Ciência da Computação
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 27/01/2025 às 15h45

Integral
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. CARLOS JULIAN MENEZES ARAUJO
Bloco K, Sala 01
A Ciência da Computação propõe soluções para problemas cotidianos com o suporte de computadores. Essa ciência tem suas raízes na Matemática, o que colabora para o avanço dela em muitos ramos. Não à toa, os primeiros semestres do curso são voltados à formação básica em Matemática, com disciplinas como Programação, Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear. Os estudantes podem trilhar três possíveis caminhos até a formatura: o da Engenharia de Software e Gestão de Equipes, o do Desenvolvimento de Redes de Computadores e o da pujante Ciência dos Dados.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
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Introdução a lógica de programação. Algoritmos. Resolução de problemas. Fluxogramas. Conceitos básicos de linguagens de programação. Entrada e saída. Tipos básicos de dados. Operadores e expressões. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Funções. Noções de estruturas de dados: vetores e matrizes. Técnicas básicas de boa programação. Tratamento de erros.
Bibliografia
- Paul J. Deitel e Harvey M. Deitel. Como Programar em C. 6. Pearson. 2011
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Pré-cálculo: Números reais e noções de distância, intervalos e vizinhanças; Funções reais; Funções trigonométricas e Funções logarítmicas. Cálculo: Limite e Continuidade; Derivadas; Regras de Derivação; Regra da cadeia; Derivadas de Funções Inversas; Teorema do Valor Médio. Máximos e Mínimos e Aplicações. Construção de Gráficos. Regra de LHôspital. Fórmula de Taylor.
Bibliografia
- Guidorizzi, Hamilton L. Um Curso de Cálculo. 6. LTC. 2018
- Flemming, D. M. Cálculo A. 6. Perason. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
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Álgebra de vetores no plano e no espaço, combinação linear, retas, planos, cônicas e quádricas, coordenadas polares, cilíndricas e esféricas.
Bibliografia
- STEINBRUCH, A. e WINTERLE, P.. Geometria Analítica. . McGRAW-HILL. 1987
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Relações. Técnicas de Demonstração. Princípio da Indução Finita. Contagem. Introdução à Teoria dos Grafos. Relações de recorrência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Sistema de Numeração. Portas Lógicas. Álgebra Booleana. Circuitos Combinacionais e Técnicas de Simplificação. Codificadores, decodificadores. Circuitos Sequenciais. Flip-Flops, registradores e contadores. Elementos de memória.
Bibliografia
- Ronald Tocci (Autor), Neal Widmer (Autor), Gregory Moss (Autor). Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. . Pearson Universidades. 2019
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Integral de Riemann; Primitivas; Teorema Fundamental do Cálculo; Técnicas de Primitivação; Mudança de Variáveis; Integração por Partes; Método das Frações Parciais; Aplicações da Integral de Riemann; Sequências e séries numéricas; Séries de potências. Aplicações do Tipo R-->R^n: Curvas planas e no espaço. OBS.: Com n=2 e n=3.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
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Introdução, breve histórico da computação, organização lógica e funcional de uma UCP (modelo Von-Neumann). Formato típico de codificação de uma instrução. Unidade Aritmética e Lógica (UAL): arquitetura típica, percursos internos, registros, funções primitivas, funcionamento básico e em ponto flutuante. Unidade de Controle, Sistemas de Memória e Unidade de Entrada e Saída e barramento de um computador. Introdução ao paralelismo e multiprocessamento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
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Tipos abstratos de dados. Noções de análise de complexidade de algoritmos. Algoritmos de ordenação. Estruturas de dados simples: listas, filas e pilhas. Estruturas de dados avançadas e seus algoritmos: árvores binárias de busca; árvores binárias de busca balanceadas (AVL e rubro-negras); heaps e heapsort; árvores B e B+; tabelas de dispersão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Implementação de algoritmos de ordenação. Implementação de Estruturas de Dados lineares estáticas e dinâmicas: listas (simplesmente e duplamente encadeadas e circulares), filas e pilhas. Implementação de Estruturas de Dados não-lineares: árvores, árvores binárias de busca, árvores AVL e Rubro-Negras, heaps.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Álgebra matricial, espaços vetoriais e equações lineares,Transformações Lineares ortogonalidade, determinantes, autovalores e auto-vetores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
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Conceitos e definições de grafos; Representação de grafos: matriz e listas de adjacências. Algoritmos de percurso em grafos. Árvore geradora mínima. Caminhos mínimos. Fluxo máximo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Erros de aproximação. Zeros de funções. Solução de sistemas de equações lineares. Interpolação e aproximação. Integração numérica.
