Docente do CCSA/UFCA vai representar Juazeiro do Norte na Conferência Estadual das Cidades

Publicado em 19/08/2025. Atualizado em 19/08/2025 às 14h05

Diego Coelho, professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA). Foto: Dcom/UFCA

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2025, a capital do estado, Fortaleza, vai sediar a sexta edição da Conferência Estadual de Cidades do Ceará. O evento vai reunir representantes de 160 dos 184 municípios cearenses, para debater questões como mudanças climáticas, transformação demográfica e desenvolvimento econômico com justiça social. 

Na conferência, que será realizada no Centro de Eventos, a cidade de Juazeiro do Norte terá, entre os seus representantes, o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), Diego Coelho.

Representando a sociedade civil, Diego foi indicado como delegado na etapa municipal da conferência, realizada em junho deste ano. O também professor do CCSA/UFCA, Raniere Moreira, foi indicado como suplente de Diego.

De acordo com professor Diego, “delegado” é a pessoa responsável por levar pautas sobre questões urbanas do município, para que possam ser debatidas na esfera estadual: “ele [delegado] enfatiza as necessidades locais de modo diagnóstico e propositivo, em prol do desenvolvimento”, disse. 

Além de Diego, Juazeiro do Norte terá outros oito delegados na conferência estadual: três deles representando o poder público e os demais, representando a sociedade civil, ao lado do professor da UFCA.

Conferência Estadual das cidades

Promovida pela Secretaria das Cidades, a Conferência Estadual das Cidades busca proporcionar debate e participação social na formulação de políticas públicas para as cidades cearenses.

A programação prevê palestras, grupos de trabalho, apresentação de propostas e a eleição de delegados e entidades para compor o Conselho Estadual da Cidade. O objetivo principal é mobilizar a sociedade e o poder público em prol de cidades mais inclusivas, sustentáveis e socialmente justas.

Conferências de Cidades no Brasil

Com etapas municipais e estaduais, além da nacional, as conferências de cidades são instrumentos previstos na lei federal nº 10.257/2001, que implementa o Estatuto da Cidade, para ampliar a participação popular na construção de políticas urbanas. A etapa estadual é o resultado das discussões iniciadas nas conferências municipais – realizadas por todo o Ceará, entre maio e junho deste ano.

Para Diego Coelho, a conferência estadual é uma oportunidade de poder levar as demandas de Juazeiro do Norte e de debater soluções e avanços. A expectativa do docente é trabalhar temas envolvendo expansão urbana e melhoria da qualidade de vida na cidade.

“A conferência é importante porque o cidadão pode participar ativamente e juntos podemos pensar em formas de criar um futuro mais justo e igualitário”, afirmou.

Conferência Nacional das Cidades

Promovida pelo governo federal e estruturada pelo Ministério das Cidades, a Conferência Nacional das Cidades busca proporcionar debate e participação social na formulação de políticas públicas para as cidades, o que se alinha à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). 

Este ano, a conferência nacional será realizada até o fim de outubro, em Brasília-DF.

Com informações da Secretaria das Cidades e do Ministério das Cidades

Serviço

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa.ufca@ufca.edubr