Conheça os cursos de graduação da UFCA: Licenciatura em Matemática (EaD)
Publicado em 19/11/2025. Atualizado em 19/11/2025 às 15h32
Vagas: 300
Semestres: 8
Modalidade: Licenciatura – EaD
Campus: Múltiplos Polos
Período: Integral
A matemática é uma das ciências mais antigas da humanidade e surgiu para suprir necessidades como contar, medir e organizar. Por meio dela, também foi possível desenvolver outras ciências e tecnologias essenciais atualmente, como a Inteligência Artificial (IA), os serviços de streaming e a criptografia.
No Brasil, o que era apenas uma disciplina voltada para demandas práticas do dia a dia se tornou um campo de pesquisa reconhecido internacionalmente, conforme o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa): um dos mais respeitados centros de pesquisa em matemática do mundo.
Hoje, formados em matemática podem, além da sala de aula, atuar em outras diversas áreas, como programação e desenvolvimento de software, análise de dados ou mercado financeiro.
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA) há duas licenciaturas em matemática. A primeira delas é ofertada, presencialmente, no campus Brejo Santo. A outra é ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA). As atividades do curso de matemática EaD na UFCA foram iniciadas em 2023.

Segundo o atual coordenador do curso, professor Rochelande Rodrigues, a licenciatura em matemática EaD da UFCA é um espelho da graduação ofertada no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), em Brejo Santo. Rochelande também já foi coordenador do curso de matemática presencial.
“O curso ofertado no IFE é conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, a partir dessa avaliação, pensou-se na possibilidade de duplicar essa formação para o EaD. [Dessa forma, replicamos] a mesma matriz e os mesmos procedimentos, até porque, como a Educação a Distância é nova na UFCA, nós não queríamos arriscar e fazer um PPC muito diferente do curso presencial”, destacou.

Organização Curricular e Infraestrutura
De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a licenciatura em matemática EaD ofertada pela UFCA tem duração de quatro anos e uma carga horária de 3.264 horas totais para conclusão do curso. Ao todo, a licenciatura conta com dez professores – entre mestres e doutores.
A carga horária do curso está organizada em três grupos de disciplinas:
O grupo 1 é formado por matérias como “Princípios da Matemática”, “Introdução à Física” e “Psicologia da Aprendizagem”. Somadas as horas de todas as disciplinas, esse grupo tem uma carga horária de 800 horas totais.
O grupo 2 tem a maior carga horária do curso, com um total de 1.600 horas (somadas todas as disciplinas). Integram esse grupo disciplinas como “Álgebra Linear”, “Teoria dos Números” e “Estruturas Algébricas”.
As disciplinas práticas fazem parte do grupo 3. Estão nesse grupo “Estágio Supervisionado”, “Prática para o Ensino da Matemática” e “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. Esse grupo dispõe de 800 horas.
Além das disciplinas citadas anteriormente, o terceiro grupo também integra disciplinas como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e “Educação e Relações Étnicos-Raciais” (que destaca as histórias africana e afro-brasileira).
Durante a formação, os estudantes de matemática EaD também terão que desenvolver, no mínimo, 64 horas de atividades complementares. Essas atividades podem ser efetivadas durante todo o período de formação do discente e estão descritas no Regulamento dos Cursos de Graduação. As atividades são:
- Iniciação à docência;
- Artístico-culturais ou esportivas;
- Participação ou organização de eventos;
- Experiências relacionadas à formação profissional ou correlatas;
- Produção técnica ou científica;
- Vivências de gestão;
- Outras atividades aprovadas pelo colegiado do curso.
Polos EaD e Ambiente Virtual de Aprendizagem
Para concluir um curso EaD na UFCA, é necessário que os estudantes cumpram parte das atividades de forma presencial. Conforme o Decreto Nº 12.456, de 19 de maio de 2025, que dispõe sobre a oferta de cursos a distância no ensino superior, essas atividades presenciais devem corresponder, no mínimo, a 30% da carga horária total.
Essa obrigatoriedade faz com que a instituição mantenha polos presenciais em diversas cidades do estado. No último edital para seleção de discentes do Cead/UFCA, por exemplo, foram ofertadas 300 vagas, divididas entre oito polos: Assaré, Boa Viagem, Brejo Santo, Icó, Piquet Carneiro, Russas, Santa Quitéria e Várzea Alegre.

