Verificação em duas etapas (2FA) na conta Google da UFCA

Publicado em 27/05/2025. Atualizado em 27/05/2025 às 11h04

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) informa que será ativada a verificação em duas etapas (2FA) na contas Google de usuários da UFCA. Esta iniciativa faz parte de controles exigidos pelo Programa de Privacidade e Segurança da Informação – PPSI, instituído pela Portaria SGD/MGI Nº 852, DE 28 DE MARÇO DE 2023.

Com a verificação em duas etapas, ou autenticação de dois fatores, é possível adicionar uma camada a mais de segurança às contas do Google – caso a senha seja roubada. Essa medida visa aumentar a segurança digital da comunidade acadêmica da UFCA, protegendo as contas contra acessos indevidos, vazamentos de dados e ataques cibernéticos.

Essa medida será obrigatória para todos os integrantes da comunidade acadêmica que fazem uso dos e-mails institucionais (docentes, técnicos, terceirizados, estudantes de graduação e pós-graduação). Até a data limite do cronograma abaixo, o titular/responsável pela conta deverá executar os seguintes passos:

  • Abra sua conta de e-mail institucional (Gmail)
  • No painel de navegação superior direito (onde se encontra o logo UFCA), clicar em “Gerenciar sua conta do Google”;
  • Selecione Segurança;
  • Em “Como você faz login no Google”, selecione “Ativar a verificação em duas etapas”;
  • Siga as etapas na tela.

Em caso de não execução dos procedimentos listados acima, a conta será bloqueada após as datas definidas no cronograma a seguir:

Evite transtornos. Ative já 2FA em sua conta Google/UFCA.

Informações adicionais:

A DTI/UFCA está disponível para suporte por meio do e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br, do OSTicket.