UFCA adota conexão à rede wi-fi via gov.br para visitantes. Medida visa facilitar acesso à internet para pessoas sem acesso à rede eduroam

Publicado em 09/07/2025. Atualizado em 09/07/2025 às 14h17

Já está disponível, nos espaços físicos da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a conexão à rede de internet wi-fi pelas credenciais de acesso à plataforma digital gov.br, do governo federal. O projeto de conexão à rede sem fio via gov.br, executado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), durou oito meses: seis para implementação e outros dois para testes.

De acordo com o titular da DTI/UFCA, Taciano Pinheiro, a medida beneficia, principalmente, pessoas que estejam na UFCA, mas que não façam parte da chamada comunidade internacional de educação e pesquisa. Instituições vinculadas a essa comunidade, como é o caso da UFCA, utilizam a rede Education Roaming (eduroam) para a conexão à internet de seus integrantes. A eduroam está presente em mais de 100 países.

“No caso da eduroam, um membro da comunidade universitária da UFCA pode visitar centenas de universidades no Brasil e no exterior e permanecer conectado, assim como membros dessas universidades podem chegar aqui e se conectar à internet. A conexão pelo gov.br seria mais apropriada para um visitante (cidadão em geral), pois esse visitante não teria como entrar na eduroam”, explica Taciano.

Para se conectar à internet pelo gov.br, basta que o visitante encontre, em seu equipamento eletrônico, a rede “UFCA-gov.br”. Ao clicar na rede, o usuário será redirecionado ao aplicativo do gov.br, para que coloque as credenciais de acesso à conta gov.br: “A conta gov.br é uma identificação que comprova, em meios digitais, que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros”, disse o gestor de TI.

A conexão via gov.br não altera a conexão via eduroam. A DTI/UFCA disponibilizou tutoriais para conexão à eduroam no YouTube (Windows, Android e IOS).

Antes da possibilidade de conexão pelo gov.br, era preciso que a organização de eventos na universidade requisitasse previamente, à DTI/UFCA, por OS Ticket, credenciais de visitante, para oferecer conexão à internet às pessoas sem acesso à eduroam.

“A medida substitui o antigo processo de solicitação manual (que podia levar horas ou até dias) por um procedimento que dura poucos segundos, permitindo que visitantes, participantes de eventos ou novos integrantes da UFCA que ainda não tenham cadastro nos sistemas (novo servidor ou novo aluno) consigam acesso à rede rapidamente”, complementa Taciano.

A expectativa da DTI/UFCA é que a maior parte da demanda por conexão sem fio na universidade seja suprida ou pela eduroam ou pelo gov.br. Para os casos em que essas alternativas não sejam efetivas, ainda será possível se conectar à internet pela rede “UFCA”. No entanto, será preciso solicitar as credenciais à DTI/UFCA (serviço “Acesso à Internet, Sistemas e Serviços”).

Ainda de acordo com a DTI, a adoção da identidade digital gov.br para autenticar usuários nas redes sem fio da UFCA atende às diretrizes da Lei nº 14.129/2021, que promove o Governo Digital no Brasil, incluindo a utilização de ferramentas como a conta gov.br para simplificar o acesso a serviços públicos. 

Serviço

Diretoria de Tecnologia da Informação
dti@ufca.edu.br