UFCA conquista 2º lugar, entre as universidade federais brasileiras, em ranking do Tesouro Nacional sobre qualidade de informações de custos
Publicado em 01/09/2025. Atualizado em 01/09/2025 às 12h28

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) alcançou o 2º lugar, entre as 69 universidades federais brasileiras, no Ranking da Qualidade da Informação de Custos de 2024, realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Com cinco categorias (Setoriais de Custo, Universidades Federais, Institutos Federais, Agências Governamentais e Empresa Estatais Dependentes), o ranking avalia a consistência, a completude e a utilidade das informações sobre custos enviadas pelas instituições públicas, buscando incentivar boas práticas na gestão de custos da administração pública federal.
O resultado foi divulgado durante o 14º Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, realizado no último dia 20 de agosto de 2025, de forma on-line, pela STN. Na ocasião, também foi revelado o pódio de 2023, no qual a UFCA ocupou a 9ª posição entre as universidades federais do Brasil.
O ranking feito pela STN leva em consideração o registro de custos por competência (regularidade e dispersão), os modelos de gerenciamento personalizados adotados pela instituição avaliada e, ainda, o que é feito, em termos de educação dos públicos, para a redução de custos (ver Indicadores do Ranking).
Para o titular da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), Tiago Alencar Viana, a conquista do segundo lugar no ranking do Tesouro Nacional demonstra que o trabalho coletivo da universidade vem dando bons frutos: “esse resultado é fruto de um esforço coletivo. É uma vitória de todos os servidores envolvidos na gestão administrativa e financeira da universidade”, ressaltou.
Ação desenvolvida
Rosangela de Oliveira, titular da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças da Proad/UFCA, credita a conquista do bom resultado no ranking a uma mudança implementada na UFCA, em 2024, que aumentou o número do que os técnicos de gestão chamam de “central de custos”. Na prática, uma central de custos é uma unidade institucional que gerencia um orçamento.
Antes da mudança, a UFCA detinha apenas uma central de custos, o que tornava mais desafiador, para a equipe envolvida, organizar a gestão dos gastos orçamentários destinados à universidade.
Conforme Rosangela, a mudança impactou positivamente a gestão contábil da UFCA, gerando maior transparência, eficiência e controle no uso dos recursos públicos: “fizemos as alocações dos custos nas unidades acadêmicas e administrativas, que foram previamente definidas como Centro de Custo, pela Portaria GR /UFCA nº 15 de 15 de abril de 2021”, afirmou.
Rosangela também comenta sobre o processo de reorganização da gestão financeira da universidade e afirma que foi resultado de um trabalho árduo em equipe: “Estar à frente desse projeto [reorganização das centrais de custos] foi desafiador, principalmente pela complexidade do tema e pela estrutura da equipe, que estava sempre muito sobrecarregada com as demandas cotidianas, mas ao mesmo tempo, muito enriquecedor”, disse.
A coordenadora ressalta ainda que a conquista representa um salto importante para a UFCA e que é um marco importante na trajetória da gestão pública eficiente e transparente da universidade.
“Outras universidades federais entraram em contato para conhecerem a medida de reorganização da central de custos, para eventualmente implementarem em suas instituições de origem”, compartilha Rosangela.
Indicadores do Ranking
Os indicadores do Ranking da Qualidade da Informação de Custos de 2024 são:
- Regularidade;
- Dispersão;
- Personalização;
- Economicidade.
Conforme apresentado no 14º Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, os indicadores avaliam o custo de funcionamento das instituições públicas, o que envolve gastos como água e esgoto, energia elétrica, telefonia, tecnologia da informação, limpeza, vigilância e apoio administrativo.
O primeiro indicador (regularidade) avalia se a instituição pública está alocando regularmente os custos, ou seja, o que foi gasto mensalmente deve ser alocado no mês de referência. Isso é importante porque as instituições públicas federais recebem o orçamento correspondente à sua cota do orçamento federal em parcela única, cabendo a cada uma gerenciar seu orçamento, para que os custos mensais (e o registro desses custos) correspondam a 1/12 do orçamento total.
“Por exemplo, se uma instituição deixa de registrar gastos com água por 3 meses e registra tudo no quarto mês, ela não faz esse registro regularmente, o que não é visto como boa prática de gestão”, explica Rosângela.
Já no indicador “dispersão”, é avaliado a variação de consumo de determinado recurso, ou seja, se os valores dos gastos mensais com um mesmo item são próximos, o que demonstra controle desses gastos.
“Mesmo com uma equipe reduzida, a UFCA foi capaz de reorganizar os seus custos e gerenciar com qualidade os gastos. Manter a regularidade dos gastos é uma questão de tomada de decisão”, disse.
Ainda conforme o Tesouro Nacional, o terceiro indicador (personalização) verifica a criação de um modelo próprio, feito por cada instituição, para gerenciar os gastos de forma mais eficiente: “Na UFCA, é o que está sendo feito com a reorganização do centro de custo, que passou a abarcar também as unidades acadêmicas e as administrativas”, detalha Rosangela.
Por fim, o ponto 4 (economicidade) é o reflexo das ações tomadas pela universidade que impactam positivamente nos gastos da instituição: “Estar atento às despesas da instituição é fundamental para uma gestão eficaz”, afirmou a coordenadora da CCF-Proad/UFCA.
Serviço
Pró-Reitoria de Administração
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