Mestrado em Administração da UFCA tem primeira defesa de dissertação

Publicado em 19/12/2025. Atualizado em 19/12/2025 às 16h18

Da esquerda para a direita: professores Ives Tavares, José Mauro Madeiros, Mônica da Silva Martins e Liana Esmeraldo, com a nova mestra Rosalynn Rebouças e seu orientador, Milton Jarbas. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

A primeira dissertação realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Cariri (PPGA/UFCA) foi defendida nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro de 2025.

A administradora Rosalynn Rebouças de Moura defendeu a dissertação “Fatores de Riscos Psicossociais no Trabalho: Estudo com Docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri”, sob orientação do professor da UFCA, Milton Jarbas Rodrigues (atualmente diretor do CCSA/UFCA). Ela concluiu seu curso três meses antes do fim do prazo dado aos discentes de mestrado (de dois anos, no total).

Rosalynn integra a primeira turma do PPGA/UFCA, selecionada no início de 2024. Conforme a administradora – que já atuou como professora de graduação em instituições de ensino no Rio Grande do Norte (seu estado natal) – a decisão pelo tema nasceu da observação diária de “pressões invisíveis” na rotina acadêmica, que, segundo ela, afetam diretamente a saúde. 

“Percebi que, embora a docência traga muita realização, ela carrega uma carga de pressões ‘invisíveis’ que afeta diretamente a saúde. Além disso, o tema é muito atual devido à NR-01 (Norma Regulamentadora nº 1), que orienta as instituições a olharem também para os riscos mentais (psicossociais) e não apenas físicos. Minha intenção foi produzir um diagnóstico científico, oferecendo dados concretos para fortalecer as políticas de saúde e qualidade de vida no ambiente acadêmico”, disse Rosalynn.

Como metodologia, Rosalynn optou por realizar um questionário, junto aos docentes do CCSA/UFCA, para identificar questões psicossociais. Ela detectou, no CCSA/UFCA, um grupo de 59 docentes, dos quais 11 estavam afastados, por motivos diversos: “Dos 48 possíveis, 25 responderam ao questionário”, detalhou. 

Rosalynn Rebouças, durante defesa de dissertação. Foto: Antônio Pinheiro – Dcom/UFCA

“A maior parte das pessoas que responderam são mulheres. 72% do grupo são casados e 32% têm mais de 20 anos de profissão. A maior parte tem as atividades docentes na UFCA como única ocupação de trabalho. A maioria está satisfeita com o trabalho e sente que tem apoio dos colegas [de CCSA], mas há relatos de estresse”, detalhou Rosalynn em sua defesa.

Banca Avaliadora

Participou da banca avaliadora, como docente externa à instituição, a professora Cícera Mônica da Silva Martins (Anhanguera Educacional e Unifanor). De docentes da UFCA externos ao PPGA, avaliaram o trabalho de Rosalynn o professor José Mauro Madeiros Veloso Soares e a professora Liana Esmeraldo (ambos do CCSA/UFCA). Por fim, participaram como membro da banca o coordenador do PPGA/UFCA, Ives Tavares, e o orientador de Rosalynn, professor Milton Jarbas (presidente).

“Isso [defesa de dissertação antes do prazo] não é mérito nosso: é mérito seu e do seu orientador, mas nos deixa muito felizes, porque mostra que o que estamos fazendo está dando certo. E tudo o que fazemos aqui [no PPGA/UFCA], nós fazemos juntos”, disse Ives Tavares, durante a defesa.

“Eu estive na comissão de APCN [Apresentação de Proposta para Curso Novo] para a criação do mestrado [em Administração da UFCA] e nós tivemos que tentar algumas vezes [criar o mestrado] até a aprovação [pela Capes]. Então, nós iniciamos as atividades do mestrado e, menos de dois anos depois, chegamos à primeira defesa. Então, hoje, a gente fecha um ciclo”, falou Milton Jarbas.

Milton Jarbas orientou a dissertação. Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Para Rosalynn – que, durante o curso na UFCA, teve que enfrentar a distância de Mossoró e questões de saúde na família – ser a primeira a concluir o mestrado em Administração da UFCA é um misto de emoções, que une honra e responsabilidade: “Eu não sou daqui. Não é um trajeto que é fácil. Eu tentei várias vezes entrar em um mestrado e jamais pensei em desistir. Essa conquista [conclusão do mestrado] não é só minha, ela é compartilhada. Meus professores e meus colegas foram fundamentais”, relata.

Próximos Passos

De acordo com Rosalynn, conquistar o mestrado foi fundamental para assumir o cargo de analista em gestão de pessoas que conquistou, por concurso público, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), no Rio Grande do Norte. 

“Concluo esta etapa com a certeza de que o aprendizado é um caminho contínuo. Meu desejo é não parar por aqui, mas dar sequência aos meus estudos no doutorado, buscando sempre evoluir”, finaliza.

Serviço
Programa de Pós-Graduação em Administração
ppga.ccsa@ufca.edu.br