UFCA lança plataforma Prea, que permite recargas de cartões do RU. A partir de 12 de julho, ferramenta será única forma de pagamento digital para público interno

Publicado em 01/07/2025. Atualizado em 01/07/2025 às 09h22

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança nesta terça-feira, primeiro de julho de 2025, a Plataforma de Recursos Educacionais e Administrativos (Prea/UFCA). A plataforma, demandada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), foi desenvolvida em aproximadamente 9 meses e deverá reunir, em um só espaço digital, diversos serviços necessários ao dia a dia administrativo e acadêmico da UFCA, de forma ágil e intuitiva.

Em seu lançamento, a Prea/UFCA já oferece a funcionalidade de Recarga do RU, que aceita pagamentos por Pix ou cartão de crédito. A recarga digital dos cartões do RU pela Prea vai substituir o atual sistema de QR Codes fixados nos campi onde a UFCA mantém RUs (Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte).

Esses QR Codes levam ao ambiente de pagamento PagTesouro: um componente de processamento de pagamentos digitais gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Antes da Prea/UFCA, o sistema de gerenciamento do RU da UFCA não era integrado ao PagTesouro e, por isso, a equipe da Prae/UFCA precisava realizar essa inclusão manualmente.

As duas formas de recarga digital (Prea e QR Codes nos campi da UFCA) permanecem disponíveis até o dia 11 de julho de 2025. Após essa data, pagamentos digitais para recarga de cartões do RU (público interno) serão realizados exclusivamente pela Prea/UFCA (ver Visitantes). Os pagamentos em espécie não serão afetados.

Usando a Prea

Para realizar pagamentos pela Prea, basta acessar o endereço prea.ufca.edu.br, fazer login com as mesmas credenciais dos sistemas SIG (Sigaa, Sipac, SIGRH etc.), informar o valor de recarga desejado e clicar no botão “solicitar pagamento”.

Na modalidade cartão de crédito, é cobrada, pelas operadoras de pagamento, uma taxa administrativa – que varia, a depender do valor de recarga. Quando o pagamento é confirmado, o valor de recarga já é incluído automaticamente no saldo disponível para uso nos RUs. Nos pagamentos com Pix, não é cobrada nenhuma taxa.

Para o usuário, as diferenças principais, na adoção de pagamentos pela Prea, são:

  1. Dispensa do preenchimento de dados no ambiente de pagamento, além do valor de recarga;
  2. Celeridade da recarga, que passou a ser feita pelo próprio sistema (em segundos);
  3. Visualização de dados do cartão do usuário na área logada da Prea (incluindo o código de barras), o que pode substituir os cartões físicos nas catracas.

Verificação em duas etapas

Para que a transação pela Prea/UFCA seja segura, a DTI/UFCA implementou, na plataforma, a verificação em duas etapas. Assim, o usuário precisa baixar um aplicativo de autenticação, no celular, para gerar códigos de verificação a cada ingresso na Prea.

No primeiro acesso, o usuário deverá escanear (com o aplicativo de autenticação) um QR Code fornecido pela Prea ou copiar uma chave de acesso, disponível no link “Não foi possível ler o código QR?”. O Google Autenthicator, por exemplo, oferece as opções de ou fazer a leitura do QR Code ou de inserir uma chave de acesso.

Na sequência, o usuário deverá copiar um código de verificação, oferecido pelo aplicativo, e colar na Prea, para ingresso na plataforma. Depois do primeiro acesso, o aplicativo de autenticação já terá as informações da Prea/UFCA salvas, sendo necessário apenas copiar um novo código de autenticação a cada ingresso na plataforma.

Outras funcionalidades

Conforme o titular da DTI/UFCA, Taciano Pinheiro, futuramente, a Prea poderá outras funcionalidades além da recarga de cartões do RU. Isso porque a Prea é o que os desenvolvedores de sistemas chamam de ERP (do inglês Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento de Recursos Empresariais”, em tradução livre), que integra e automatiza, em uma única plataforma, diversos processos de uma organização, relacionados a finanças, a recursos humanos, a cadeia de suprimentos, entre outros.

De acordo com Pablo Alencar, coordenador de Sistemas de Informação da DTI/UFCA, a Prea/UFCA é uma espécie de ERP acadêmico e, por isso, deverá absorver outras funcionalidades, com o tempo.

Problemas com a Prea?

Algumas questões técnicas podem ocorrer com a adoção da Prea. Caso o usuário precise “resetar” sua conta ou não tenha mais o dispositivo do primeiro acesso (por perda, roubo ou outras razões), será preciso entrar em contato com a DTI/UFCA, por meio do OS Ticket (serviço “Prea – Recarga Cartão RU”).

Caso o usuário se depare com outras pendências, a Prae/UFCA deverá ser acionada, também por OS Ticket (serviço “Dúvidas sobre Pagamentos Eletrônicos”).

Visitantes

Visitantes que estejam em algum dos campi com RU e que precisem pagar digitalmente por refeições no equipamento poderão utilizar o sistema de links de cada campus, que vem sendo usado desde o fim de 2024 e está sendo descontinuado para o público interno. Isso porque visitantes não têm usuário dos sistemas SIG e, assim, não conseguiriam acessar a área de pagamento via Prea.

Os links para pagamentos em cada campus seguem disponíveis no Portal da UFCA.

Serviço

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
ru.prae@ufca.edu.br

Diretoria de Tecnologia da Informação
dti@ufca.edu.br