A maior parte da interação entre professores e discentes do curso, no entanto, ocorre por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): ferramentas on-line com foco no gerenciamento do processo de ensino-aprendizagem. Na UFCA, a Plataforma Moodle cumpre essa função. É por meio do moodle que os conteúdos didáticos são compartilhados entre professores e estudantes.
Durante as atividades presenciais, além dos professores, Rochelande explicou que os estudantes também contam com o suporte de tutores que os auxiliam em suas atividades nos polos de apoio: “Os professores passam atividades ou avaliações para serem feitas presencialmente, e [durante esse momento] os estudantes são supervisionados por esses tutores. No fim, são os tutores quem tem o contato mais direto com os estudantes”, ressaltou.

“Alguém que cria um ambiente de acolhimento, acompanhamento e incentivo”
Paulo Andrade, tutor presencial no polo de Santa Quitéria, passou a fazer parte da equipe do curso de matemática EaD da UFCA em 2023. Ele, que reside em Santa Quitéria, recorda que o processo para se tornar tutor foi rigoroso e teve duas etapas: análise curricular e entrevista.
Conforme Paulo, seu interesse em se tornar tutor do curso surgiu da vontade de contribuir com a formação de futuros professores de matemática: “Sempre acreditei que a educação a distância, quando bem estruturada, amplia o acesso ao ensino superior e transforma realidades. Foi isso que me motivou: poder fazer parte dessa transformação, apoiando diretamente os alunos e oferecendo a eles acompanhamento, escuta e orientação”.

Paulo também ressalta que, além de ter papel central no desenvolvimento acadêmico dos discentes, esse profissional é o elo entre os estudantes e a instituição. Segundo ele, é dos tutores a função de garantir que as atividades propostas pelos professores durante as aulas sejam realizadas da forma mais adequada.
“o tutor presencial não é apenas um executor de tarefas, mas um facilitador da aprendizagem, alguém que cria um ambiente de acolhimento, acompanhamento e incentivo. Nosso trabalho é essencial para que o estudante se sinta pertencente ao curso e consiga avançar com confiança e autonomia em sua formação”, finaliza.
Ensino de matemática no Brasil
Por um período da história brasileira, o ensino da matemática nas escolas esteve centrado na memorização de fórmulas. No ensino superior, os primeiros cursos de matemática, conforme explica professor Rochelande, eram influenciados pelo formato “3 mais 1” – o que poderia explicar o ensino excessivo de fórmulas nos ensinos fundamental e médio.
O formato “3 mais 1” faz referência ao modelo de ensino que estruturou as licenciaturas em meados dos anos 1930. Em outras palavras, a formação docente era dividida em três anos de formação para os conteúdos específicos (matemática, nesse caso) e um ano para a didática (focado no ensino das práticas pedagógicas). Esse formato, considerado ultrapassado, focava no conteúdo e desvalorizava as metodologias de ensino da matemática.

“Atualmente, o nosso PPC é divido em três eixos, que guiam os trabalhos do curso: conteúdos específicos de matemática, disciplinas voltadas para o ensino da matemática [direcionadas a discutir como os conteúdos serão ensinados em sala de aula] e disciplinas pedagógicas, porque novos professores precisam ter um entendimento de como funciona nossa educação”, afirma.
Para professor Rochelande, esses três eixos – além dos estágios práticos – se articulam para contribuir para a diminuição do processo de memorização na formação do licenciados pela UFCA e, consequentemente, na formação dos estudantes desses professores.
Mercado de trabalho
Embora o processo de memorização tenha, até certo ponto, afetado a formação em matemática no Brasil, o mercado de trabalho frequentemente se mostra receptivo a esses profissionais, com vagas em diversas áreas – principalmente no âmbito do ensino.
Nesse sentido, Rochelande afirma que durante seus 30 anos de atuação na área da educação, o mercado para professores de matemática “sempre foi muito bom” – tanto em escolas públicas quanto privadas.
“Quando tem concurso para escolas, por exemplo, o número de vagas para professores de matemática, geralmente, é maior que as vagas para as demais áreas. Ainda em termos de mercado de trabalho, os licenciados em matemática começam a trabalhar antes mesmo de se formarem. Então, assim, eu considero muito bom”, reforça.
A questão salarial, segundo o coordenador, é outro ponto positivo. Caso o licenciado seja concursado em uma escola pública, por exemplo, ele receberá algo em torno de R$ 4 mil por mês: “Para um recém-formado, que está saindo [do ensino superior] e quer ser professor de matemática, dificilmente vão faltar oportunidades de trabalho para ele”, finaliza Rochelande.
“A matemática faz parte da minha vida”
Recém-ingressa no curso de matemática EaD da UFCA, Eliziane Almeida mora e estuda em Boa Viagem-CE – cidade onde a UFCA mantém um polo de apoio presencial. A estudante afirma que soube da oferta do curso em sua cidade por meio dos canais de comunicação da UFCA, e a influência de seus familiares em relação à matemática fez com que ela se interessasse pelo curso.
“A matemática sempre fez parte da minha vida. O meu pai é professor de matemática, o meu irmão é engenheiro civil… então, eu sempre tive uma certa convivência com os números. Meu relacionamento com a matemática é diário, pois ela é algo essencial na vida de todos, e eu acho muito importante ter o domínio [dessa ciência]. Isso fez com que eu me interessasse pela graduação”, afirmou.
Como está no primeiro ano da formação, a estudante conta que ainda não teve contato com muitas disciplinas. Segundo ela, o início do curso é bastante teórico, mas ela destaca a disciplina “Introdução à Educação a Distância” como uma das mais importantes desse início de curso.

