Famed/UFCA será polo da Olimpíada de Medicina
Publicado em 19/05/2025. Atualizado em 20/05/2025 às 11h30

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Famed/UFCA), em Barbalha, foi a única instituição do Ceará selecionada para ser polo da quinta edição da Olimpíada de Medicina (Omed), promovida pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), em São Paulo.
Além da UFCA, serão polos da Omed 2025 no Nordeste a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
A Olimpíada de Medicina é promovida por acadêmicos da FICSAE, em parceria com o setor de Ensino e Pesquisa do Hospital, com o objetivo de incentivar alunos de todo o país a estudar, aplicar e compartilhar seus conhecimentos fora do dia a dia da graduação. A primeira edição da olimpíada ocorreu apenas em São Paulo. A partir da segunda edição, a competição se estendeu para outras regiões do Brasil.
Os conteúdos da prova envolvem clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade. As provas estão agendadas para os dias 13 de setembro e 8 de novembro de 2025. As inscrições devem começar em junho deste ano.
Conforme Pedro Lucas, discente do oitavo semestre do curso de medicina da UFCA, o interesse em trazer a competição para o Cariri surgiu depois que ele e outros estudantes da universidade realizaram as provas da quarta edição da Omed, em Recife-PE.
“Este ano, submetemos a proposta no edital de seleção de novos polos e passamos por um processo avaliativo da comissão organizadora, que avaliou a demanda da região, a estrutura da faculdade e o engajamento da equipe local. Fomos aprovados como polo oficial da Omed e estamos nos preparativos para a abertura das inscrições”, disse Lucas.
De acordo com o discente, ele e o estudante Pedro Garcia, também do oitavo semestre de medicina da UFCA, estão à frente dos preparativos para a recepção da Omed em Barbalha. Ambos tiveram apoio da Direção da Famed/UFCA e do Centro Acadêmico do curso de medicina da UFCA (CA Dr. Leão Sampaio).
Na Omed, a comissão organizadora é responsável pela organização da infraestrutura da faculdade anfitriã, pela aplicação das provas, pelos envios de gabaritos para São Paulo e pelo suporte aos competidores.
Além de Pedro Lucas, integram a comissão organizadora os estudantes Pedro Garcia, Barbara Milene, Clebia Lima, Alanis Melo, Lucas Gregório, Josué Melo, Luisa Costa.
Quem pode participar?
A Omed é aberta a qualquer estudante de graduação de medicina, de qualquer período letivo. Os estudantes podem se inscrever para competir ou para participar da comissão organizadora.
A primeira fase das avaliações será em grupos e a segunda, individual. Na primeira fase, vários grupos (de uma mesma instituição ou não) participam. Cada grupo deve ser formado por discentes que estejam no mesmo ciclo do curso. A competição divide esses grupos em dois ciclos: básico (com discentes do 1º ao 5º período incompleto) e clínico (estudantes do 6º ao 12º período).
Em ambas as categorias, os competidores concorrem a premiações e a uma viagem para conhecer o Hospital Albert Einstein, durante uma semana.
Segundo Lucas, ser um polo da Omed é motivo de orgulho e simboliza a força da formação médica fora das grandes capitais: “No Cariri, a interiorização do ensino superior tem promovido não apenas a formação de médicos altamente qualificados, mas também o fortalecimento da saúde pública e o desenvolvimento científico e social da região”, afirma.
O discente explica ainda que promover a Omed em Barbalha representa também um reconhecimento nacional para o curso de medicina da UFCA: “Isso significa a valorização de seus estudantes, seus professores e suas iniciativas científicas. Já para a universidade, [realizar a Omed] promove o intercâmbio de conhecimentos e experiências com outras instituições e alunos de todo o país, contribuindo para a consolidação do campus Barbalha como referência em formação médica no interior do Nordeste”, afirma Lucas.
Serviço
Olimpíada de Medicina – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
faq.omed@gmail.com