UFCA doa 14,3 toneladas de reciclável para associações em 2022. Material gerou renda de 40,6 mil para recicladores

Publicado em 30/01/2023. Atualizado em 30/01/2023 às 15h27

Foto: Arquivo - CGS/Proplan/UFCA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, determina a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública. Desde 2017, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), ao atender à legislação, tornou a chamada Coleta Seletiva Cidadã uma prática do cotidiano da instituição. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, essa ação contribui com a renda de pessoas que trabalham em associações e cooperativas de catadores/as de recicláveis.

Somente em 2022, a UFCA doou 14.279,40 kg de material. Isso corresponde, em renda, para associações de catadores e catadoras, cerca de R$ 40.661,51. Na Universidade, essa atividade faz parte das ações da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), que planeja e executa projetos de sustentabilidade, como o acompanhamento dos acordos de cooperação das associações com a UFCA, firmados a partir de abertura de chamada pública para recolhimento de recicláveis.

Fonte de materiais recicláveis na UFCA

Em 2022, o quantitativo doado teve origem em duas fontes: nos recicláveis descartados em atividades da própria Instituição e nos processos de desfazimento de bens inservíveis e irrecuperáveis. O primeiro caso são materiais utilizados no cotidiano da UFCA, como caixas de equipamentos, folhas de papel, garrafas de produtos de limpeza.

O segundo caso corresponde aos bens da Universidade que passaram por processo administrativo de desfazimento na Coordenadoria de Materiais e Patrimônio, da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA). Esses bens podem ser, por exemplo, cadeiras, mesas, armários, bebedouros que não tem mais condições de conserto ou que o reparo financeiramente não compensa. Após ser identificada essa impossibilidade, a Proad/UFCA inicia um processo administrativo para que os bens possam se desvincular da instituição e assim ganhar uma nova utilidade.

Quantidade de recicláveis por material

Em relação aos materiais recicláveis, foram doados 3.609,3 kg de papelão, 1.108 kg de plástico, 799 kg de papel, 731,5 kg de garrafas PET, 608,3 kg de plástico filme, 269,5kg de polietileno, 99,8 kg de alumínio e 30 kg de ferro.

Já os materiais doados oriundos do desfazimento de bens foram: 1.800 kg referente a motor, 1.500 kg de ferro, 1.100 kg de alumínio, 900 kg de cobre, 600 kg referente a bebedouro, 500 kg de madeira, 300 kg referente a extintor, 200 kg referente a cadeira e 100 kg de plástico ressecado.

Os materiais recicláveis são repassados para as associações de recicladores que possuem acordos de cooperação com a Instituição. Atualmente, a UFCA possui acordo com quatro associações: Associação Engenho do Lixo, em Juazeiro do Norte e Brejo Santo; Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte, em Barbalha; e Kariri Ambiental, em Icó. As associações selecionam e comercializam o material, contribuindo assim com o sustento dos/das recicladores/as.

Recolhimento de recicláveis na UFCA

Além dos materiais utilizados e descartados no cotidiano de trabalho da Universidade, há também coletores que recebem resíduos de toda a comunidade acadêmica ou do público externo e que podem fazer parte das doações às associações. Em 2021, a CGS-Proplan/UFCA instalou 35 conjuntos de coletores seletivos, 126 lixeiras para laboratórios (laranja, cinza e verde), 44 lixeiras com tampa e rodas com capacidade de 120L, destinados ao recolhimento desses materiais em todos os campi da UFCA.

Em 2022, a CGS iniciou a instalação de postos de recolhimento de pilhas e eletrônicos nos campi da instituição. O descarte de eletrônicos em local adequado impede a contaminação do meio ambiente e, consequentemente, previne riscos à saúde dos seres humanos.

Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br