UFCA recebe doação definitiva do terreno do campus Brejo Santo

Publicado em 25/07/2025. Atualizado em 25/07/2025 às 12h08

Vista aérea do campus Brejo Santo da UFCA, onde funciona o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA). Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, em definitivo, a doação do terreno onde se situa o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no município de Brejo Santo. A unidade acadêmica funciona no espaço desde 2014, quando o IFE/UFCA deu início às suas atividades.

O terreno, doado pelo estado do Ceará, tem 4.752,82m² de área total, com 2.472,32m² de área construída. O espaço, onde funcionou a escola Balbina Viana Arrais, foi cedido formalmente pelo estado para a universidade em 27 de outubro de 2016, com 20 anos de prazo para uso.

De acordo com o reitor da UFCA, Silvério Freitas, as tratativas sobre o uso do terreno (entre o estado do Ceará e a universidade) tiveram início ainda em 2015, na gestão da primeira reitora da UFCA, Suely Chacon.

“Em 2015, a UFCA submeteu o primeiro ofício. Em 2016, a universidade foi contemplada com essa cessão de 20 anos, mas sempre a universidade se mobilizou para conseguir essa doação em definitivo. A gente vem discutindo esse processo, mais intensivamente, nesses últimos 2 anos. Foram várias idas e vindas a Fortaleza, reuniões com a CearaPar [Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará], reuniões com o governo do estado, para que a gente finalizasse essa doação”, detalha professor Silvério.

Termo de doação do terreno onde se situa o campus Brejo Santo da UFCA, publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de julho de 2025.

No IFE/UFCA, são ofertadas seis licenciaturas: interdisciplinar em ciências naturais, matemática, física, química, biologia e pedagogia. Recentemente, foi aprovado, para o IFE/UFCA, um mestrado em ensino de biologia, oferecido em rede.

“O recebimento definitivo do espaço vai contribuir muito para a formação de mais profissionais da educação para o estado”, destaca Silvério.

Reforma e benfeitorias no terreno

Conforme Washington Luiz, titular da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), logo após o termo de cessão de uso ser validado, iniciaram-se as tratativas para a doação definitiva do imóvel, o que viabilizaria uma necessária reforma no local. 

“[Em 2016,] a edificação encontrava-se bastante deteriorada, necessitando de reformas significativas. O local apresentava salas com risco de desabamento no teto, banheiros com problemas hidráulicos, ambientes com mofo excessivo, entre outros defeitos. Reparar essas questões apenas com a cessão do imóvel representava um risco para a UFCA, dado que o prédio poderia ser devolvido ao proprietário sem indenização das benfeitorias”, detalha Washington.

Prédio do IFE/UFCA em 2015, antes das obras de reforma e de ampliação do espaço.
Divulgação: Dinfra/UFCA

Mesmo com essas questões, a UFCA realizou uma reforma no prédio e uma ampliação, que iniciaram em 2017 e foram concluídas em 2019. As obras (com os aditivos) e a aquisição de mobiliários e de ares-condicionados custaram, somadas, cerca de R$ 6 milhões. 

A obra foi a primeira conduzida pela Dinfra/UFCA, já que as anteriores ocorreram quando a UFCA ainda integrava a Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Obras no campus Brejo Santo da UFCA, em 2018. Foto: Dinfra/UFCA

Coube à Dinfra/UFCA a elaboração dos projetos de arquitetura, de engenharia e de urbanismo e todo o processo de licitação para a execução das obras. Após o início dos trabalhos, a Dinfra atuou como gestora e fiscal do contrato com a construtora.

Atualmente, o prédio do IFE/UFCA dispõe de 12 salas de aula, cada uma com capacidade aproximada de 35 alunos, laboratórios acadêmicos, biblioteca, gabinetes de professores, áreas administrativas e horto acadêmico. Recentemente, o prédio passou por novas benfeitorias, de adequação do espaço, ao custo de R$ 120 mil.

“Para a doação definitiva, foi necessário cumprir alguns requisitos, como a comprovação da inexistência de política pública no local pelo doador, disponibilidade do imóvel pelo doador, interesse do recebedor, demonstrativo de utilidade pública e a função social das atividades a serem desenvolvidas após a doação”, explica Washington.

Campus Brejo Santo da UFCA após reformas. Fotos: Dcom/UFCA

“Ficava sempre a insegurança de que esse tempo era determinado”

Conforme a diretora do IFE/UFCA, Francineide Amorim, a doação definitiva é um reconhecimento do trabalho que a UFCA vem desenvolvendo em Brejo Santo, em parceria com o município e também com o estado. No IFE/UFCA, além das atividades acadêmicas da própria universidade, são desenvolvidas atividades de formação continuada dos professores que já estão atuando na rede básica do município.

“Estamos muito felizes com a finalização do processo de doação definitiva do nosso espaço. Ficava sempre a insegurança de que esse tempo era determinado e nós estávamos preocupados [com a possibilidade] de que, em algum momento, não iríamos ter onde desenvolver nosso trabalho”, disse a docente.

Ainda conforme Francineide, houve uma dedicação “incansável” da universidade para a concretização da doação definitiva.

“Mesmo com as nossas atividades já consolidadas e reconhecidas no âmbito da Educação, foi necessário  provar, por meio de relatório, todas as ações já desenvolvidas e as projeções para expansão. A Dinfra, na pessoa do Washington, não mediu esforços para nos apoiar e organizar toda a documentação necessária. Importante ressaltar o papel das gestões anteriores do IFE, que também se dedicaram muito a tornar essa doação uma realidade. Fica meu agradecimento ao professor Silvério e a toda gestão superior da UFCA (atual e anterior), que trabalharam incansavelmente para essa conquista”, disse.

Serviço

Gabinete da Reitoria
atendimento.gabinete@ufca.edu.br