Com 40ª aula-espetáculo, encerramento da primeira etapa do projeto Ciclo de Saberes será em 8 de agosto, no campus Juazeiro do Norte da UFCA

Publicado em 31/07/2025. Atualizado em 31/07/2025 às 16h51

Imagem de divulgação dos Mestres e Mestras participantes do projeto Ciclo de Saberes

O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe chega a sua 40ª aula-espetáculo, ocasião que marca o encerramento da primeira etapa do projeto. A iniciativa, que teve a sua estreia em abril de 2025, visa garantir a valorização e a preservação dos saberes tradicionais.

A programação com as últimas aulas-espetáculo ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto de 2025, nos municípios cearenses do Crato e de Juazeiro do Norte.

As atividades terão início na quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 8h, com o Mestre Aécio de Zaira (Luthier). Na sequência, às 9h30, Mestra Marinez compartilha os seus conhecimentos sobre a Dança do Coco, seguida pelo Mestre Pai Assis (Mezinheiro), às 11h. Todas as atividades desse dia ocorrerão no campus Crato da UFCA.

No dia seguinte, 7 de agosto de 2025, o projeto reúne a Mestra Ni de Sousa (Mateu), às 8h, e o Mestre Bá (Congada), às 10h, em aulas-espetáculo no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, no município do Crato-CE.

Por fim, na sexta-feira, 8 de agosto de 2025, os Mestres Eliomar (Quadrilha Decisão) e Damião (Reisado) compartilham os seus saberes e tradições em encontros às 13h30 e às 16h, respectivamente, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.

Encerramento da primeira etapa

Além das aulas-espetáculo, a programação da tarde do dia 8 de agosto contará, também, com uma roda de conversa composta pelos Mestres e Mestras que participaram do Ciclo de Saberes; pelo Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Sefli/MinC) Fabiano Piúba, assim como pela equipe técnica do projeto.

As atividades de encerramento da primeira etapa do Ciclo de Saberes, marcadas para o dia 8 de agosto de 2025, terão ainda um momento de homenagens dedicadas ao Mestre Galdino e ao Mestre Juvenal, ambos falecidos no mês de fevereiro de 2025. Os Mestres iriam integrar a programação inicial do projeto, com aulas-espetáculo em suas áreas de conhecimento.

Memória e construção de saberes

Para Aglaíze Damasceno, titular da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), o Ciclo de Saberes representa um momento de grande aprendizado e de aproximações com os fazeres dos Mestres e Mestras da região do Cariri.

“É uma grande oportunidade de conhecermos um pouco do universo dos Mestres e Mestras, deles compartilharem não só o que sabem, mas também as suas histórias de vida. Quando a gente tem esse conhecimento, o nosso olhar enriquece sobre a apreensão dessas linguagens. Então, é um momento também de muita potência, no campo da memória e da construção dos saberes”, enfatiza Aglaíze.

Pró-Reitora de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, ao lado do Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Sefli/MinC) Fabiano Piúba. Foto: Ciclo de Saberes – Procult/UFCA

Continuidade do projeto

Após a finalização da etapa que compreende as aulas-espetáculo, o Ciclo de Saberes entra em uma nova fase. De acordo com Aglaíze Damasceno, será elaborado um livro, assim como será realizada uma exposição itinerante dedicada ao projeto. O trabalho envolverá também a edição das aulas completas, gravadas em áudio e em vídeo, com os Mestres e Mestras da cultura.

“Quando a gente fizer isso, nós teremos mais uma etapa, por meio da qual iremos compartilhar esse projeto [Ciclo de Saberes] com as pró-reitorias de cultura de outras universidades do Brasil, à exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). Será um momento de partilha com as nossas parceiras”, explica Aglaíze.

Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense

O projeto Ciclo de Saberes é uma iniciativa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). A proposta visava a realização de 40 aulas-espetáculo, entre os meses de abril e agosto de 2025.

As aulas-espetáculo com Mestres e Mestras abrangeram diferentes manifestações culturais, com grupos de reisado, de congada, de mamulengo, de xilogravura, de dança do coco, que compõem o cenário cultural da região do Cariri.

Mestre Espedito Seleiro durante aula-espetáculo realizada no dia 8 de julho de 2025, em Nova Olinda-CE. Foto: Ciclo de Saberes – Procult/UFCA
Mestra Sueli durante aula-espetáculo realizada no dia 9 de julho de 2025, no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Ciclo de Saberes – Procult/UFCA

Ao longo dos encontros, as atividades do Ciclo de Saberes ocorreram nos campi da UFCA, em escolas públicas dos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte, assim como nos locais de atuação dos Mestres e Mestras participantes do projeto.

A seleção dos representantes de diferentes manifestações culturais do Cariri que integram a programação do Ciclo de Saberes foi efetuada a partir de chamada pública (Edital 04/2024/Minc/Procult-UFCA), coordenada pela UFCA, como forma de oportunizar, de maneira ampla, o credenciamento dos interessados.

O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio das Secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.

Aula-espetáculo Mestre Aécio de Zaira (Luthier)

Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 8h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestra Marinez (Dança do Coco)

Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 9h30 – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestre Pai Assis (Mezinheiro)

Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 11h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestre Aécio de Zaira (Luthier)

Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 8h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestra Ni de Sousa (Mateu)

Quinta-feira, 7 de agosto de 2025, às 8h – Colégio Estadual Wilson Gonçalves – Rua Dr. Quixadá Felício, 89, Pimenta – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestre Bá (Congada)

Quinta-feira, 7 de agosto de 2025, às 10h – Colégio Estadual Wilson Gonçalves – Rua Dr. Quixadá Felício, 89, Pimenta – Crato (CE)

Aula-espetáculo Mestres Eliomar (Quadrilha Decisão)

Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 13h30 – campus Juazeiro do Norte da UFCA – Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária – Juazeiro do Norte (CE)

Aula-espetáculo Mestre Damião (Reisado)

Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 16h – campus Juazeiro do Norte da UFCA – Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária – Juazeiro do Norte (CE)

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br