Festival Violão UFCA 2025

20 de maio - 14h00 a 23 de maio - 22h00

« Todos Eventos

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, vai realizar a edição 2025 do Festival Violão UFCA. O evento ocorre em parceria com o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e com o Centro Cultural Banco do Nordeste Brasil (CCBNB-Cariri). 

O festival conta ainda com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Toda a programação é gratuita.

No dia 20 de maio, às 18h, no campus de Juazeiro do Norte, ocorrerá a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris causa ao violonista e compositor Paulo Bellinati. Nesta ocasião, haverá também o show do cantor e compositor carioca Guinga.

No dia 21, quarta-feira, as atividades se iniciam às 14h, com Masterclass a ser realizado na Vila da Música. Às 16h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o cantor e compositor Guinga fará um bate-papo com a plateia, falando sobre sua obra e contando histórias vividas ao longo de sua carreira. 

Às 18h, também no CCBNB, ocorrerá o 1º concerto da noite com o violonista Everton Gloeden. Everton apresentará um repertório de peças célebres do violão brasileiro, como os prelúdios de Villa-Lobos. Em seguida, vários violonistas participantes do festival irão homenagear Paulo Bellinati em um recital dedicado às suas obras. Para fechar a primeira noite, o Duo Girassol, formado pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Mateus, e pela flautista e professora Adeline Stervinou, apresentará um recital de violão e flauta – com obras que vão do tango argentino de Astor Piazzolla ao choro brasileiro.

Na quinta-feira (22), os Masterclass terão início às 14h, no Centro Cultural do Cariri. Às 16h, o compositor Camilo Carrara apresentará uma palestra dedicada à composição musical para trilha sonora. Camilo é uma das principais autoridades brasileiras no tema. Às 18h, o professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eduardo Meirinhos, abrirá a noite de concertos com um recital de violão solo. Em seguida, a Camerata da Vila da Música e os violonistas Fabrício da Rocha e Tâmara Lacerda farão um show dedicado ao Violão no Ceará. Para encerrar a noite, o Duo formado por Camilo Carrara e Swami Jr apresentará um show que reunirá obras autorais e clássicos da música brasileira.

Na sexta-feira (23), último dia do festival, todas as atividades ocorrerão também no Centro Cultural do Cariri. Às 14h, o Masterclass aberto aos estudantes de violão, e às 16h, a palestra “Produção Musical Contemporânea”, com o produtor, músico e arranjador Swami Jr: um dos principais produtores da atualidade. Swami trabalha com Chico César, Zeca Baleiro, Omara Portuondo, entre outros. Às 19h, será a vez do show Afro-sambas, com o violonista Cleyton Fernandes e a cantora Maria Juliana, professora da UFC. Para encerrar o festival, haverá um concerto do “Paulo Bellinati trio”, formado por Paulo Bellinati, Camilo Carrara e Swami Jr. Este concerto será dedicado à obra de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.

Detalhes

Início:
20 de maio - 14h00
Final:
23 de maio - 22h00
Categoria de Evento:

Local

Crato e Juazeiro do Norte