Rede Nacional de Ensino e Pesquisa oferta 25 mil vagas em formações de cibersegurança pelo projeto Hackers do Bem
Publicado em 05/12/2025. Atualizado em 05/12/2025 às 17h22
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – que viabiliza soluções em conectividade e tecnologia a instituições brasileiras de ensino e pesquisa – abriu inscrições para duas trilhas de aprendizado de sua formação em cibersegurança, pelo programa “Hackers do Bem”. Desde seu lançamento, em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos na área.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das 90 instituições cearenses que integram a RNP. Em todo Brasil, são mais de 1800 instituições conectadas à rede, que é uma organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Ao todo, nesta nova leva de cursos da RNP, são oferecidas 25 mil vagas, para as trilhas “nivelamento” e “básico”. As formações são gratuitas e assíncronas (o próprio estudante decide os horários em que vai se dedicar ao conteúdo).
Para participar do Hackers do Bem, não há limite de idade ou necessidade de conhecimento prévio em segurança da informação: é preciso apenas que as pessoas interessadas estejam pelo menos cursando o Ensino Médio. A infraestrutura necessária para acompanhar os cursos (como notebook e acesso à internet) é de responsabilidade do próprio inscrito.
As inscrições já estão disponíveis, pelo site do programa “Hackers do Bem”.
Hackers do Bem
No módulo “nivelamento” do Hackers do Bem, com 80h de carga horária, os alunos terão uma introdução ao universo da cibersegurança e a outros temas relacionados, como hardware, internet, redes, sistemas operacionais (Windows e Linux) e lógica de programação. Já no curso “básico”, com carga horária de 64h, os participantes aprendem conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento, identificação de ameaças e vulnerabilidades, criptografia e conceitos de Governança, Risco e Compliance (GRC).
Ao fim de cada curso, os participantes recebem um certificado reconhecido. Além disso, passam a integrar o Hub Hackers do Bem: um espaço virtual que conecta alunos, especialistas, empresas e o governo, promovendo troca de conhecimento, networking e acesso a oportunidades profissionais no setor de cibersegurança.
Para os alunos que avançarem na trilha de formação, o programa confirmou a abertura de 74 novas turmas para as trilhas “fundamental” e “especializado” – que são formações mais avançadas, com oferta prevista para fevereiro de 2026.
Serviço
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
atendimento@rnp.br.