Em evento da Rede Enactus Brasil, projeto EVA, da UFCA, é campeão do maior edital de empreendedorismo social do país e conquista incentivo financeiro da Ford Philanthropy

Publicado em 07/08/2025. Atualizado em 07/08/2025 às 14h24

Representantes do projeto EVA na premiação Eneb 2025. Divulgação - Enactus Brasil

No fim de julho deste ano, o projeto EVA, iniciativa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que fabrica materiais didáticos inclusivos para estudantes com deficiência visual, foi vencedor do grande prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical, edição 2025. Os universitários caririenses conquistaram o primeiro lugar na categoria “Aceleração”, que premia os projetos mais avançados e com resultados comprovados. 

A premiação ocorreu durante a edição 2025 do Evento Nacional da Enactus Brasil (Eneb), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA). A Enactus é uma organização presente em 35 países que engaja estudantes para a criação de projetos de empreendedorismo social, com apoio de professores e líderes de negócios.

No mesmo evento, foi realizada também a premiação do  Ford C3: o Ford College Community Challenge, da Ford Philanthropy. A Ford Philanthropy é uma organização sem fins lucrativos financiada e viabilizada pelos lucros da Ford Motor Company. Embora a Ford tenha fundado a Ford Philanthropy, ambas são entidades separadas, atualmente sem relação entre si. 

O projeto da UFCA foi um das 10 iniciativas reconhecidas pelo Ford C3 e, por isso, conquistou um incentivo financeiro de US$ 2.000 (dois mil dólares). Pela conquista no Sumitomo Chemical, a equipe foi contemplada com uma bolsa-auxílio e com mentorias especializadas.

Requisitos para as premiações

Os editais lançados no evento são fruto de parcerias que a Enactus Brasil mantém com empresas. Assim, apenas projetos vinculados à Enactus podem participar das premiações, todos os anos.

O Sumitomo Chemical é o maior edital de empreendedorismo social do país, promovido em parceria com a multinacional japonesa Sumitomo Chemical – que atua em diferentes áreas, incluindo produtos para a agricultura. A ideia do prêmio é fomentar ideias inovadoras e sustentáveis. 

O prêmio reconheceu iniciativas da Enactus que contemplam o décimo segundo entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). O ODS 12 trata de “Consumo e Produção Responsáveis”.

O projeto EVA, que transforma garrafas PET em matéria-prima para a impressão 3D de materiais escolares acessíveis, cumpriu esse requisito e, com isso, pôde participar da premiação. 

Já o Ford C3 tem como foco apoiar projetos que abordam as principais questões de Diversidade & Inclusão em cinco macrotemas: gênero, raça, deficiência, idade, orientação sexual ou identidade de gênero.

Criado em 2023 para ser um projeto de impacto social, de forma sustentável, o EVA é composta por sete estudantes da UFCA: Geazi Massena, Gabriela Ferreira, Bruno Alves e Emanuel Aquino (os quatro do curso de engenharia de materiais), além de Eduarda Galdino, Camila Lavine e Camily de Souza (as três do curso de jornalismo). 

Camila Lavine, discente da UFCA integrante do projeto como líder de ações educativas,  afirma que o amparo da universidade foi essencial para o EVA realizar suas atividades: “[A UFCA contribuiu com] laboratórios com materiais, máquinas e ferramentas que permitiram desenvolver os produtos”, disse.

“Ter um propósito claro guiou e deu forças para a equipe”

Para Eduarda Galdino, líder do projeto EVA, a vitória do Ford C3 consagra meses de atividade árdua de toda a equipe. A estudante de jornalismo relembra que foram horas dedicadas a planilhas, reuniões e atividades práticas: “Ter um propósito claro, [que é] democratizar a educação, guiou e deu forças para a equipe”, afirmou Eduarda.

Bruno Alves, gerente financeiro do EVA, avalia que o apoio do edital da Ford será fundamental para o desenvolvimento e avanço do EVA. Conforme o discente, o projeto passa atualmente por uma transição para se tornar uma startup. O objetivo da mudança é dar independência institucional para a iniciativa.

“A verba chega no momento ideal. A compra de maquinários mais eficientes e investimento em ações educativas e midiáticas são apenas alguns dos exemplos de utilidades para esse valor”, disse Bruno.

Sobre Enactus

A Enactus é uma organização presente em 35 países que engaja estudantes para a criação de projetos de empreendedorismo social, com apoio de professores e líderes de negócios. Os projetos que fazem parte da Enactus devem estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos estudantes o aprendizado na prática. A rede Enactus Brasil, por sua vez, conta com a ajuda de mais de 200 professores e 3.000 estudantes, que desenvolvem 185 projetos em todas as regiões do país – impactando a vida de mais de 83.000 pessoas.

Serviço

Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br