Livro sobre diagnóstico por imagem em cães e gatos tem capítulo com coautoria de docente da UFCA. Texto aborda o sistema cardiovascular desses animais
Publicado em 22/08/2025. Atualizado em 22/08/2025 às 11h33

O professor de medicina veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Renan Paraguassu, foi um dos coautores da segunda edição do livro “Diagnóstico por imagem em cães e gatos”. A obra foi publicada, em 2025, pela editora MedVet Livros – especializada em livros técnicos de medicina veterinária, com foco em atender estudantes e profissionais da área há cerca de 20 anos.
O capítulo “Sistema Cardiovascular”, que conta com a participação de Renan, aborda temas importantes sobre a ecocardiografia (exame que utiliza ondas sonoras para criar imagens do coração em tempo real) e sobre o exame radiográfico para diagnóstico de alterações cardíacas em cães e gatos. O texto trata ainda de técnicas, modalidades, indicações, atualidades e interpretações sobre as principais cardiopatias que podem acometer esses animais.
Além de Renan, também assinam o capítulo os professores Marlos Gonçalves Sousa (Universidade Federal do Paraná – UFPR), Flávio Ribeiro Alves (Universidade Federal do Piauí – UFPI) e Marcus Antônio Rossi Feliciano (Universidade de São Paulo – USP). Este último também é editor do livro.
O livro foi elaborado por docentes, profissionais da área e estudantes de medicina veterinária, com o intuito de oferecer os fundamentos e as técnicas ora utilizados para diagnosticar cães e gatos. Ao todo, o livro conta com 20 capítulos – divididos em dois volumes.
Exames por Imagem
Os exames por imagens, tanto em humanos quanto em animais, surgiram em meados do século 19. Eles foram pensados como estratégia para visualizar o interior do corpo do paciente de forma mais rápida, evitando cirurgias e tratamentos mais invasivos.
Radiografia, ultrassom, tomografia e ressonância magnética são exemplos de exames por imagens usados para diagnósticos mais precisos. No caso específico de animais, os exames por imagem se tornaram um dos principais pilares da medicina veterinária moderna e estão em constante atualização.
“Experiência gratificante e desafiadora”
Doutor pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de cardiologia veterinária, Renan Paraguassu integra o Núcleo de Diagnóstico por Imagem Veterinário Especializado (Nudive/UFPI). O Nudive se dedica a realizar exames de imagem em animais, utilizando equipamentos como raio-x, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Conforme o docente da UFCA, o convite para participar do livro veio a partir das atividades desenvolvidas por esse núcleo, coordenado pelo professor Flávio Ribeiro. Flávio também orientou Renan durante seu doutorado, que teve como tema central a cardiologia veterinária.
“Receber o convite para contribuir com o capítulo foi uma experiência gratificante e desafiadora. Foi uma oportunidade única de compartilhar conhecimento e, ao mesmo tempo, de aprender ainda mais durante o processo. Contribuir com um material que servirá de apoio à formação de estudantes e colegas médicos veterinários reforça meu compromisso com o ensino e com a pesquisa”, afirmou Renan.
No curso de medicina veterinária da UFCA, professor Renan leciona as disciplinas de Anatomia Descritiva Animal, de Anatomia Topográfica Animal e de Diagnóstico por Imagem. Essas disciplinas são ofertadas no 1º, 2º e 6º período, respectivamente.
Para o professor, o livro é capaz de oferecer uma base sólida de radiologia e ultrassonografia veterinária, reunindo avanços recentes na área. Segundo Renan, isso torna o estudante mais preparado para lidar com diferentes tecnologias de imagem.
“[O livro] estimula o interesse pela pesquisa científica em diagnóstico por imagem veterinária, bem como contribui para que o futuro médico-veterinário tenha mais segurança na prática clínica. Tudo isso melhora a qualificação do egresso da UFCA, aumentando sua competitividade no mercado de trabalho”, reforçou.
Serviço
Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade
ccab@ufca.edu.br