Docente da UFCA vence “Bota Dr. Álvaro Santos Costa”, o maior prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia
Publicado em 12/08/2025. Atualizado em 12/08/2025 às 14h18

O professor Sami Jorge Michereff, docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), venceu o Troféu Bota Dr. Álvaro Santos Costa: a mais alta honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF). Na UFCA, Sami compõe o quadro docente do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), no campus Crato.
A SBF realiza, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Fitopatologia (CBF), no qual o prêmio é entregue. Este ano, o evento foi realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, entre os dias 3 e 8 de agosto.
Entregue desde 2001, a premiação celebra a trajetória profissional e científica de pesquisadores que se destacam, no Brasil, na área da fitopatologia. De modo sintético, essa ciência se dedica a pesquisar doenças de plantas e, por esse motivo, é vital para o desenvolvimento da agricultura.
Graduado em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sami é um dos mais destacados pesquisadores em fitopatologia no Brasil, com mestrado e doutorado na área – respectivamente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Com estudos também nas áreas de biologia molecular e ecologia microbiana no solo, Sami é bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ), nível A, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa, concedida a pesquisadores com carreira consolidada, é um dos maiores reconhecimentos nacionais a pesquisadores. O nível A é o mais elevado entre os níveis da bolsa PQ.
Por compromissos familiares, professor Sami não pôde estar presente no evento em Minas, mas enviou mensagem em vídeo exaltando colegas, estudantes, pesquisadores e instituições que contribuíram para a sua trajetória na pesquisa – em especial, a UFRPE, na qual trabalhou por 29 anos, e a UFCA, na qual trabalha há sete anos.
“A ciência, acima de tudo, é constituída com muita paciência e persistência, porque, em muitos momentos, nós não somos totalmente felizes nos resultados que nós obtemos ou na caminhada que nós fazemos, mas a persistência e vontade de chegar aos objetivos é muito importante. Então, nem sempre é fácil: procuramos sempre melhorar e tentar atingir nossas conquistas”, disse professor Sami, no vídeo de agradecimento.

Professor Sami finalizou sua mensagem agradecendo as indicações ao prêmio (formalizadas por colegas fitopatologistas) e à comissão da premiação: “É uma honraria e, acima de tudo, espero dar continuidade ao trabalho e continuar honrando essa premiação”, afirmou.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, Claudener Teixeira, o reconhecimento é reflexo do trabalho de pesquisa de altíssimo nível desenvolvido por Sami na UFCA: “Gostaria de parabenizar o professor Sami Michereff pela conquista do prêmio. A premiação é motivo de orgulho para toda a nossa instituição e um marco inspirador para nossa comunidade acadêmica”, disse, destacando que o Bota Álvaro Santos Costa celebra trajetórias científicas de excelência, de impacto nacional e internacional.
Sobre Álvaro Santos Costa
Nascido em Sorocaba-SP, Álvaro Santos Costa (1912-1998), o maior nome entre os pesquisadores brasileiros da área de fitopatologia, foi um engenheiro agrônomo e emérito pesquisador científico. Ele desenvolveu inúmeros trabalhos científicos sobre culturas de grande importância econômica (como algodão, feijão, batata e soja) e foi pesquisador visitante em várias instituições estrangeiras de ensino e pesquisa, nos Estados Unidos e Alemanha.
Álvaro atuou como pesquisador principal e colaborador em mais de 200 projetos de pesquisa e em mais de 3 mil experimentos conduzidos e concluídos, com mais de 1.000 publicações na área.
O pesquisador era conhecido por usar uma bota em seu cotidiano de trabalho, seja em laboratório ou em campo, o que levou os organizadores da premiação a adotarem a “bota” como símbolo do prêmio.
Serviço
Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade
ccab@ufca.edu.br