente pelo custeio das próprias despesas para permanência na instituição anfitriã que não estejam explícitas nas normas internas de apoio financeiro à mobilidade de servidores de cada instituição.

Serviço

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br