Projeto Ciclo de Saberes chega a 30ª aula-espetáculo. Programação contempla Cordel, Dança do Coco e cultura do povo Isú-Kariri

Publicado em 30/06/2025. Atualizado em 30/06/2025 às 16h41

Cartaz de divulgação das aulas-espetáculo do projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe

O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe realizará, na primeira semana de julho de 2025, três novas aulas-espetáculo nos municípios cearenses de Brejo Santo, Crato e Porteiras.

As atividades terão início no dia 1º de julho, às 9h, com a Mestra Maria de Tiê (Dança do Coco), em ação no Museu Orgânico Terreiro Cultural da Mestra, em Porteiras-CE. No dia seguinte, 2 de julho, a programação ocorre em Brejo Santo-CE, às 9h, com a aula-espetáculo do Mestre Raimundo Isú-Kariri (Povos Originários), no Sítio Queimadas.

O projeto chega a 30ª aula-espetáculo no dia 3 de julho de 2025, com a apresentação da Mestra Josenir Lacerda (Cordel), às 14h, na Casa Azul, localizada no município do Crato-CE.

Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense

O projeto Ciclo de Saberes é uma iniciativa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). A proposta é de que sejam realizadas 40 aulas-espetáculo, entre os meses de abril e agosto de 2025.

Nesta semana, o projeto chega a 30ª aula-espetáculo, após ter iniciado as atividades no dia 23 de abril de 2025, e passado, até o momento, pelos municípios cearenses de Crato, Barbalha, Brejo Santo, Icó e Juazeiro do Norte.

Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa, em Juazeiro do Norte, durante aula-espetáculo do Mestre Francorli (Xilogravura). Foto: Procult/UFCA
Mestre Geraldo (Relojoaria) em sua oficina, em Juazeiro do Norte, durante aula-espetáculo do projeto Ciclo de Saberes. Foto: Procult/UFCA

As aulas-espetáculo do Ciclo de Saberes ocorrem nos campi da UFCA, em escolas públicas dos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte, assim como nos locais de atuação dos Mestres e Mestras participantes do projeto.

A seleção dos representantes de diferentes manifestações culturais do Cariri que integram a programação do Ciclo de Saberes foi efetuada a partir de chamada pública (Edital 04/2024/Minc/Procult-UFCA), coordenada pela UFCA, como forma de oportunizar, de maneira ampla, o credenciamento dos interessados.

O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio das Secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.

Aula-espetáculo Mestra Maria de Tiê (Dança do Coco)

Terça-feira, 1º de julho de 2025, às 9h – Museu Orgânico Terreiro Cultural da Mestra – Porteiras (CE)

Aula-espetáculo Mestre Raimundo Isú-Kariri (Povos Originários)

Quarta-feira, 2 de julho de 2025, às 9h – Memorial Isú-Kariri, Sítio Queimadas – Brejo Santo (CE)

Aula-espetáculo Mestra Josenir Lacerda (Cordel)

Quinta-feira, 3 de julho de 2025, às 14h – Rua José Carvalho, 168, Centro (Casa Azul) – Crato (CE)

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br