Professor da UFCA vence premiação de fotografia da USP
Publicado em 10/10/2025. Atualizado em 10/10/2025 às 14h01

O professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Marcelo Leite, foi o vencedor do Concurso de Fotografias do Patrimônio Cultural na categoria “Objetos e Edificações”, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). A premiação, realizada pelo Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC/USP), na cidade de São Paulo-SP, contou com a participação de fotógrafos de todo o país.

A terceira edição do prêmio ocorreu no fim do mês de agosto. “Habitar” foi o tema escolhido para o concurso, considerando as diferentes formas de morar e compreendendo espaços internos e externos das áreas domésticas.
O registro fotográfico, que garantiu o primeiro lugar para o docente do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), foi feito ainda em 2021, no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte-CE. “Em uma manhã, eu estava indo ao supermercado e vi os imóveis. Aquilo despertou minha atenção e decidi registrar. Fiz mais algumas visitas para ver em qual horário a luz do sol ficava melhor e então fotografei”.
Marcelo mantém um site no qual ele reúne seus trabalhos fotográficos. A foto vencedora do prêmio da USP está na galeria “Sertânia”.
De acordo com o professor da UFCA, a narrativa da imagem vencedora começou ainda em 2006, na Bolívia. Foi no território estrangeiro que o docente iniciou um trabalho de fotografar fachadas de casas e, a partir disso, guardar, por meio de imagens, as mudanças históricas da arquitetura e as marcas do tempo e da ação humana (Ver Projeto Fachadas Contemporâneas).

A ideia de submeter algum dos seus trabalhos fotográficos ao concurso da USP veio do estudante de jornalismo da UFCA, Kalil Araújo. Marcelo, que já venceu outros 13 concursos relacionados à fotografia, buscou, em seu arquivo, alguma imagem que correspondesse melhor aos critérios avaliados.
Conforme o edital, para participação no concurso, os candidatos precisaram considerar os seguintes critérios: a) Adequação ao tema do concurso (habitar); b) Criatividade; c) Composição e d) Qualidade técnica.
Além destes critérios, o professor da UFCA escolheu participar na categoria “Objetos e Edificações”, uma das cinco disponíveis (Celebrações, Lugares, Formas de Expressão e Saberes): “Eu fiquei muito feliz. Vencer esse prêmio me deu uma sensação de que estou no caminho certo”, afirmou Marcelo.
Projeto Fachadas contemporâneas
Inspirado pela primeira imagem de fachada feita na Bolívia, o professor deu início a uma pesquisa de cultura, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O projeto “Fachadas contemporâneas: uma fotodocumentação das casas populares no Cariri cearense”, teve seu início em março de 2024 e foi concluído em dezembro do mesmo ano.
Além de Marcelo, a pesquisa contou também com Kalil Araújo, que se tornou bolsista do projeto, e com também estudante de jornalismo da UFCA, Douglas Aureliano. Os pesquisadores fotografaram cerca de 520 fachadas em todo Cariri, no decorrer dos 10 meses do projeto.
O grupo teve como um dos principais objetivos registrar os imóveis e analisar suas estruturas físicas e arquitetônicas como algo característico da cultura nordestina.
Sertânia
Além de atuar como professor no curso de jornalismo, Marcelo também atua como fotógrafo. O fotojornalista costuma viajar pela América Latina e, especificamente, pelo Brasil.
Segundo Marcelo, ao conhecer a fundo o Nordeste do Brasil, ele foi inspirado a revisitar outras fotografias já feitas e continuar sua missão de conhecer as raízes da região nordestina.
Marcelo revelou que pretende compartilhar com o público o resultado de suas viagens pela cultura e pelas cidades nordestinas por meio de uma exposição fotográfica intitulada “Sertânia”, que ainda não tem data marcada para acontecer.
“É uma imersão pessoal nessa região [Nordeste]. Através das diversas viagens que faço para conhecer a cultura e as cidades do nordeste brasileiro, registrei, de forma orgânica, momentos que possuem uma narrativa”, detalha.
Serviço
Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br