Curso de medicina da UFCA alcança conceito 5 em avaliação do MEC. Nota máxima reconhece excelência em formação universitária

Publicado em 23/05/2025. Atualizado em 23/05/2025 às 15h47

Professor Cláudio Gleidiston (ao centro), diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, e estudantes do curso. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

O curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) alcançou, em maio de 2025, o conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima (que varia em uma escala de 1 a 5) é concedida aos cursos que atingem níveis de excelência nas dimensões didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.

A avaliação, promovida pelo MEC, estabelece notas-conceito para as graduações das universidades brasileiras (públicas e privadas) e funciona como indicador da qualidade dos cursos ofertados. Também chamado de processo de renovação de reconhecimento do curso, o procedimento é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e abrange uma análise técnica detalhada.

Durante a realização da avaliação do curso de medicina da UFCA pelo Inep/MEC, foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o corpo docente e a infraestrutura ofertada pela graduação, que abrange estrutura laboratorial, salas de aula, clínica-escola e assistência estudantil.

Foi observada ainda a integração do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de sua rede local de hospitais, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A comissão, constituída por avaliadores do Inep/MEC, realizou a visita, in loco, entre os dias 19 e 22 de maio deste ano.

Com a obtenção da nota máxima pelo curso de medicina, a UFCA passa a contar com quatro graduações conceito 5 reconhecidas pelo MEC por sua excelência formativa. São elas: pedagogia, Letras-Libras e matemática, além de medicina.

Formação médica de excelência

Para a professora Patrícia Figueiredo, coordenadora do bacharelado em medicina da UFCA, a obtenção do conceito 5 em avaliação do Inep/MEC é uma conquista histórica e inédita para o curso, que consolida o compromisso com a formação médica de excelência em uma universidade pública e socialmente comprometida.

“Alcançar o conceito 5 representa uma vitória coletiva e histórica para a UFCA e, especialmente, para a Faculdade de Medicina. Essa nota reafirma a qualidade da formação médica oferecida, o comprometimento da instituição com o SUS e com a sociedade do Cariri e demonstra que uma universidade pública do interior do Brasil pode, sim, atingir os mais altos padrões de excelência”, celebra Patrícia.

Professora Patrícia Figueiredo, coordenadora do curso de medicina da UFCA. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Histórico

Situado em Barbalha-CE, o curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi o primeiro da instituição, quando ela ainda era Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri. A aula inaugural da primeira turma foi realizada em 28 de abril de 2001. Em abril de 2025, o curso completou 24 anos de existência.

Atualmente, o curso de medicina da UFCA oferta 80 vagas anuais, com entrada exclusiva pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A formação na área tem duração de seis anos, com prazo máximo para conclusão do curso de nove anos.

Serviço

Curso de Medicina
medicina.famed@ufca.edu.br