Adesão a cursos EaD na área de tecnologia pode render laboratório de ponta para a UFCA. Empresas do Cariri podem contribuir com inscrições para sediar residências
Publicado em 17/12/2025. Atualizado em 17/12/2025 às 14h50
O Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT) está recebendo inscrições para formações a distância de tecnologia, em áreas como Hardware, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial aplicada localmente em dispositivos (IA na Borda).
Os cursos estão sendo oferecidos em polos de 15 regiões do Brasil, encabeçadas por uma cidade de referência. Conforme o PNAAT, as cidades foram escolhidas com base em potencial de impacto e de inclusão do programa.
No caso do Cariri cearense, a cidade de referência é Juazeiro do Norte, onde está a sede da Universidade Federal do Cariri (UFCA). No ato de inscrição, o estudante que se interessar por algum dos cursos oferecidos deve indicar Juazeiro do Norte como ‘polo PNAAT’.
As formações EaD disponíveis são:
• Hub de Aprendizagem PNAAT
• Fundamentos em Python
• Fundamentos de Eletricidade
• Introdução a Sistemas Embarcados
• Fundamentos de Inteligência Artificial para Sistemas Embarcados
• Atividades Síncronas
• Semicondutores e Circuitos Analógicos Essenciais
• Introdução aos Circuitos Digitais
• Aplicações Industriais e IoT
• Linguagem C para Sistemas Embarcados
• Análise Preditiva de Dados de Sensores
• Sistemas de Visão Computacional Embarcada para Automação e Controle de Qualidade
• Otimização de Modelos em Sistemas Embarcados
• Modelos de Linguagem Compactos (SLMs)
Pessoas de qualquer área de formação, da UFCA ou de outras instituições, já podem se inscrever, pelo site do PNAAT. Os cursos permanecem disponíveis até 31 de março de 2026.
Além das inscrições de pessoas físicas nos cursos, o PNAAT recebe inscrições de empresas interessadas em recepcionar uma residência em tecnologia, com os egressos dos cursos EaD listados. Os requisitos de inscrição para empresas são: oferecer ambiente adequado para trabalho, ter um problema real a ser solucionado com tecnologia e dispor de profissionais que possam apoiar o residente no desenvolvimento de uma solução tecnológica capaz de responder à demanda apresentada.
As inscrições de empresas também já estão disponíveis, no site do PNAAT.
Possível Laboratório na UFCA
A oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) é a primeira de um total de cinco etapas do PNAAT:
⦁ Capacitação EaD
⦁ Intensivo ‘Maker’ (presencial)
⦁ Residência Colaborativa em empresas
⦁ Imersão Nacional
⦁ Imersão Internacional
Somadas todas as fases, a duração prevista é de 10 meses. O acesso a cada fase depende da performance dos participantes na fase anterior.
A depender do número de cursos concluídos e de empresas que se inscrevam no PNAAT, o polo de Juazeiro do Norte pode receber um Laboratório Maker Regional, totalmente equipado, com tecnologias de ponta (hardware, sensores, kits IoT e ferramentas de automação). Pelo PNAAT, as três cidades que tiverem o maior número de cursos concluídos e de empresas inscritas receberão o laboratório e se credenciam para as demais etapas do programa.
Além de Juazeiro do Norte, também estão participando do PNAAT as cidades de Aracaju-SE, Belém-PA, Cajazeiras-PB, Campina Grande-PB, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Maceió-Al, Palmas-TO, Patos-PB, Petrolina-PE, Santarém-PA, São Luís-MA e Sobral-CE.
Conforme o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Allysson Araújo, coordenador de Inovação na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), o engajamento dos estudantes da UFCA é decisivo para o desempenho do polo de Juazeiro do Norte no programa.
De acordo com Allysson, caso cada estudante conclua de dois a três cursos EaD, a instituição amplia suas chances de figurar entre os polos contemplados com um Laboratório Maker Regional, o que pode resultar em novas oportunidades de bolsas remuneradas e formação prática avançada para os discentes.
“Temos até 31 de março de 2026 para alcançar o maior número possível de alunos certificados e empresas pré-inscritas no PNAAT. Lembrando que os benefícios do PNAAT não são garantidos: depende de como vamos nos sair enquanto UFCA na competição entre as regiões pré-selecionadas (e entre as instituições de cada região)”, resume.
Fases seguintes à seleção
Nas 3 regiões selecionadas, haverá a fase de “Intensivo Maker”, de dois meses, com dedicação diária de 2h a 4h. Essa fase vai transcorrer no laboratório conquistado a partir do engajamento da fase anterior, no qual os melhores estudantes da primeira fase vão desenvolver projetos tecnológicos reais.
Ao fim da segunda fase, os 32 estudantes mais bem avaliados serão selecionados para a fase seguinte, de residência em empresas, com duração prevista de três meses. De acordo com o programa, os residentes recebem mentoria especializada e são acompanhados de perto por líderes regionais e por engenheiros e pesquisadores do PNAAT.
Os 16 melhores residentes seguem para a fase de imersão nacional, na sede do FIT Instituto de Tecnologia, em Sorocaba-SP (ver PNAAT). Os quatro melhores residentes dessa fase seguem para a última fase, de imersão internacional, em polo de inovação ainda não especificado pelo PNAAT.
Para os residentes selecionados, as imersões nacional e internacional são totalmente custeadas pelo programa, incluindo despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação.
Os participantes da fase Intensivo Maker podem conquistar bolsa de R$ 1800/mês. Na Residência Colaborativa, o valor da possível bolsa sobe para R$ 3600/mês. Já nas fases de imersão, as despesas são integralmente custeadas pelo PNAAT.
PNAAT
O PNAAT é uma realização do FIT Instituto de Tecnologia: uma empresa que desenvolve tecnologias inovadoras em hardware, em software e em automação, para clientes globais. A FIT também se dedica a “acelerar ideias de produtos”, desde a concepção até a comercialização. O PNAAT é apoiado pelo MCTI, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, e pela Softex: uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip), da área de Tecnologia e Inovação.
O PNAAT é destinado a estudantes que se tornam residentes, empresas que recebem os residentes, universidades parceiras e líderes regionais que auxiliam na captação de talentos.
Serviço
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Coordenadoria de Inovação
inova.prpi@ufca.edu.br