Artigo de pesquisadores da UFCA, sobre coleta sustentável de resíduos urbanos, recebe aceite de periódico internacional
Publicado em 13/08/2025. Atualizado em 14/08/2025 às 14h53

Desenvolver um método para encurtar as rotas de coleta e de transporte de resíduos sólidos urbanos para redução de impactos ambientais. Esta foi a proposta de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que teve como autora principal a engenheira civil Ana Beatriz Braga, egressa da universidade.
A pesquisa, intitulada “Sustainable Optimization Of Urban Solid Waste Collection Routes In A Semiarid Region Of Brazil: An Environmental Assessment Using The Integration Of Lca And Gis”, debateu a relação entre o trajeto da coleta de resíduos sólidos, custos operacionais e impactos ambientais – como a emissão de gases de efeito estufa.
Além de Ana Beatriz, também integram a lista de autores da pesquisa Jaqueline Vígolo (engenheira ambiental da UFCA), Cícero Isac Farias (estudante de matemática computacional da UFCA) e Domenico Ceglia (professor vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/UFCA).
Recentemente, o trabalho foi aceito para publicação no periódico Environmental Quality Management: revista de sustentabilidade com pesquisas interdisciplinares que envolvem ciência, engenharia e desenvolvimento de sistemas sociais. A revista, com quatro edições por ano, é publicada pela editora estadunidense John Wiley & Sons Inc.
Beatriz e os demais autores do trabalho receberam o aceite no último dia 6 de agosto. A previsão para publicação oficial na revista é de 20 a 30 dias após essa data.

A Pesquisa
Conforme Ana Beatriz, a depender da distância percorrida para a coleta de resíduos em cidades, haverá maior ou menor consumo de combustível por parte dos veículos que realizam a coleta, o que impacta diretamente na emissão de gases do efeito estufa. A ideia da pesquisa, portanto, foi encontrar um método que encurte essa distância, para tornar o processo mais sustentável e mais barato.
Um dos autores da pesquisa, professor Domenico Ceglia lidera o Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da UFCA (ITSLAB, do inglês: Innovation, Technology and Sustainability Lab). Nesse estudo, em particular, o ITSLAB manteve parceria com o Instituto Recicleiros: uma organização do terceiro setor que capacita atores sociais para questões de desenvolvimento sustentável – em particular, questões que envolvam políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem.
Criado em 2007, o Instituto Recicleiros atua em todas as regiões do país e uma de suas filiais está na cidade de Cajazeiras-PB.
O estudo do grupo foi desenvolvido, entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Durante a pesquisa, foram realizadas visitas ao Instituto Recicleiros, para acompanhamento dos processos de coleta seletiva e de reciclagem realizados pela instituição. Nessa etapa, a equipe de pesquisadores da UFCA identificou a dificuldade da organização em estabelecer rotas de coleta que fossem realmente eficazes.
“A partir dessa problemática, decidimos investigar soluções que unissem o aspecto ambiental e econômico, considerando tanto a redução das emissões de gases do efeito estufa — provenientes dos caminhões de coleta — quanto a diminuição dos custos com combustível”, destacou Beatriz.
Nesse sentido, o estudo propôs que as rotas fossem baseadas em dados urbanos da cidade paraibana, coletados por meio do Sistema de Informação Geográfica (SIG). O SIG é uma ferramenta computacional para geoprocessamento, que permite manipular e integrar dados de diversas fontes.
Além do SIG, a pesquisa propõe a utilização da chamada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): um método usado para avaliar os impactos ambientais de um produto (desde a extração da matéria-prima até o descarte final).
Resultados
Conforme Beatriz, o estudo demonstrou que uma coleta seletiva bem planejada, aliada a uma análise de rotas que priorize o encurtamento de distâncias, pode reduzir em aproximadamente 38% a distância percorrida. Essa redução nas rotas, consequentemente, poderá diminuir custos operacionais e, sobretudo, impactos ambientais – como a emissão de gases de efeito estufa.
“O estudo demonstrou que é possível otimizar o trajeto da coleta de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade e a eficiência do serviço. Na prática, esses resultados podem ser aplicados por prestadores de serviços e gestores públicos no planejamento de rotas de coleta de RSU, evitando a má gestão de resíduos, melhorando a cobertura da coleta seletiva e incentivando a reciclagem”, reforçou.
Serviço
Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br