UFCA aprova nova Política de Gestão de Riscos. Documento norteia instituição para boas práticas governamentais

Publicado em 18/12/2025. Atualizado em 18/12/2025 às 16h15

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA, em 2024. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Prevenir problemas, reduzir incertezas e aproveitar oportunidades. Essas são ações fundamentais para o serviço público – que tem por objetivo principal o bem-comum, com uso adequado dos recursos públicos. Por lei, as instituições públicas devem se preparar para lidar com eventos presumíveis e com seus potenciais de impacto, sejam positivos ou não. À essa preparação, é dado o termo técnico “gestão de riscos”.

Uma entidade da administração pública federal, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, no último mês de novembro de 2025, a sua nova Política de Gestão de Riscos. A aprovação, pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA), ocorreu na reunião de 27 de novembro de 2025 e revogou a política anterior (ver Atualização).

Gestão de Riscos na UFCA

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) é a instância universitária responsável por articular e orientar esse mapeamento junto aos demais setores da instituição.

A nova Política de Gestão de Riscos da UFCA é resultado de trabalho encabeçado pela Proplan/UFCA e prevê princípios, objetivos, diretrizes e responsabilidades institucionais, com o objetivo de apoiar os futuros planos de ação da UFCA, a depender de que riscos de fato aconteçam.

Além da Proplan, a gestão de riscos na UFCA também é acompanhada por outras instâncias da instituição, como o Comitê de Governança, a Auditoria Interna e a Unidade de Gestão da Integridade (UGI). 

Na UFCA, cada unidade acadêmica ou administrativa é responsável por mapear seus próprios riscos (no âmbito setorial), avaliar probabilidades de ocorrência e possíveis impactos, além de registrar ações de tratamento e de monitoramento desses riscos continuamente. 

Governança e Boas Práticas

No serviço público, “boas práticas” são atividades que abrangem políticas públicas de baixo custo e alto impacto. De acordo com a gerente da Divisão de Gestão de Riscos da Proplan/UFCA, Brenda Porfírio, a Política de Gestão de Riscos recém-aprovada na UFCA fortalece as boas práticas porque, ao prever riscos, a instituição antecipa cenários e, assim, potencializa seus recursos para ações prioritárias continuamente, não apenas em situações críticas.

“Em outras palavras, [a política] faz com que a gestão de riscos deixe de ser algo pontual e passe a ser uma prática contínua, integrada e baseada no fortalecimento de boas práticas de governança”, complementa.

“Governança” é um conjunto de mecanismos de liderança, de estratégia e de controle que permite a condução de políticas públicas e a prestação de serviços de interesse da sociedade.

Brenda Porfírio, gerente da Divisão de Gestão de Riscos (Proplan/UFCA). Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Atualização 

Em 2017, a UFCA já havia aprovado uma política de gestão de riscos para orientar seus processos internos. O texto desse primeiro documento já previa a realização de revisões.

Conforme Brenda, para a atualização, foram considerados fatores técnicos e a necessidade de uma estrutura mais objetiva, compreensível, concisa e indicativa dos aspectos mais relevantes para operacionalização da gestão de riscos na UFCA.

“Sendo assim, o detalhamento maior da metodologia utilizada [no documento de 2017] foi retirado da política e constará no Plano de Gestão de Riscos. Houve também uma atualização dos responsáveis pela gestão de riscos na UFCA e suas competências”, reforça.

Plano e Manual da Gestão de Riscos da UFCA

Além da Política de Gestão de Riscos, a UFCA também dispõe de outro instrumento relacionado à mesma temática: o Plano e Manual de Gestão de Riscos.

Como destaca Brenda, os dois documentos se complementam: enquanto a política é a declaração das intenções e das diretrizes gerais de uma organização relacionadas à gestão de riscos; o plano e manual orienta a operacionalização da gestão de riscos em todos os níveis organizacionais da UFCA. 

“Esse documento [Plano e Manual] traz um detalhamento da metodologia utilizada, das categorias de risco, do apetite a risco da universidade, dos indicadores de desempenho e do cronograma previsto”, afirmou.

O Plano e Manual de Gestão de Riscos da UFCA descreve a estrutura da gestão de riscos na universidade, os resultados esperados e o plano interno de capacitação sobre gestão de riscos, voltado a servidores e servidoras responsáveis por processos de trabalho em setores administrativos e acadêmicos.

A Proplan/UFCA também disponibiliza um Painel Temático com Foco no Monitoramento da Gestão de Riscos. Nesse painel, é possível acompanhar também os indicadores da gestão de riscos da instituição.

Serviço

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos
ctgr.proplna@ufca.edu.br