Bibliografia
- [Vídeo] Análise de Erros: Arredondamento e Truncamento
- [Vídeo] Análise de Erros: Algarismos Significativos
- [Vídeo] Análise de Erros: Propagação do Erro Relativo
- [Vídeo] Análise de Erros: Propagação do Erro Absoluto
- [Vídeo] Análise de Erros: Exercício sobre Propagação de Erros
- [Vídeo] Análise de Erros: Exemplo de Aplicação à Série de Taylor
- [Vídeo] Raiz Quadrada Aproximada (Uma Dedução da Fórmula)
- [Vídeo] Análise de Erros: Estudo sobre a Função Exponencial
- Conversor Online Entre Bases Numéricas
- [Vídeo] Método da Bisseção (Fundamentos e Exemplos)
- [Vídeo] Método da Bisseção (Exercício)
- [Vídeo] Método da Falsa Posição (Fundamentos e Exemplos)
- [Vídeo] Método da Falsa Posição (Exercício)
- [Vídeo] Método de Jacob versus Método de Gauss-Siedel (Um Exemplo)
- [Video] Resolvendo um Sistema 2x2 pelo Método de Gauss Siedel
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Usando a Calculadora Científica para as Frações
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Exemplo com Coeficientes Decimais
- [Vídeo] Eliminação de Gauss - Resolvendo um sistema Indeterminado (SPI)
- [Vìdeo] Eliminação de Gauss: Exemplo com Mais Equações do que Variáveis
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Exemplo com Pivô Nulo (Pivoteamento)
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Solução de um Sistema Linear Tridiagonal
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Fundamentos e Exemplo
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Sistemas SPD, SPI e SI
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Aplicação ao Cálculo da Matriz Inversa
- [Vídeo] Eliminação de Gauss: Aplicação ao Método de JORDAN
- [Vídeo] Interpolação Polinomial 03: Fórmula de Lagrange (Fundamentos)
- [Vìdeo] Interpolação Polinomial 01: Fundamentos e Aplicações
- [Vídeo] Interpolação Polinomial 02: Exemplo de como Aproximar uma Integral
- [Vídeo] Interpolação Polinomial 04: Fórmula de Lagrange (Exemplos)
- [Vídeos] Playlist com Dicas de Calculadora Científica
- [Vídeo] Análise de Erros: Erro Absoluto e Erro Relativo
- Burden, Faires. Análise Numérica. . Cengage. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos básicos: classes, objetos, mensagens, encapsulamento, herança, polimorfismo. Programação orientada a objetos utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. Tratamento de Exceções. Análise e projeto orientados a objetos. Noções de padrões de projeto de software e linguagem UML.
Bibliografia
- Sierra, Kathy; Bates, Bert; Gee, Trisha. Use a cabeça - Java: Guia do aprendiz para programação no mundo real. . Editora Alta Books. 2024
Carga Horária
64 horas.
Professores
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Conceituação; Evolução Histórica; Estruturação de Sistemas Operacionais; A Função do Gerenciamento; Gerenciamento de Processos, Memória, Serviços, Dispositivos, Dados: Desempenho e Arquivos; Características de um Sistema Operacional; Tópicos de Sistemas Operacionais.
Bibliografia
- Silberschatz, A., Galvin, P. e Gagne, G.. Fundamentos de Sistemas Operacionais. 9. ed.. Grupo GEN. 2015
- MACHADO, Francis B.; MAIA, Luiz P.. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 5a ed.. LTC. 2013
- TANENBAUM, Andrew S.; WOODHULL, Albert S.. Sistemas operacionais. 3. ed.. Bookman. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Lógica proposicional e de primeira-ordem: Linguagem, Semântica e Sistemas Dedutivos. Teorema da Completude e Corretude. Definibilidade e Limites expressivos da Lógica de primeira-ordem. Resolução. Aplicações da Lógica à Ciência da Computação.
