2º Congresso Internacional de Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças está com inscrições abertas para submissão de minicursos, oficinas e vivências até esta segunda-feira (25)
Publicado em 20/08/2025. Atualizado em 20/08/2025 às 17h13

25 de agosto de 2025. Esse é o prazo final para envio de propostas de minicursos, oficinas e vivências que irão integrar a programação do Segundo Congresso Internacional de Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças. O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de março de 2026, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
O tema desta edição do congresso será “Justiça Climática, Tecnologias Socioambientais e Saberes Tradicionais”. A partir desse tema, o evento busca reunir experiências acadêmicas, artísticas e populares que fortaleçam o diálogo sobre a temática.
Podem submeter propostas pesquisadores, de qualquer nível de ensino, integrantes de instituições públicas ou privadas, sejam instituições de ensino, entidades, movimentos sociais, coletivos e comunidades.
Realização e financiamento
O Congresso Internacional de Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças é realizado pelo Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças (Uné).
O Uné é coordenado pela servidora técnica Maria Laís dos Santos Leite, vinculada ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA).
Em maio deste ano, a segunda edição do congresso foi contemplada em um edital para receber apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
O evento também conta o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA).
Submissão de Propostas
De acordo com o edital de submissão, essas propostas deverão estar relacionadas ao tema do evento e ter duração de 1h30 ou 3h. Minicursos e oficinas podem ter até três expositores. No caso das vivências (rodas de conversa, partilhas de saberes tradicionais, imersões culturais, trilhas guiadas, visitas à instituições/entidades), serão permitidos até cinco expositores em cada.
As submissões podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico, também disponível no site do evento. As propostas submetidas serão avaliadas entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. O envio das cartas de aceite, por sua vez, irá ocorrer entre os dias 8 e 11 de setembro.
Chamada para o envio de trabalhos
Além da chamada para submissão de minicursos, oficinas e vivências, também está em andamento o prazo para o envio de trabalhos completos, resumos expandidos e produções artístico-estéticas. Nesse caso, o período de submissões segue até 1º de setembro deste ano.
Tanto os trabalhos científicos quanto as produções artístico-estéticas irão compor os grupos temáticos do evento: 1) Direitos Humanos e Diferenças; 2) Modos de Vida e Ruralidades; e 3) Mulheres e territórios.
Cada autor/a poderá submeter até dois trabalhos por modalidade. Os resumos expandidos podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês. Na modalidade artístico-estética, os autores também poderão fazer uso de línguas ou idiomas utilizados povos tradicionais.
Conforme as regras do evento, só serão avaliadas submissões enviadas por meio de um formulário eletrônico específico e que façam uso dos templates indicados na página do congresso.
As avaliações dos trabalhos submetidos devem ocorrer entre os dias 25 de agosto e 6 de outubro de 2025. O envio das cartas de aceite será efetivado entre os dias 6 e 27 de outubro.
Serviço
Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br