Projeto de divulgação científica da UFCA promove palestras abertas ao público

Publicado em 28/11/2025. Atualizado em 28/11/2025 às 16h00

Palestra "o que são equações diferenciais ?", no campus Brejo Santo da UFCA, em 27 de março de 2025. Foto: Projeto "Seminário O que é... ?"

Divulgar ciência e difundir conhecimento. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão “Seminários O que é… ?”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por meio de palestras, presenciais ou remotas, o projeto, desde março de 2024, divulga produções científicas, sejam da UFCA ou externas.

A iniciativa – que se propõe a oferecer  um ambiente de iniciação científica para discentes dos ensinos superior e básico – promove duas palestras por mês. Uma delas ocorre presencialmente, tendo como público alvo discentes do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo. Já a segunda palestra do mês é aberta ao público, oferecida de forma on-line.

Todas as atividades desenvolvidas pelo projeto são divulgadas nas mídias sociais do projeto (Instagram: @seminariooquee). No caso de algumas dessas atividades, é necessário realizar inscrição. 

A ideia de desenvolver um projeto na UFCA para divulgar ciência partiu do professor Elzon Cézar, que ministra disciplinas de matemática no IFE/UFCA. O docente explica que a iniciativa ocorre com a colaboração de diferentes pesquisadores, da UFCA e de outras instituições, no intuito de aumentar o alcance da divulgação. Conforme Cézar, o objetivo é buscar cooperação mútua, marcando para os públicos que ciência se faz “a muitas mãos”.

“Acho de extrema importância o diálogo com a comunidade. Afinal, as palestras não têm como objetivo atingir especialistas. Na verdade, nosso objetivo é mostrar potencial científico seja na Universidade Federal do Cariri, seja em outros centros de pesquisa”, disse Cézar.

Na UFCA, como em outras instituições de ensino, projetos de extensão podem oferecer bolsas, remuneradas ou não, para que discentes atuem na iniciativa, com apoio operacional.

Cézar, destaca o protagonismo dos estudantes da UFCA nas atividades desenvolvidas pelo projeto. De acordo com docente, atualmente Germano Alves, aluno de licenciatura em física, é o atual bolsista do projeto. Nomes como Carlos Henrique (licenciatura em física), Daniel Gomes (licenciatura interdisciplinar em ciências naturais) e Raissa Chaves (licenciatura interdisciplinar em ciências naturais) compuseram, em anos diferentes, o time de bolsistas.

Início

Uma experiência de professor, dos tempos de graduação, motivou o desenvolvimento do projeto de divulgação científica. Quando ainda cursava licenciatura em matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC), Cézar não sabia como iniciar uma pesquisa científica para fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“O intuito do projeto é trazer, de uma forma intuitiva e didática, o que está sendo feito em termos de pesquisa na UFCA [e em outras universidades] na área da matemática e das ciências da natureza”, explica.

Uma das palestras já promovidas pela iniciativa contou com a participação de Lusca Teodosio, aluno de licenciatura em física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em divulgação científica. Com título “Divulgação científica: é de comer?”, a palestra de Lusca refletiu sobre o que é ou não é divulgação científica, bem como sobre os formatos e conteúdos de divulgação. 

Palestra remota — “Divulgação Científica é de comer ?” 27 de julho de 2025

De acordo com Lusca, o projeto da UFCA exerce um papel valioso no enriquecimento do conhecimento do público: “[O projeto ] tem um impacto imenso, porque, a partir do momento em que as pessoas consomem informação científica, elas estão também desenvolvendo um senso crítico”, disse. 

Equações diferenciais? 

Nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, o projeto promoveu mais uma palestra de divulgação científica – desta vez sobre as chamadas Equações Diferenciais Parciais (EDPs) Elípticas, facilitado por Sandra Imaculada Moreira Neto, docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

As equações diferenciais envolvem derivadas de uma função. Uma função é uma relação matemática entre duas variáveis (y=10x, por exemplo). Já a derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. 

Na prática, as derivadas são importantes para calcular variações observáveis no cotidiano, como as variações do clima ou da inflação, ao longo do tempo.

Segundo Elzon Cézar, o estudo das equações diferenciais está presente em uma variedade de fenômenos, em áreas como física, engenharia, biologia e finanças: “Na palestra, a professora Sandra descreve fenômenos modelados por EDPs que não dependem do tempo e por isso são chamadas de Elípticas”, detalha Cézar.

Serviço

ife@ufca.edu.br
Instituto de Formação de Educadores IFE/UFCA