Pesquisadores, estudantes e egressos da UFCA têm projetos aprovados em programa de empreendedorismo

Publicado em 16/10/2023. Atualizado em 16/10/2023 às 08h39

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA, em março de 2023. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Dos projetos aprovados no resultado final do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 2 – Ceará), três são de pesquisadores/as, estudantes/as e egressos/as da Universidade Federal do Cariri (UFCA): Conecte-se, GIR/Gitec (Gestão Inteligente de Resíduos) e Pulver (Produto para uso na fabricação digital e impressão 3D). 

Os dois primeiros projetos aprovados – Conecte-se e GIR/Gitec – ficaram entre os 50 primeiros e receberão recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Finep) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para desenvolver suas atividades. 

Em caso de desistência, inabilitação dos aprovados para contratação e/ou havendo disponibilidade de recursos, serão chamados os outros 36 projetos aprovados na lista de suplentes, seguindo a disposição em ordem de classificação decrescente da nota final. Nessa lista está o projeto Pulver, em quarto lugar, com grandes chances de também receber financiamento. 

Edital

Os projetos aprovados participaram do Edital nº 02/2022, lançado pela Funcap, que executa o Programa no Ceará. O público-alvo eram universitários (graduandos/as, mestrandos/as e doutorandos/as) de todas as áreas de conhecimento, empreendedores/as de startups e pessoas criativas com ideias inovadoras e conhecimentos básicos em gestão.

Os recursos investidos no Programa vêm de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, sendo R$ 2 milhões fornecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e R$ 1 milhão pela Funcap. Já as bolsas serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também vinculado ao MCTIC.

O Centelha tem como objetivos criar empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará. Dessa forma, os projetos selecionados terão capacitações e networking com parceiros, uma rede de apoio para incentivar um ambiente propício para a geração das ideias inovadoras e, a partir delas, o desenvolvimento de protótipos ou testes piloto.

O Programa é composto por cinco diferentes etapas: as três primeiras fases que se referem à seleção das ideias inscritas; a abertura da empresa e contratação; e a última fase de acompanhamento. Ou seja, ao final das três primeiras fases de seleção, são divulgados os projetos aprovados no Programa, que, então, serão contratados por cada estado. 

Concluídas as contratações estaduais, inicia-se a última etapa, que dura 12 meses, na qual as empresas selecionadas passarão por um período de acompanhamento, recebendo recursos financeiros, diversas capacitações, descontos e créditos junto a empresas parceiras, além de apoio para network e outros benefícios.

Projetos 

O projeto Conecte-se, desenvolvido pelos/as pesquisadores/as da UFCA Milton Jarbas, Elias Pereira, Polyandra Zampieri, Rafael Perazzo e Ramon Santos, atua no desenvolvimento de uma plataforma digital que pretende reduzir a dificuldade das empresas de Tecnologia da Informação (TI) no momento de contratar e reter profissionais da área no Cariri. 

A ideia é construir um banco de dados que fornecerá informações às empresas sobre os/as profissionais dessa área na região, suas competências e como encontrá-los/as. Haverá também um espaço para cadastro de estudantes de universidades e de institutos de ensino técnico que podem oferecer serviços como estagiários.

O valor que o projeto receberá durante 12 meses, por meio do Programa Centelha, será utilizado para contratação de pessoal, compra de equipamentos e diárias e passagens. Dessa forma, a equipe pretende fazer melhorias no site que já existe, criando novas funcionalidades e cadastrando mais empresas, profissionais e estudantes. Além disso, será desenvolvido um aplicativo para celulares. 

A GIR-Gitec é uma startup que trabalha no desenvolvimento de tecnologias para gerenciamento de resíduos sólidos e de novos produtos com resíduos. O projeto está construindo uma plataforma para as empresas gerenciarem seus resíduos de forma simples e prática, com a emissão de documentos comprobatórios de destinação correta e interligados ao Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos. 

O recurso do Centelha será investido em mão de obra para aprimoramento do software e criação do aplicativo, bem como aquisição dos serviços tecnológicos necessários. 

A GIR-Gitec é desenvolvida pelo egresso de Engenharia Civil da UFCA, Caio Sanderson Pereira Alves, e pelo estudante de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Willy Brandt Francisco Ramalho Medeiros Costa. Também recebe mentoria do grupo de pesquisa em Computação e Design da UFCA, o Code.

Já o Pulver é um projeto que pretende desenvolver um novo sólido pulverizado à base dos rejeitos da extração da Pedra Cariri. A intenção é contribuir para solucionar o impacto ambiental causado pela extração dessa pedra na região. No momento, o produto encontra-se na fase inicial do protótipo conceitual. Com a verba do Centelha, a intenção é partir para o desenvolvimento do produto. 

O Pulver foi concebido pelas estudantes do curso de Engenharia de Materiais da UFCA Wéllen Monteiro Macêdo e Maria Gabriela Leite de Sousa. Assim como a GIR-Gitec, recebe mentoria do Code/UFCA.  

Com informações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

Serviço

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA)
ccsa@ufca.edu.br

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br