Procult/UFCA divulga inscrições para cursos gratuitos de idiomas, por meio da Rede IsF

Publicado em 13/03/2026. Atualizado em 13/03/2026 às 14h51

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), por meio do Núcleo de Idiomas, divulga para comunidade acadêmica a oferta de cursos do Programa Idioma sem Fronteiras (IsF), vinculado à Rede Andifes IsF – da qual a UFCA faz parte. 

O programa irá disponibilizar 5.125 vagas totais. Essas vagas serão distribuídas entre sete cursos: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros. 

Cada turma terá 25 vagas imediatas e 20 para lista de espera. Para se inscrever, é necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição parceira, assim como comprovante de proficiência para cursos que não sejam do nível iniciante.

As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira, 16 de março de 2026. Será possível se inscrever até às 12h do dia 27 de março. O edital completo será publicado nesta sexta-feira, 13 de março, no Portal da Andifes.

Só é permitida a inscrição em um único curso por CPF., com exceção dos cursos de português.   

Os cursos são gratuitos e ofertados de forma colaborativa pelos especialistas de idiomas credenciados na Rede Andifes IsF.

As aulas serão realizadas totalmente on-line, de forma síncrona, e podem durar 1 mês (cursos de 16h), 2 meses (32h) ou 3 meses (48h), em dois encontros semanais de 2 horas cada um ou em um único encontro de 4 horas (com intervalo). Os horários indicados são horários de Brasília.

O início das aulas será na semana do dia 27 de abril de 2026 (a depender do dia da semana em que o curso ocorra) e o término para os cursos de 16h será na semana de 18 a 22 de maio de 2026, os de 32h na semana de 15 a 18 de junho de 2026 e os de 48h na semana de 13 a 17 de julho de 2026.

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura
idiomas.procult@ufca.edu.br