Bibliografia
- F. S. Correa, M. Finger, A. C. V. Melo. Lógica para Computação. 2ed. CENAGE. 2017
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Papel da Estatística na computação. Análise Exploratória de Dados. Elementos Básicos de Teoria das Probabilidades. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade Discretas e Contínuas. Amostragem. Estimação e Testes de Hipóteses de Média, Variância e Proporção. Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência. Análise de Variância. Regressão Linear Simples e Correlação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Linguagens funcionais. Funções como valores de primeira ordem; polimorfismo; ambientes e fechamentos; avaliação "adiada"; linguagens funcionais; linguagens orientadas a objetos. Tipos abstratos de dados. Módulos. Herança e hierarquias. Linguagens lógicas. Predicados, cláusulas e o modelo de unificação. Implementação dos vários paradigmas em um interpretador; compilação vs implementação. Administração de memória; pilha vs heap; coleta de lixo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
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Conceitos básicos de Redes de Computadores: definições; terminologia; classificação; protocolos; topologias; comutação de circuitos e pacotes; uso de redes; serviços de redes; Arquiteturas de Redes e o modelo ISO/OSI. Internet e os protocolos TCP/IP; noções de comunicação de dados: meios e modos de transmissão. Interconexão de Redes e Roteamento. Controle de Congestionamento. Protocolos de Aplicação. Conceitos de segurança.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos Básicos: Arquitetura de um Sistema de Banco de Dados, Modelos de Dados, Linguagens de Definição e Manipulação de Dados, Usuário de Banco de Dados. Modelo Relacional. Projeto de Banco de Dados Relacional: Dependência Funcional, Chaves, Normalização, Álgebra Relacional e Linguagem SQL.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos básicos: recorrências, medidas de complexidade: melhor caso, caso médio e pior caso. Técnicas gerais de projeto de algoritmos: divisão e conquista, método guloso e programação dinâmica. Classes de complexidade: P, NP e NP-completude.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Computação Gráfica; Sistemas gráficos; Primitivas gráficas e seus atributos; Transformações geométricas; Projeções paralela e perspectiva; Câmera virtual; Definição de objetos e cenas tridimensionais; O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção superfícies ocultas; Modelos de iluminação e de tonalização; Animação Computacional; Texturas. Introdução aos Shaders programáveis.
Bibliografia
- PICHETTI, R. F; JUNIOR, C. A. C; ALVES, J. V. S; FERNANDO, P. G. L; PRESTES, P. A. N; CARVALHO, T. R. M. Computação Gráfica e Processamento de Imagens. . SAGAH. 2022
- GOMES, Mário; COELHO, Antônio; FERREIRA, Alfredo; BRISSON, João; PEREIRA, João. Introdução à computação Gráfica. . FCA. 2018
- HEARN, D; BAKER, P; CARITHERS, W. Computer graphics with OpenGL. . Pearson Education Limited. 2014
- AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação gráfica. Teoria e prática. . Elsevier. 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução a Engenharia de Software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Planejamento e gerenciamento de software. Requisitos de software. Análise e Projeto de Software. Codificação de Software. Depuração e Testes. Refatoração e Modularidade.
Bibliografia
- Marco Tulio Valente. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade. . Independente. 2020
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Avaliar os aspectos pertinentes à interconexão de redes de computadores usando os protocolos de comutação e roteamento em redes de pacotes TCP/IP. Principais protocolos de transporte e aplicação.
Bibliografia
- KUROSE, James F. Redes de computadores e a internet. . Pearson Universidades. 2009
- TANENBAUM, Andre. Redes de computadores. . Elsevier. 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Linguagens Regulares e Livres de Contexto; Operações com linguagens; Propriedades das Linguagens; Lema do Bombeamento para linguagens regulares e para linguagens livres de contexto; Geradores de Linguagens: Expressões Regulares, Gramáticas Livres de Contexto; Reconhecedores: Autômatos Finitos Determinísticos, Autômatos Finitos Não Determinísticos, Autômatos de Pilha.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Inteligência Artificial. Agentes inteligentes. Resolução de problemas utilizando técnicas de busca. Sistemas Baseados no Conhecimento. Representação do conhecimento. Tratamento de incerteza. Aprendizado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Análise Léxica. Análise Sintática. Análise Semântica. Ambientes de Execução. Geração de Código. Projeto e Implementação de um Compilador.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução e caracterização de sistemas distribuídos. Evolução histórica. Modelos arquiteturais, objetivos, aplicações e tendências modernas. Comunicação e sincronização em Sistemas distribuídos. Servidores remotos. Servidor de arquivos, diretórios, impressora, nomes, correio eletrônico, etc. Sistema de Arquivos: organização, segurança, confiabilidade e desempenho. Estudos de Casos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Funções e relações recursivas. Computabilidade. Problema da Parada. Reduções. Máquinas de Turing. Tese de Church-Turing. Indecidibilidade. Máquinas de Turing universais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
O papel do computador na sociedade contemporânea. O profissional da Informática e Ciência da Computação. Ética profissional. Acesso não autorizado: segurança e privacidade. Software livre versus software proprietário. Aplicações da tecnologia: exemplos de mudança de paradigma. Comportamento social e Internet. Questões ambientais e étnico raciais relacionadas à computação. Questões sobre a participação de mulheres na computação. Legislação e compliance na computação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Visão Geral do Curso de Ciência da Computação. Sistemas de Computação, Aplicações do Compu tador e Evolução Histórica. A Informação e sua Representação.
