Professor da UFCA é anunciado como novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências
Publicado em 28/11/2025. Atualizado em 28/11/2025 às 16h34
O professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA), Claudener Teixeira, foi anunciado como um dos novos 30 membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Claudener é o primeiro pesquisador do interior do estado a ingressar na ABC.
Oriunda da Sociedade Brasileira de Ciências, fundada em 1916, a ABC tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa brasileira, fomentar a continuidade do trabalho científico de seus membros e a difusão do conceito de ciência como fator fundamental do desenvolvimento tecnológico do país.
Para atingir esses objetivos, análogo ao que ocorre com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a ABC dispõe de membros titulares, que são cientistas radicados no Brasil há mais de 10 anos, com destacada atuação científica. Além dos membros titulares, há os membros correspondentes, os membros afiliados, os membros colaboradores e os membros institucionais – categoria esta voltada a instituições, como companhias, fundações e ministérios.
O mandato dos pesquisadores indicados como membro afiliado iniciará em 2026 e seguirá até 2030.
Indicação feita por membros titulares
O Programa de Membros Afiliados foi criado com o objetivo de reconhecer e incentivar jovens cientistas de excelência, em início de carreira. Os membros afiliados são selecionados por região, mediante convocação dos membros titulares e avaliação por comissões compostas por esses mesmos membros.
“Os membros titulares são esses pesquisadores mais experientes, que fizeram e fazem parte da história da ciência do país. Para a categoria de membros afiliados, só podem ser indicados pesquisadores que tenham até 40 anos de idade e essa indicação só pode ser realizada por membros titulares”, explica Claudener, que também é titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) e embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Em um dos laboratórios do CNPEM, está o acelerador de partículas Sirius: o maior investimento nacional em ciência da história do Brasil, ao custo de R$ 1,8 bilhão.
“Recebi a notícia com uma combinação profunda de alegria e serenidade. Embora soubesse da indicação, a confirmação oficial por e-mail trouxe uma enorme satisfação, pois representa mais do que uma realização pessoal ou profissional. Esta eleição é, sobretudo, um reconhecimento de tantos outros pesquisadores e pesquisadoras que, como eu, atuam em instituições jovens e em processo de consolidação, sediadas no interior do país. Diariamente, lidamos com adversidades e assimetrias regionais. Ver o resultado dessa eleição é, sem sombra de dúvidas, um endosso à pesquisa que produzida fora dos grandes centros [do país]. Portanto, sinto-me honrado em carregar essa representatividade, reforçando a mensagem de que a excelência científica floresce em todas as regiões, superando desafios geográficos e estruturais”, disse Claudener.
Novos Membros Afiliados
Atualmente a ABC reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.
Formado em ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com mestrado e doutorado na área de bioquímica (ambos pela UFC), Claudener está situado na área de Ciências Biológicas da ABC.
No bloco que representa a região Nordeste e o estado do Espírito Santo, foram indicados, além de Claudener, as pesquisadoras Aline Cavalcanti (Ufal – Saúde) e Luiza Amim Mercante (Ufba – Químicas), além dos pesquisadores José Edson Sampaio (UFC – Matemáticas) e Sandeep Tiwari (Ufba – Biológicas).
Serviço
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br