Com anúncio de recursos para criação de Licenciatura em Cinema e Audiovisual, UFCA espera oferecer nova formação no Sisu 2027
Publicado em 23/08/2025. Atualizado em 25/08/2025 às 16h11

Após cumprir agenda em Brasília-DF nesta semana, o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, anunciou que a instituição conquistou, junto ao Ministério da Educação (MEC), códigos de vagas para contratação de novos professores para um possível novo curso na universidade: o de licenciatura em cinema e audiovisual.
O anúncio foi realizado na noite desta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, durante a audiência pública “Graduação em Cinema e Audiovisual na UFCA”, requerida pelo deputado estadual Guilherme Sampaio. O evento ocorreu no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.
Além de Guilherme, compuseram a mesa presencial da audiência o cineasta Rosemberg Cariry, a professora de cinema e gestora cultural Bete Jaguaribe, a pró-reitora de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, e a diretora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), Camila Prado.
Remotamente, participaram da audiência pública o reitor da UFCA, a cineasta Josy Macedo, também analista de gestão cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual).

A audiência pública foi fruto de intensa articulação de docentes ligados ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA) – particularmente de uma comissão de professores que trabalha para a criação do novo curso, liderada pelos docentes Rodrigo Capistrano e Isadora Rodrigues (ambos do curso de jornalismo), além da professora do curso de design, Adriana Botelho.
Conforme Rodrigo Capistrano, o curso de cinema e audiovisual da UFCA é um desejo antigo da universidade, que remonta ao ano de 2014, quando o IIsca/UFCA foi criado. Em sua fala na audiência pública, Rodrigo citou os primeiros movimentos institucionais para concretizar esse “sonho”, na figura dos professores Ricardo Salmito (jornalismo) e Luiz Manoel Lopes (filosofia).
Ainda de acordo com Rodrigo Capistrano, o curso de cinema e audiovisual da UFCA será o segundo do interior do Nordeste oferecido por uma universidade federal.

“Na região Nordeste, em universidades federais, apenas a cidade de Cachoeira-BA abriga um curso de cinema e audiovisual. Essa rede de interiorização precisa ser ampliada e acreditamos que a UFCA, uma das mais jovens universidades federais do país, reúne as condições necessárias para abrigar esse curso”, disse professor Rodrigo.
Natural de Farias Brito-CE, o cineasta Rosemberg Cariry, um expoente do cinema nacional contemporâneo, destacou, em sua fala, a trajetória do cinema da região e os movimentos de vanguarda da intelectualidade caririense.
“Vocês inauguram um momento muito especial para a região e para a cultura – do Cariri e, eu diria, do Nordeste. Acredito eu que a UFCA terá condições de fazer um curso de cinema totalmente diferenciado dos outros cursos de cinema já estabelecidos do Brasil – nos quais o enfoque maior é a técnica. Eu acho super importante o conhecimento, a técnica, as convergências digitais e tudo mais, desde que isso venha junto de uma formação humanista. Espero que esse curso seja um grande laboratório de novidades, de criação e de experimentos – e que isso possa correr o Nordeste, tal como o milagre da hóstia correu no passado”, disse Rosemberg.
O chamado “milagre da hóstia” consistiu em uma hóstia, ofertada por Padre Cícero, virar sangue ao ser recebida pela Beata Maria de Araújo. Com a propagação do milagre pelas cidades do Nordeste, houve um aumento do número de romeiros que visitavam o Cariri e isso intensificou o comércio na região, fazendo Juazeiro do Norte se tornar uma grande cidade regional.

Oferta do curso de cinema em 2027
De acordo com o reitor da UFCA, a pauta de criação do futuro curso de licenciatura em cinema e audiovisual foi debatida, esta semana, na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC): “Sou um entusiasta desse curso [de cinema]. Eu creio que ele tem um grande potencial. O Cariri exala cultura, então, eu vejo que é um curso que tem tudo para ser um sucesso”, acredita Silvério.
Apesar do anúncio dos novos códigos de vaga, a futura licenciatura em cinema e audiovisual da UFCA ainda precisa ser formalmente criada, o que envolve aprovar o projeto no Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e conquistar a autorização de funcionamento.
Por esse motivo, a UFCA não poderá oferecer a formação já na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFCA). Assim, a previsão é de que a universidade selecione a primeira turma do novo curso na edição 2027 da seleção.
Serviço
Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br