Bibliografia
- BROOKSHEAR, J.G.. Ciência da Computação. Uma Visão Abrangente. 11a Edição. Bookman, São Paulo. 2013
- MOKARZEL e SOMA. Introdução a Ciência da Computação. . Campus, São Paulo. 2008
- GUIMARÃES e LAGES. Introdução a Ciência da Computação. . LTC, São Paulo. 1996
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Vetores, Cinemática em 1, 2 e 3 Dimensões, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação de Energia, Centro de Massa e Momento Linear, Cinemática e Dinâmica de Rotação.
Bibliografia
- Resnick. Fundamentos de Física volume 1. 10ª. LTC. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais duplas, Triplas e Aplicações. Funções Vetoriais e curvas. Campos de vetores. Integral de linha. Integral de Superfície. Teoremas de Green, Gauss e Stokes.
Bibliografia
- James Stewart. Cálculo volume 2. sexta. Cengage. 2010
- Mirian Buss Gonçalves e Diva Marília Flemming. Cálculo B. segunda. Pearson. 2007
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Carga elétrica, campo elétrico e a Lei de Gauss, Potencial elétrico, capacitores e dielétricos, Corrente e resistência elétricas, Campo Magnético e Lei de Ampère, Lei da Indução de Faraday e Indutância, Propriedades Magnéticas da Matéria.
Bibliografia
- leis do eletromagnetismo
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Linguagens de programação. Implementação de Procedimentos e Funções. Modularização de código, depuração, teste, design de programas. Ferramentas auxiliares no desenvolvimento de programas como scripts shell, ferramentas de build e sistemas de controle de versão.
Bibliografia
- Sérgio L Banin. Python 3 - Conceitos e Aplicações - Uma abordagem didática. . LTDA. 2018
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos básicos: processos, threads, interrupções, escalonamento. Aspectos de Implementação e concorrência. Propriedades de segurança e imparcialidade. Modelos de concorrência. Semântica e implementação de mecanismos de sincronização. Problemas de programação concorrente: deadlock, alocação de recursos, leitura e escrita concorrente, exclusão mútua, consenso. Semântica e implementação de mecanismos de comunicação. Programação concorrente em UNIX. Algoritmos baseados em variáveis compartilhadas: Dijkstra, Peterson, consenso. Algoritmos baseados em envio de mensagens.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento de um projeto, destinado a resolver um problema computacional especifico, sob a orientação e a supervisão de professores. Definição do problema. Estudo de viabilidade. Proposta de solução. Pré-projeto. Protótipo do projeto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento do Projeto definido em TCC I e implantação do Projeto, pautado nas normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema computacional teórico ou aplicado. Desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa. Aplicação de um protocolo de pesquisa. Elaboração e apresentação do relatório de pesquisa a ser defendido perante banca examinadora.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Teorias, métodos, técnicas e ferramentas associadas ao projeto de software enquanto atividade sistemática. Técnicas orientadas a objeto para análise e projeto de sistemas. Linguagem de modelagem unificada (UML). Padrões de Projeto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução a interação humano-computador, fundamentos teóricos, Projetos de Interação com Usuário, processo de design em IHC, Avaliação de avaliação de IHC.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Projetos de Sistemas para Web: modelo cliente-servidor, padrão MVC, arquitetura em camadas, protocolo http. Linguagens de marcação para Interface com o usuário. Servidores: web, web dinâmico e de aplicação. Linguagens de programação para Internet. Tecnologias de apoio à programação para Internet. Frameworks de programação para Internet.
Bibliografia
- DUCKETT, J.. Web Design with HTML, CSS, JavaScript and Jquery Set. 1ª. Willey. 2014
- COULOURIS, G.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T.. Sistemas Distribuídos - Conceitos e Projeto. . Bookman Companhia. 2013
- DEITEL, Harvey M; DEITEL, Paul J; NIETO, T. R.. Internet & World Wide Web: como programar. 2ª. Bookman. 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de aspectos técnicos relacionados à atuação do gerenciamento de projetos nos negócios de TI. Gestão Ágil. Metodologias de Design (ADDIE, Design Thinking, System Thinking, X-Problem), Técnicas de Business gamification e Storytelling ou similares. Técnicas de gerenciamento de projetos segundo as boas práticas indicadas pelo PMI. São abordadas as áreas de conhecimento de gerenciamento da integração, escopo, tempo, custo, aquisição e riscos em projetos. Aplicação direta dos conhecimentos de gerenciamento de projetos para a atuação em projetos de tecnologia da informação, com gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ISO 20000 e ITIL).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos e técnicas de validação e verificação. Inspeções de software. Testes de software. Aplicação de técnicas de verificação e de validação de software.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Android, Open Handset Alliance e Android Market. Visão geral da arquitetura; a pilha de software Android; o ambiente de desenvolvimento; principais conceitos: activities, services, intents, intentfilters, contente providers, broadcast receivers, etc.. Interface do usuário, views, widgest e layouts. Capabilities, sensores, consulta ao GPS e APL de mapas.
