Workshop de Defesa Pessoal incentiva práticas de segurança e bem-estar na UFCA
Publicado em 27/10/2025. Atualizado em 27/10/2025 às 15h11
Por: Eduarda Araújo (Bolsista Procult/UFCA)

Entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), promoveu o Workshop de Defesa Pessoal no campus Juazeiro do Norte. A atividade, dividida em três módulos, teve como objetivo introduzir técnicas básicas de autodefesa e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de práticas voltadas à segurança pessoal.
Os encontros foram ministrados por Sensei Ramon, faixa preta de Judô 2º dan, e Edilania Andrade, faixa marrom de Jiu-Jitsu. Durante as aulas, os participantes aprenderam fundamentos de defesa pessoal baseados nas artes marciais e discutiram como aplicá-los em situações cotidianas.
Para Edilania Andrade, a iniciativa marcou um momento importante em sua trajetória profissional.
“Foi a primeira vez ministrando esse workshop em uma universidade, e ter trazido esse projeto para a UFCA foi de suma importância, porque conseguimos atingir um público diferente do que costumamos atender”, afirmou.
A instrutora destacou ainda o papel da universidade na promoção de atividades que envolvem segurança e cidadania.
“A defesa pessoal é importante para toda a comunidade que vocês abrangem. Trazer o mínimo de entendimento sobre o tema prepara os alunos para várias situações que possam enfrentar no dia a dia, no trabalho, em qualquer outro lugar”, explicou.
Entre os participantes, a estudante Laura Vasconcelos, do quinto semestre de Jornalismo, avaliou a experiência como positiva e necessária.
“Foi muito massa para mim, um momento de descontração dentro da universidade, principalmente no fim do semestre. Aprendi bastante, foram coisas básicas que ajudam muito em momentos de sufoco. Infelizmente, hoje precisamos estar preparadas para situações de insegurança, e essas técnicas são simples, mas dá para levar para a vida”, relatou.
Ao final da formação, Edilania agradeceu à UFCA pela parceria e incentivou os alunos a continuarem praticando.
“O workshop foi uma introdução, mas as artes marciais, como o Jiu-Jitsu e o Judô, permitem aprender muito mais sobre auto defesa e disciplina. Esperamos poder voltar mais vezes”, concluiu.
O Workshop de Defesa Pessoal integra as ações da PROCULT/UFCA voltadas à promoção da cultura, do bem-estar e da integração entre os diferentes segmentos da comunidade universitária.


