IMBú Trio mistura jazz e tradição no Clima Jazz desta sexta no Crato
Publicado em 25/11/2025. Atualizado em 25/11/2025 às 15h23
Por: Pedro Miranda (Bolsista Procult/UFCA)

No dia 28 de novembro (sexta-feira) acontece mais uma edição do Clima Jazz. Dessa vez, a ação vai levar o ritmo do jazz à um lugar histórico da cidade do Crato, a Praça Siqueira Campos – espaço onde frequentemente acontecem apresentações e shows artísticos.
A noite terá como atração o IMBú Trio, grupo que vem ganhando espaço por misturar ritmos brasileiros com a liberdade criativa do jazz. O trio é formado pela flautista Anna Júlia, pelo pianista Gabriel Mateus e pelo baixista Fernando Moacir.
Eles apostam em um formato pouco comum para sua apresentação: um power trio sem percussão. Essa escolha dá mais margem para experimentar dinâmicas que fogem do padrão da música popular, criando uma identidade sonora própria.
A proposta com essa mistura é justamente trazer a força da tradição caririense para dentro da improvisação jazzística.
No repertório do show, intitulado “Jazz na cabaça”, você vai encontrar composições autorais e releituras de nomes que influenciam o grupo, como Gilberto Gil, João Donato, Hermeto Pascoal e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
O evento começa às 19h, sendo totalmente gratuito e aberto ao público.
Clima Jazz: fortalecendo a cena instrumental no Cariri
O Clima Jazz é uma ação da Coordenadoria de Artes da Procult/UFCA em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) que busca fortalecer a cena instrumental no Cariri e aproximar diferentes públicos do universo do jazz. Ao ocupar praças, cafés e espaços culturais da região, o projeto amplia a circulação da música e incentiva encontros entre artistas, estudantes e a comunidade.
Mais do que uma série de shows, o Clima Jazz aposta na formação de público, no estímulo a novas escutas e na conexão entre o jazz e os ritmos tradicionais do Cariri. A cada edição, reforça o compromisso de valorizar a criatividade, a experimentação e as raízes culturais da região.