Bibliografia
- MORAIS, Myllena Silva de Freitas et al.. Fundamentos de Desenvolvimento Mobile. 1 ed.. SAGAH. 2022
- OLIVEIRA, Cláuio Luís V.; ZANETTI, Humberto Augusto P.. JAVASCRIPT DESCOMPLICADO - PROGRAMAÇÃO PARA WEB, IOT E DISPOSITIVOS MÓVEIS. 1 ed.. Editora Saraiva. 2020
- DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey; WALD, Alexander. Android 6 para programadores. 3 ed.. Grupo A. 2016
- QUERINO FILHO, Luiz Carlos.. Desenvolvendo seu Primeiro Aplicativo Android: Entre de cabeça no mundo dos aplicativos móveis, criando e publicando seu próprio programa para o sistema líder do mercado.. 1 ed.. Novatec. 2013
- LEE, V. Aplicações móveis : arquitetura, projeto e desenvolvimento. 1 ed.. Pearson. 2005
- PÁGINA DE ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tipos de projetos de redes. Análise de metas, requisitos e restrições técnicas em projeto de redes; Metodologias de projetos de redes; Projeto físico e projeto lógico, mapa da rede, endereçamento e nomenclatura; Teste, otimização e documentação; Exemplos de Projeto de Rede; Execução de um projeto de rede.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tecnologias e tipos de redes convergentes: dados, voz e vídeo. Ciclos Evolutivos das Telecomunicações. Arquitetura das redes atuais e das redes futuras para convergência de voz. Voz sobre IP (VoIP). Exemplos de serviços de redes convergentes: Skype, etc. Qualidade de Serviço (QoS): Necessidade de QoS, técnicas e mecanismos, IntServ, DiffServ. Noções de engenharia de Tráfego: MPLS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Motivação à avaliação de desempenho de redes de computadores: finalidade, aplicabilidade, parâmetros considerados (dados de entrada e medidas de desempenho). Taxonomia das técnicas de avaliação de desempenho. Técnicas de modelagem. Soluções analíticas: processos markovianos e teoria de filas. Simulação: tipos, técnicas e dificuldades. Aspectos de medição: tipos, técnicas e ferramentas. Apresentação de resultados.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução a redes sem fio. Protocolos e Mecanismos de Controle: Acesso ao Meio, Topologia, Potência e Taxa. Padronização de redes sem fio (Padrões IEEE WPAN, WLAN e WMAN). Roteamento e QoS em redes sem fio: ad hoc e infraestruturadas. Mobilidade IP, TCP móvel. Estudos de casos: redes locais, redes de sensores e redes veiculares.
Bibliografia
- Kurose, Ross. Redes de Computadores e a Internet. . Pearson. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos básicos sobre segurança da informação. Vulnerabilidades, ameaças e ataques. Autenticação, criptografia e assinatura digital. Aspectos de segurança para aplicações em redes TCP/IP. Políticas de segurança. Aspectos sociais da segurança de redes de computadores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Programação do lado servidor: conhecimento de uma linguagem e padrões. Controle de sessões, cookies, request/response e conexão com BD.
Bibliografia
- LINK DO GOOGLE MEET PARA AS AULAS AO VIVO (SÍNCRONAS)
- LINK DO GOOGLE MEET PARA ATENDIMENTO DISCENTE
- PÁGINA DE ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA
- Google Classroom - Link convite
- Flask
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução. Tipos de aprendizado. Paradigmas de aprendizado. Avaliação experimental de algoritmos de Aprendizado de Máquina. Alguns algoritmos de Aprendizado de Máquina.
Bibliografia
- Tom M. Mitchell. Machine Learning
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Utilização de ferramentas computacionais para: estatística descritiva e exploratória, amostragem, distribuições de probabilidade, testes de hipótese e modelagem de regressão.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O processo de mineração de dados. Pré-processamento, mineração e pós-processamento de dados. Aprendizado por memorização. Árvores de decisão. Classificadores baseados em regras. Avaliação do conhecimento descoberto e comparação de classificadores. Mineração de regras de associação. Agrupamento de dados (clustering).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Recuperação Inteligente da Informação (RII). Modelos de Recuperação da Informação. Operações com Texto. Indexação e Recuperação. Recuperação Inteligente de Informação na Web e Bibliotecas Digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Problemas no processo automatizado de Interpretação e Geração de Linguagem natural. Aplicações em Tradução Automática, Sistemas de Perguntas e Respostas, Geração e Compreensão de Texto. Técnicas de Parsing (ATNs, DCGs, etc.), de representação lexical e semântica. Técnicas de planejamento e realização de sentenças. Aplicações para o Português.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Jogo na forma normal, estratégias, equilíbrio puro de Nash, estratégias dominantes, equilíbrio misto de Nash, jogos na forma extensiva, estratégia minmax, jogos repetidos, noções de jogos Bayesianos e noções de jogos cooperativos.
