Egresso da UFCA e estudantes de jornalismo da instituição vencem duas categorias da Expocom Nordeste 2025
Publicado em 02/07/2025. Atualizado em 02/07/2025 às 10h10

Dois trabalhos premiados na regional Nordeste da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), edição 2025, foram produzidos por integrantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ao todo, quatro trabalhos ligados à universidade foram classificados e competiram pelo prêmio.
A Expocom é uma premiação anual realizada dentro do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), com edições regionais e nacionais. A Expocom premia trabalhos nas categorias Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.
Em 2025, a regional Nordeste ocorreu entre os dias 23 e 26 de junho, no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A programação contou com oficinas, workshop, apresentação dos trabalhos aprovados e cerimônia de encerramento, na qual foi realizada a premiação.
Trabalhos Premiados
O jornalista Espedito Duarte, egresso do curso de jornalismo da UFCA, venceu a categoria “Produção Transdisciplinar” da Expocom Nordeste 2025. O trabalho de Espedito, que foi o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação, foi uma história em quadrinhos sobre a descriminalização da maconha, realizada sob orientação do jornalista e professor da UFCA, Tiago Coutinho.
Para Espedito, abordar o tema traz visibilidade para a questão do uso da maconha, o que é importante para subsidiar o debate público: “[O trabalho também] fala sobre prisões arbitrárias de pessoas que fazem o consumo pessoal de cannabis. No projeto, eu também faço um recorte de gênero e raça, o que enriquece ainda mais o debate”, comenta.
As estudantes Camila Lavine e Lara Vasconcelos, ambas discentes do quinto semestre do curso de jornalismo da UFCA, também foram premiadas na Expocom Nordeste 2025, na categoria “Jornalismo”. Elas produziram a reportagem “Patrimônios vivos, realidades difíceis” para o jornal laboratorial do curso “Panorama Cariri”. A reportagem está disponível na segunda edição do jornal e foi orientada pela jornalista e professora da UFCA, Liliane Nascimento.
O trabalho premiado fala sobre a realidade dos chamados mestres e mestras da cultura do Cariri. Mestra ou Mestre de Cultura são as pessoas difusoras de tradições, de história e de identidade, que compartilham seus saberes para as novas gerações.
De acordo com a reportagem, essas figuras enfrentam desafios financeiros e necessitam recorrer a outras atividades laborais para complementar suas rendas. Além desse desafio, encaram dificuldades nos editais de apoio à cultura e precisam encarar o preconceito.
Segundo Camila Lavine, estudante que fez a submissão da reportagem, é muito gratificante levar, para a Expocom, uma história tão importante do cenário cultural e socioeconômico do Cariri: “No final, sempre temos um reconhecimento do nosso trabalho e é isso que me faz continuar querendo o jornalismo. É muito legal a gente levar a realidade dos patrimônios vivos da nossa história para todo o Brasil”, afirmou Camila.
Para Lara Vasconcelos – que afirma já ter escutado que a profissão de jornalista não vale a pena – o prêmio na Expocom Nordeste representa um reencontro com o jornalismo: “Ter contato com os mestres para fazer a pauta me ajudou a me conectar ainda mais com o jornalismo. [Fazer a pauta] me ajudou a construir esse sentimento de que vale a pena ser jornalista”, destaca a estudante.
Para a docente Liliane Nascimento, a vitória celebra um jornalismo feito com qualidade: “A orientação foi muito prazerosa porque era um tema de clara relevância e muito importante para a região por tratar sobre a realidade dos mestres e mestras da cultura do Cariri”, comentou.
Além dos trabalhos vencedores, a UFCA participou da Expocom com outras duas realizações: o radiodocumentário “Pelas mãos do mestre”, submetido pela estudante Larissa Káren (sétimo semestre), e a reportagem “Entre 2023 e 2024, casos de violência contra a mulher persistem na região do Cariri”, submetida por Bárbara Ívina (sétimo semestre).
Agora, os vencedores do prêmio Expocom Nordeste 2025 se preparam para a edição nacional, que ocorrerá entre os dias 1º e 5 de setembro, em Vitória-ES.
Serviço
Curso de Jornalismo
jornalismo.iisca@ufca.edu.br