TCU abre consulta para que população aponte temas prioritários de fiscalização

Publicado em 09/12/2025. Atualizado em 10/12/2025 às 10h03

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou a segunda edição da consulta pública “Ajude a escolher as fiscalizações do TCU”, que seguirá aberta até 31 de janeiro de 2026.

A consulta objetiva ampliar a participação cidadã na definição de temas prioritários de fiscalização. Na prática, o cidadão e a cidadã estão convidados a apontar, por meio de voto no Portal de Participação Cidadã (cidadao.tcu.gov.br), quais temas julgam prioritários para que o TCU fiscalize. O portal permite que o participante vote em mais de um tema.

O TCU é uma instituição vinculada ao poder legislativo que tem por finalidade fiscalizar a aplicação de recursos públicos federais. Conforme a Constituição Federal (art. 71), o TCU fiscaliza a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União a estados, ao Distrito Federal ou a municípios – seja mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos similares. Em caso de irregularidade de contas, é o TCU quem aplica aos responsáveis as sanções previstas em lei.

Conforme os realizadores da consulta pública, o estímulo ao controle social e à participação do cidadão na vida pública é essencial para o fortalecimento da cidadania e para a melhoria contínua das políticas públicas.

UGI/UFCA

Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) é a responsável por atuar no fortalecimento da chamada “integridade”. No contexto da administração pública, “integridade” consiste na adoção de um conjunto de medidas, princípios e normas éticas que têm a finalidade de evitar a ocorrência de casos de fraudes e de irregularidades dentro de uma instituição.

Serviço

Unidade de Gestão da Integridade
ugi.reitoria@ufca.edu.br