Bibliografia
- Georgios Chalkiadakis, Edith Elkind, Michael Wooldridge. Computational Aspects of Cooperative Game Theory. 1. Morgan & Claypool Publishers series. 2012
- Kevin Leyton-Brown and Yoav Shoham. ESSENTIALS OF GAME THEORY. 1. Morgan & Claypool Publishers. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ementa variável. Tópicos que estão atualmente em desenvolvimento pela comunidade acadêmica e mercado de trabalho.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Grafos. Isomorfismo. Caminhos e circuitos. Subgrafos. Cortes e pontes. Grafos conexos. Árvores. Grafos aresta-biconexos. Grafos bipartidos. Grafos eulerianos. Grafos hamiltonianos. Emparelhamentos em grafos bipartidos. Conjuntos estáveis e cliques. Coloração de arestas. Coloração de vértices. Noções de planaridade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Recapitulação de resultados básicos sobre grafos, complexidade computacional e probabilidade. Métodos de desenvolvimento de algoritmos de aproximação: métodos métricos, métodos probabilísticos, métodos baseados em programação semidefinida e métodos primais-duais. Algoritmos de aproximação para problemas de escalonamento, bin packing, geometria computacional, e otimização sobre grafos (coberturas, empacotamentos, conectividade e cortes). Complexidade de aproximações: classes de complexidade Max SNP e APX, reduções, alguns resultados negativos de aproximação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
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O escopo da otimização combinatória e programação inteira. Modelagem de vários problemas usando variáveis 0/1. O problema do transporte. Especialização do método simplex para redes. Aplicações: teorema de Hall, teorema de König, teorema de Dilworth. O problema do transporte capacitado: o método primal-dual. Algoritmos para fluxos máximos em redes. Fluxos de custo mínimo e circulações viáveis: o método out-of-kilter. Estudo aprofundado de oliedros de alguns problemas não-unimodulares bem resolvidos (emparelhamentos, branchings, etc.).
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Modelagem. Modelos lineares determinísticos contínuos: revisão de álgebra linear, programação linear, simplex e sensibilidade. Modelos determinísticos lineares discretos: problemas simples em redes, programação linear inteira, cortes e branch-and-bound. Processos de decisão sequencial: programação dinâmica e heurística. Cadeias de Markov: estabilidade e otimalidade, aplicação a filas elementares. Estoque e logística. Breve introdução à simulação.
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Triângularização de polígonos: teoria, primitivas geométricas, algoritmos, questões de implementação. Particionamento de polígonos: particionamento em polígonos monótonos, trapezoidalização de polígonos, particionamento em polígonos convexos. Fecho convexo no plano: algoritmo embrulhopara-presente, algoritmo Quickhull, algoritmo de Graham, algoritmo incremental, algoritmo de divisão-e-conquista, cota inferior. Fecho convexo tridimensional: poliedros, politopos regulares, fórmula de Euler, estruturas de dados, primitivas geométricas, algoritmo embrulho-para-presente. Diagrama de Voronoi: propriedades, diagrama de Delaunay, cota inferior, primitivas geométricas, algoritmo quadrático, algoritmo de divisão-e-conquista. Problemas de localização e intersecção: localização de pontos em polígonos, intersecção de polígonos convexos, intersecção de semiplanos, núcleo de um polígono. Problemas de proximidade: problema do par-mais-próximo, árvore geradora mínima. Arranjos de retas no plano.
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Introdução. Revisões de álgebra linear e conjuntos convexos. Programação linear. O método simplex. Simplex revisado. Dualidade. Algoritmos primal-dual e dual-simplex. Análise de sensibilidade.
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A linguagem Erlang. Programação concorrente em Erlang. O modelo de atores. Programação distribuída em Erlang. A plataforma Erlang/OTP. Programação de máquinas multicore em Erlang. A linguagem Scala. Suporte ao paradigma funcional e à orientação a objetos em Scala. Inferência de tipos em Scala. Tópicos avançados de Scala.
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Introdução. Modelos de arquiteturas paralelas. Sistemas de memória compartilhada: threads, sincronização e regiões críticas. Sistemas de troca de mensagens: comunicação, sincronização e tolerância a falhas. Programação em GPUS: arquitetura e programação.
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Introdução à computação de alto desempenho. Características sistêmicas da computação de alto desempenho. Organização de hardware em computação paralela. Organização dos sistemas operacionais.
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Revisão da Teoria de Probabilidade. Simulação de Eventos Discretos: geração de variáveis aleatórias, noções de análise dos resultados da Simulação. Introdução a Processos Estocásticos. Cadeias de Markov. Aplicações a Sistemas de Computação e Comunicação de dados. Noções de Teoria de Redes de Fila e suas aplicações.
