Estudantes da UFCA publicam artigo científico sobre Ensino de Contabilidade no periódico da área em circulação mais antigo no Brasil

Publicado em 07/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h04

Ao tratar do universo contábil no que diz respeito ao campo profissional, até bem pouco tempo, instituições contratavam profissionais para lidar com balancetes patrimoniais, fórmulas matemáticas e sistematizações organizacionais. No século 21, no entanto, as preocupações em torno desse universo se expandiram, principalmente no que se refere às suas aplicações como ciência.

Inserindo-se em contextos de transformações socioculturais, políticas e aliados ao desenvolvimento sustentável; professores, estudantes e profissionais de áreas relacionadas ao campo da Contabilidade precisam se enxergar como promotores de ações de inclusão social, indo além das habilidades técnicas normalmente exigidas. Deste modo, a importância de debater metodologias do Ensino da Contabilidade na formação acadêmica desses profissionais se evidencia particularmente na contemporaneidade.

Desenvolvido por estudantes do curso de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o trabalho “Perspectivas metodológicas para o ensino contábil propedêutico: uma revisão integrativa da literatura” que trata dessas questões em torno do ensino contábil foi publicado na edição n° 248 da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC – link para uma nova página). O periódico, veiculado desde 1971, é o mais antigo da área ainda em circulação no Brasil.

Os autores do artigo, os estudantes Sara Ulisses e Geovane Torres, analisaram 73 publicações indexadas na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após um recorte temático, chegaram a 16 textos que melhor dialogam com as intenções da pesquisa. Ao construir a revisão literária do trabalho, Sara e Geovane levaram em consideração os anos das publicações; os periódicos e seus estratos no sistema Qualis-Periódicos (link para uma nova página); as perspectivas para o ensino de contabilidade e características referentes às autorias.

O trabalho teve como objetivo fortalecer discussões em torno de práticas mais assertivas no ensino de disciplinas introdutórias do universo contábil na educação superior. Geovane explica que o ensino da contabilidade, como ciência social aplicada, precisa ir além de fórmulas matemáticas: “A formação do profissional contábil não pode apenas se dar em vista de elementos técnicos, mas ela também deve se dar de forma crítica e comprometida com os princípios democráticos e com a sustentabilidade. E é nesse sentido que falar sobre o ensino contábil propedêutico se mostra bastante importante”.

O trabalho é fruto do projeto de monitoria “Fundamentos da Contabilidade e Finanças Públicas”, que está vinculado ao Programa de Iniciação à Docência da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA). Os orientadores do artigo foram os professores Ricardo Aladim e Milton Jarbas.

A respeito dos resultados, Ricardo Landim ressalta que as contribuições científicas no que se refere ao ensino contábil como prática introdutória ainda acontece de forma tímida: “Constatou-se que grande parte das produções sinaliza para a importância de metodologias de ensino lúdicas, inovadoras e contextualizadas para aquisição do saber e a formação de bons profissionais contábeis”, disse.

Administração Pública e Gestão Social
admpublica.ccsa@ufca.edu.br