Coordenador do Prof-Filo na UFCA integra júri da 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia, na Itália
Publicado em 26/05/2025. Atualizado em 26/05/2025 às 15h10

O coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do Cariri (Prof-Filo/UFCA), Italo Lins Lemos, foi um dos jurados da trigésima terceira edição da Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO). O evento ocorreu na Itália, na Università degli Studi di Bari Aldo Moro, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025.
Italo foi convidado para integrar o júri da competição pelo professor do Colégio Israelita Brasileiro, Gustavo Neves Coelho, fundador do comitê organizador da seletiva nacional para IPO. O docente da UFCA já desenvolve atividades relacionadas às seletivas regionais do evento desde 2023.
A função do professor da UFCA como júri foi avaliar os ensaios produzidos pelos estudantes. Na IPO, o docente avaliou em torno de dez ensaios, que não poderiam ser dos estudantes brasileiros, para evitar a quebra do chamado duplo-cego: “Isto é: o avaliador não sabe quem escreveu o ensaio e quem escreveu o ensaio não sabe quem foi o avaliador”, disse Ítalo.
Os ensaios, segundo Italo, deveriam ser produzidos a partir de citações de obras de quatro autores, revelados aos competidores apenas no dia da escrita do trabalho. As citações eram dos seguintes filósofos: Mary Wollstonecraft, Hannah Arendt, Michel Polanyi e Giovanni Sartori.
Quanto aos critérios de avaliação, os ensaios foram analisados a partir de cinco pontos: relevância, compreensão filosófica, poder de persuasão da argumentação, coerência e originalidade.
Conforme o professor Italo, ter integrado o júri da olimpíada reforça processos importantes da UFCA: “Essa participação evidencia a inserção do corpo docente [da UFCA] na comunidade filosófica nacional, assim como aponta para o processo de internacionalização da instituição”, acredita.
Olimpíadas de Filosofia – internacional e nacional
Realizada anualmente para estudantes do Ensino Médio de diversas partes do mundo, a Olímpia Internacional de Filosofia é apoiada pela Federação Internacional de Sociedade Filosóficas (Fisp) e pela Organização das Nações Unidas (ONU). A 33ª edição reuniu delegações de 54 países, incluindo o Brasil.
Na delegação brasileira que esteve na Itália, os professores Italo e Gustavo acompanharam os estudantes Mateus Mendonça (Recife-PE) e João Otávio Peri (Lages-SC), que disputaram a olimpíada e receberam menções honrosas.
No Brasil, a Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil) ocorre desde 2024. Além do professor Gustavo Neves, ela é organizada pela professora Mitieli Seixas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após as etapas regionais, a Onfil ocorre presencialmente na UFSM, em Santa Maria-RS.
O professor Italo é anfitrião da Olimpíada Brasileira de Filosofia, em Juazeiro do Norte, desde o ano passado. De acordo com o docente, as provas da seletiva regional ocorrem na própria UFCA.
Serviço
Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (Prof-Filo)
ppgfilprof@ufca.edu.br