Projeto de boas-práticas da Ouvidoria Geral da UFCA é destaque nacional em evento promovido pelo MEC
Publicado em 11/09/2025. Atualizado em 11/09/2025 às 15h05

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Cariri (UFCA) – órgão administrativo responsável por receber denúncias, elogios, sugestões, reclamações e solicitações dos cidadãos quanto ao serviço público prestado pela instituição – teve o seu trabalho reconhecido, em âmbito nacional, pelo Ministério da Educação (MEC).
Por meio do desenvolvimento da iniciativa intitulada “Mapeamento de Processos e Fluxogramas em Ouvidoria Universitária”, a UFCA foi selecionada para compor o banco de boas-práticas em Ouvidoria das instituições vinculadas ao MEC.
A indicação ocorreu no último dia 5 de setembro de 2025, após avaliação técnica realizada pelo MEC. Em todo o Brasil, apenas duas iniciativas relacionadas à práticas de Ouvidoria e outras duas, relativas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), foram escolhidas para integrar o banco de boas-práticas.
Participaram do processo de seleção instituições vinculadas ao MEC, sejam da Rede Federal de Ensino Superior ou da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Agora, o mapeamento desenvolvido pela UFCA será apresentado no Encontro de Ouvidorias e SICS na Educação, evento promovido pelo MEC e que ocorrerá entre os dias 22 e 23 de setembro de 2025, em Brasília-DF.
Para a Ouvidora Geral da UFCA, Débora Bezerra, essa é uma oportunidade de demonstrar o compromisso e o trabalho da universidade em atuar no fortalecimento do órgão: “Sendo a Ouvidoria o canal que dá voz à comunidade acadêmica, atuando em defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, uma ouvidoria mais forte demonstra uma instituição, ou gestão, mais democrática”, destaca.
Inovação e fortalecimento da Ouvidoria na universidade
Pensada como forma de garantir mais eficiência e transparência ao setor, a prática de “Mapeamento de Processos e Fluxogramas em Ouvidoria Universitária” tem como foco a atuação interna dos integrantes da Ouvidoria da UFCA, ao estabelecer fluxos padronizados para as diferentes demandas atendidas pelo órgão.
Na prática, os fluxogramas reúnem (em um único lugar e de modo interativo) a legislação vigente e aplicável em relação a diferentes temas, além de indicar exemplos e desdobramentos possíveis para cada caso. Com o detalhamento, as análises podem ser replicadas de forma estável e imparcial, o que evita, segundo a Ouvidoria Geral da UFCA, potenciais alterações de interpretação em razão da mudança do analista.
“Os fluxogramas funcionam como manuais e foram pensados para serem um instrumento pedagógico e de consulta pela própria equipe da Ouvidoria da UFCA, evitando relativismos e tratamentos diferentes para situações semelhantes”, explica Débora Bezerra.

Ao todo, 19 fluxogramas compõem a prática desenvolvida pela Ouvidoria Geral da UFCA. Entre eles, estão os fluxos para “Tratamento de denúncias de assédio e discriminação”, “Tratamento de denúncias envolvendo contratos ou convênios com a universidade”, além de “Elogios” e “Reclamações”.
De acordo com a Ouvidora Geral da UFCA, os 19 fluxogramas foram pensados de acordo com os tipos de demandas que são mais recorrentes na instituição. Desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), por meio da Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos, todo o material está disponível para consulta pública no Portal da UFCA, nos menus “Ouvidoria” > “Documentos” > “Fluxo de Processos”.
Para além dos impactos positivos obtidos no âmbito administrativo da UFCA, Débora Bezerra acrescenta que a iniciativa, ao ficar disponível no banco de boas-práticas do MEC, ganha amplitude externa: “Eu fico muito orgulhosa, pois essa boa-prática poderá ser replicada em outras universidades do Brasil e cada uma delas poderá aprimorá-la de acordo com as suas especificidades”, finaliza.
Serviço
Ouvidoria Geral da UFCA
ouvidoria@ufca.edu.br