Corregedora da UFCA participa de palestra sobre feminicídio promovida pelo Ministério Público
Publicado em 11/03/2026. Atualizado em 10/03/2026 às 22h44
A corregedora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Márcia Macêdo, participou, na manhã desta terça-feira (10), da palestra “Feminicídio: Retratos da Violência de Gênero da Região do Cariri”, promovida pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP/MPCE).
O evento reuniu profissionais do sistema de justiça, integrantes das forças de segurança e representantes de instituições públicas da região interessados na discussão sobre a violência de gênero e suas manifestações no contexto regional.
A atividade foi conduzida pelo investigador da Polícia Civil do Estado do Ceará André Dantas Oliveira, mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Durante a palestra, foram apresentados dados e reflexões sobre o fenômeno do feminicídio, além de aspectos investigativos relacionados a esse tipo de crime e elementos do contexto regional da violência contra a mulher.

Também foram abordados aspectos jurídicos e institucionais relacionados à aplicação da Lei Maria da Penha e aos desafios enfrentados pelos órgãos do sistema de justiça no enfrentamento à violência de gênero.
A participação de Márcia Macêdo ocorreu na condição de ouvinte inscrita no evento e integra ações de formação e atualização voltadas ao aprimoramento das atividades institucionais da Corregedoria, especialmente em temas que demandam abordagem qualificada por parte da administração pública.
A iniciativa contribui para o fortalecimento da cultura institucional de aprendizagem e para o aperfeiçoamento contínuo das práticas voltadas à promoção de ambientes organizacionais seguros, respeitosos e livres de violência, assédio e discriminação.