Essa matéria, entre outros temas, explica sobre a criação do EaD, sobre a importância dessa modalidade de ensino e sobre como ela facilita o acesso de diversos públicos ao ensino superior.
“Isso para mim é algo muito interessante, porque simboliza a igualdade, simboliza que todos podem ter acesso [à educação] e isso para mim é algo admirável”, complementa Eliziane sobre a disciplina de introdução ao EaD, que é ofertada em todos os cursos EaD da UFCA.
Apesar de estar no começo do curso, Eliziane já pensa nas possibilidades profissionais que encontrará quando finalizar a formação. Conforme a estudante, não existem muitos professores de matemática no mercado, mesmo que haja muitas oportunidades.
“É algo desafiador e eu creio que por isso não seja algo que as pessoas sempre colocam no topo [de suas escolhas profissionais], mas [professor] é uma profissão que eu admiro muito e que engloba muitas outras coisas, não só ser professor. Os meus planos são fazer com que essa graduação possa me trazer novas experiências e novos caminhos”, destacou.
“O curso de matemática EaD da UFCA é para todos”
Yasmim Vieira, natural da cidade de Orós, no centro-sul cearense, está atualmente começando o quinto período da licenciatura em matemática EaD. Ela faz parte da primeira turma dessa formação na UFCA, iniciada em 2022. Por ser recente, o curso ainda não tem egressos.
Conforme a discente, se tornar professora de matemática e exercer a docência sempre foi uma opção para ela desde o ensino básico: “Eu participava de todas as oportunidades que surgiam de monitorias ligadas à matemática e, então, ao terminar o meu primeiro curso, me deparei com a oportunidade de começar a licenciatura”, disse.
Para suas atividades presenciais, Yasmin escolheu como polo de apoio a unidade mantida pela UFCA em Iguatu, que fica a pouco mais de 1h de onde ela mora. Segundo a discente, não precisar se deslocar todos os dias de casa para a universidade facilita muito, já que ela não mora na mesma cidade onde funciona o polo de apoio presencial.

Quanto às disciplinas, como a estudante já tinha uma primeira graduação, Yasmin conta que conseguiu aproveitar muitas matérias relacionadas à matemática em si. Por esse motivo, ela destaca que disciplinas como “Didática das Ciências Naturais e Matemática”, “Etnomatemática” e “Introdução à Educação Matemática” – ligadas aos contextos culturais de cada povo – foram e são de grande enriquecimento na formação acadêmica de professores.
“[Também] tenho grandes expectativas nas disciplinas de estágios, como eu já trabalho como professora no ensino médio, a expectativa principal é no ensino fundamental”, complementa Yasmin.
De acordo com Yasmin, o curso de matemática EaD da UFCA oferece aos estudantes uma rotina flexível e que pode ser adaptada ao dia a dia de cada estudante. Esse é um dos pontos que, segundo a estudante, a faria indicar essa licenciatura para outras pessoas.
Serviço
Licenciatura em Matemática EaD
licmat.cead@ufca.edu.br