UFCA conclui primeira turma do curso de capacitação sobre prevenção ao assédio e discriminação

Publicado em 25/08/2025. Atualizado em 25/08/2025 às 18h33

Iniciativa proposta pela Corregedoria e promovida pela Progep capacitou servidores para a criação de um ambiente universitário mais seguro e respeitoso.

Participantes da primeira turma do curso “Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação no Ambiente Universitário” na última aula do curso, que abordou o aspecto disciplinar do tema

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) finalizou as aulas da primeira turma do curso “Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação no Ambiente Universitário“. A capacitação, proposta pela Corregedoria e promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), integra o Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) 2025 da UFCA e representa um passo importante no compromisso da instituição com a promoção de um ambiente acadêmico e profissional mais seguro e íntegro.

A iniciativa é uma das primeiras ações concretas decorrentes da recém-aprovada Política Institucional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, Violência e Discriminação (Resolução CONSUNI Nº 282, de 29 de julho de 2025), materializando o compromisso da gestão em tirar a diretriz do papel e levá-la para o dia a dia da comunidade acadêmica.

O curso teve como objetivo principal capacitar servidores docentes e técnico-administrativos a identificar, prevenir e combater práticas de assédio e discriminação. A condução dos módulos ficou a cargo das servidoras Roberlanea Almeida, Yane Machado, Débora Bezerra e Márcia Macêdo. Ao longo dos encontros, elas aprofundaram com os participantes os conhecimentos sobre a legislação vigente, as políticas institucionais e os canais de acolhimento e denúncia disponíveis na universidade.

A corregedora da Universidade, Márcia Macêdo, destacou que a formação é uma ferramenta estratégica de prevenção. “Nosso papel vai além de apurar e responsabilizar. É pela educação que promovemos as mudanças mais significativas. Ao capacitar nossos servidores, multiplicamos agentes de transformação e plantamos uma sementinha em cada setor, cultivando a cultura de respeito e empatia que queremos para a UFCA”, afirmou.

Primeiro encontro do curso, que reuniu servidores para discutir os conceitos fundamentais de assédio e discriminação.
O segundo encontro abordou os aspectos psicológicos do assédio e as melhores práticas para o acolhimento das pessoas afetadas.
O estudo de casos marcou o terceiro encontro, focado nas formas de identificação e registro de denúncias.

Diante do retorno positivo da primeira turma, a Corregedoria e a Progep já estudam a possibilidade de ofertar novas edições do curso no próximo ano, bem como de promover eventos para aprofundar os temas abordados. A comunidade acadêmica será informada sobre os próximos passos pelos canais de comunicação oficiais da UFCA.