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Serão abordados tópicos dentre os seguintes. Lógica Clássica: conceitos fundamentais; teoria de demonstrações; métodos de formalização de provas; sistemas de Hilbert, Gentzen, Smullyan, etc. Lógicas Não Clássicas: lógicas subestruturais; lógicas lineares; semântica de processos computacionais via lógicas lineares; lógicas modais clássicas; lógicas modais temporais; especificação, construção e análise de programas via lógicas temporais; lógicas multimodais; especificação e análise de sistemas distribuídos via lógicas multimodais.
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Desenvolvimento prático de um sistema de banco de dados: Metodologias de projeto de Banco de Dados, Revisão do projeto Top-Down de Banco de Dados, Desenvolvimento de um projeto TopDown de Banco de Dados, Projeto Bottom Up de Banco de Dados, Desenvolvimento de um projeto Bottom-Up de Banco de Dados.
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Redes neurais artificiais. Algoritmos genéticos.
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História da IA. Paradigmas da IA. Inteligência Artificial Distribuída. Resolução Distribuída de Problemas. Sistemas Multiagentes. Nível Micro. Nível Macro. Plataformas Multiagentes. Plataforma JADE.
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Conceitos teóricos e aplicações relacionados à web semântica como lógica de descrições e as linguagens associadas como: XML, RDF, RDFS, OWL, OWL-S, WSMO, etc. Aplicações da web semântica.
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Fundamentos de processamento de imagens. Áreas de aplicação. Pré-processamento de imagens. Melhoramento e análise de imagens. Segmentação de imagens. Representação e descritores de imagens.
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Empreendedorismo em startups, pequenas e grandes empresas, governo e ONGs. Métodos ágeis de desenvolvimento de software e técnicas de programação para inovação tecnológica. Engenharia de startups: startup enxuta, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento de produtos. Uso de software livre por startups e startups de software livre. Ecossistema do empreendedorismo e o perfil empreendedor. Ambiente institucional e legal para empresas no Brasil. Modelos de Negócio. Planos de Negócio. Financiamento público e privado. Propriedade intelectual e patentes. Sustentabilidade e empreendedorismo social. O papel do empreendedorismo na sociedade e economia.
Bibliografia
- TEIXEIRA, Tarcisio; LOPES, Alan M.. Startups e inovação: direito no empreendedorismo. 2. ed.. Manole. 2020
- DORNELAS, José. Empreendedorismo na prática. 4. ed.. Empreende. 2020
- BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. ed.. Bookman. 2019
- GALLI, Adriana V.; GIACOMELLI, Giancarlo. Empreendedorismo. 3. ed.. Grupo A. 2017
- HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPERD, Dean A.. Empreendedorismo. 9. ed.. AMGH. 2014
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Gráficos multivariados. Regressão multivariada. Componentes principais. Análise fatorial. Discriminação e classificação. Análise de agrupamentos. Escalonamento multidimensional. Correlação canônica. Análise de correspondência. Análise de Variância Multivariada. Financiamento público e privado. Propriedade intelectual e patentes. Sustentabilidade e empreendedorismo social. O papel do empreendedorismo na sociedade e economia.
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Conceitos e classificação de modelos: modelagem discreta e contínua. Metodologia de análise de desempenho. Métricas de desempenho. Modelos de sistemas de eventos discretos. Modelagem por simulação de eventos discretos. Estrutura e componentes de simuladores de eventos discretos. Ferramentas de simulação. Análise estatística de dados de entrada, geração de números aleatórios, validação do simulador e análise estatística dos resultados da simulação. Modelagem através de redes de Petri temporizadas. Modelagem e análise de desempenho através de modelos analíticos de redes de filas. Análise de filas simples. Redes de filas abertas e fechadas. Leis Operacionais, algoritmo do valor médio, algoritmo de com evolução e análise por decomposição hierárquica. Estudos de casos: sistemas de computação e sistemas de comunicação de dados.
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Modelos estatísticos: principais modelos discretos e contínuos e família exponencial. Amostras e distribuições amostrais. Verossimilhança. Suficiência e completicidade. Métodos de estimação clássicos. Critérios para avaliação de estimadores: viés, eficiência e consistência. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses: testes mais poderosos, lema de Neyman-Pearson, teste da razão de verossimilhanças, teste score, teste de Wald. Testes para média e variância em populações normais. Método Bayesiano: distribuição a priori, distribuição a posteriori, estimação pontual e intervalar.
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Princípios de amostragem, planejamento de amostragem. Erro amostral e não-amostral. Amostragem Probabilística X Não Probabilística. Amostragem por cotas. Amostragem casual simples. Determinação do tamanho amostral. Amostragem estratificada. Métodos de estimação: razão e regressão. Amostragem por conglomerados, em dois estágios. Amostragem sistemática.
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Revisão de conceitos básicos sobre variáveis aleatórias. Princípios de ortogonalidade. Sequencias de variáveis aleatórias. Tipos de convergência. Leis dos grandes números. Processos estocásticos. Estacionaridade. Correlação e densidade espectral. Continuidade, diferenciação, integração e ergodicidade. Sistemas lineares em ambiente estocástico: domínio do tempo (casos discreto e continuo e domínio de frequência. Processos gaussianos. Introdução aos processos de Markov e Poisson).
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Processos estocásticos, geradores de números aleatórios. Noções de teoria de filas e de teorias de estoques. Simulação de sistemas discretos com lista de eventos futuros.
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Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Métodos de diagnóstico. Métodos de seleção de variáveis. Modelos lineares generalizados.
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Séries temporais: conceito, suavização, tendência, sazonalidade, alisamento exponencial. Séries estacionárias. Função de autocovariância e autocorrelação. Modelos: ARMA, ARIMA, SARIMA. Modelos estruturais e análise de intervenção. Introdução à análise espectral.
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O conceito de qualidade. Melhoria da qualidade. Ferramentas para o controle da qualidade. Gráficos de controle para variáveis. Análise da capacidade do processo. Avaliação de sistemas de medição. Gráficos de controle de CUSUM e de EWMA. Gráficos de controle por atributos. Inspeção por amostragem.
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Conscientização do processo de leitura. Utilização dos elementos iconográficos do texto. Noção do texto como um todo linear, coeso e coerente. Estratégias de leitura. Gramática da língua inglesa. Aquisição de vocabulário. Reconhecimento de gêneros textuais. Análise textual de um gênero.
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Ementa variável. Tópicos que estão atualmente em desenvolvimento pela comunidade acadêmica e técnicas presentes no estado-da-arte.
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Ementa variável. Tópicos que estão atualmente em desenvolvimento pela comunidade acadêmica e técnicas presentes no estado-da-arte.
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Revisão de conceitos de desenvolvimento de sistemas. Metodologia de projeto de sistemas com ênfase em inovação e multidisciplinaridade. Definição de projeto. Análise e elicitação de requisitos. Especificação do Sistema. Desenvolvimento. Implementação. Simulação e Testes. Documentação.
Bibliografia
- Tim Brown. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. 1. HarperBusiness. 2009
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Lógica proposicional e de Primeira-ordem. Problema da satisfatibilidade (SAT) e suas versões. Procedimentos clássicos de satisfatibilidade proposicional: DPLL e CDCL. Satisfatibilidade Módulo Teorias e solvers modernos.
Bibliografia
- Daniel Kroening e Ofer Strichman. Decision procedures: an algorithmic point of view. . Springer. 2008
- Aaron Bradley e Zohar Manna. The Calculus of Computation: Decision Procedures with Applications to Verification. 2ª ed. Springer. 2007
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Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A ciência e a Ciência da Computação. O Projeto de pesquisa. Trabalhos científicos. Elaboração de apresentação de trabalhos. Métodos Empíricos na Ciência da Computação. Revisão Sistemática da Literatura. Análise dos Dados (Qualitativa e Quantitativa). Editoração em Latex. Gerenciador Eletrônico de Referências.
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Características dos jogos. Conceitos de game design. Mecânicas de jogos. Concepção de propostas de jogos. Documentação do design de um jogo. Construção e avaliação de protótipos de jogos. Desenvolvimento de jogos.
Bibliografia
- Aula I
- Aula II
- Aula III
- Aula IV
- Engelstein, Geoffrey, and Isaac Shalev. Building Blocks of tabletop game design: An encyclopedia of mechanisms. Crc Press, 2022.
- Schell, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. CRC press, 2008.
- Pinheiro, Roberto. Guia do Criador de Jogos de Tabuleiro. Let's Play. 2025.
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Fundamentos de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). Sensores e atuadores industriais. Componentes físicos de hardware inteligente para indústria. Introdução a protocolos de comunicação para IoT industrial. Infraestrutura de Aplicações e Plataformas de Processamento de Dados. Segurança Cibernética em Sistemas Industriais. Fundamentos de startup e inovação. Desenvolvimento de MVP (Produto Mínimo Viável). Business Model Canvas. Workshop de Elevator Pitches.
Bibliografia
- THOMAZINI, Daniel; ALBUQUERQUE, Pedro Urbano Braga de. Sensores industriais. 9. Érica. 2020
A lista abaixo representa os docentes que ministraram aulas nos últimos 4 anos em componentes que possuem reserva de vaga para o curso.