História
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 02/07/2025 às 11h11

Noturno
Presencial
4.5 anos
0
Icó
Coordenação: Prof.
Bloco X, Sala 1
Sem oferta de novas vagas
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo das sociedades do Oriente Antigo, suas relações como o Ocidente, suas abordagens historiográficas e suas perspectivas teórica e de prática de ensino. São temas a serem abordados: Processos de sedentarização, Urbanização e organização política, Atividades econômicas, Imaginário mitológico, Vida cotidiana e o Ensino de História do Oriente Antigo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A historicidade da produção do conhecimento histórico; Reflexão sobre a construção e a validade do conhecimento histórico e sua constituição enquanto campo de saber e poder ao longo do tempo; Fundamentos epistemológicos e a prática de pesquisa; Reflexões acerca das possibilidades e limites da verdade histórica; Discussão metodológica e a construção do fato histórico; Introdução aos conceitos e referências teóricas básicas e sua ampliação no uso das fontes históricas; Compreender o conceito de tempo para a construção do conhecimento histórico; Os desafios da historiografia contemporânea: veracidade, temporalidade, objetividade, memória, alteridade; O ofício do historiador e os lugares de produção do saber.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Evolução dos conceitos de fontes de informação em História; Tipologia e suportes das fontes históricas; Metodologia de pesquisa com documentos históricos textuais, imagéticos e orais; Políticas de acesso e de uso da informação; Aspectos metodológicos e empíricos do uso da informática na pesquisa com fontes. Arquivos históricos: origem, características e análise dos seus instrumentos de busca e acesso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A construção do pensamento filosófico. Mito. Os grandes filósofos. Objeto de estudo da filosofia e método filosófico. As etapas da filosofia na História. Noções de Filosofia Oriental. Sobre o que trata a Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A leitura como método de interpretação do discurso. A interpretação de textos. A produção escrita textual. A diferença entre oralidade e escrita. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. Coesão e coerência. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. Revisão gramatical: acentuação, uso dos porquês. Adjetivos, advérbios, aposto, vocativo, crase, nexos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
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Estudo das sociedades da Antiguidade Clássica; O conceito de clássico e as apropriações da cultura greco-romana pelo mundo nas épocas moderna e contemporânea; Política, economia, cultura e organização social no mundo greco-romano antigo; Mudanças a partir do contato com o Oriente; As abordagens historiográficas e suas perspectivas teóricas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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A ciência moderna e as possibilidades de construção do saber histórico; Princípios e diretrizes do positivismo, do historicismo e do romantismo na configuração da disciplina histórica; Marxismo e História: conceitos e parâmetros do marxismo no ofício do historiador e o materialismo histórico; A passagem da "história-narração" a "história-problema"; A utilização de novas teorias e técnicas para a explicação e a interpretação histórica; Atividades teórico-práticas: formulação de problemas de pesquisa e procedimentos de análise.
Bibliografia
- BARROS, José D'Assunção. Teoria da História. 5ª Edição. Vozes. 2014
- BARROS, José D'Assunção. Teoria da História. 4ª Edição. Vozes. 2014
- REIS, José Carlos. História & Teoria: historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade.. 2ª Edição. FGV. 2005
- REIS, José Carlos. A Historia entre a Filosofia e a Ciencia. 2ª. Atica. 1999
Carga Horária
64 horas.
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Introdução ao pensamento sociológico; A emergência da sociedade industrial e a consolidação do pensamento social moderno; A configuração da sociologia como campo científico; A história da sociologia: principais problemas, teorias, conceitos e métodos; Pensamento sociológico e a aplicação de seu arcabouço teórico-metodológico para a construção do conhecimento histórico.
Bibliografia
- QUINTEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina; Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução: Alexandre Weneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 11-30. (Introdução do livro)
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos).
- GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia. Ensaios, interpretações e tréplicas. Tradução: Roneide Venancio Majer; Lhauss Bransdini Gerhardt. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p. 11-20. (Capítulo 1: Em defesa da sociologia)
- FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da sociologia. In: FORACHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1997, p.11-20.
- DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- WEBER, Marx. A ética protestante e o ?espírito? do capitalismo. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.
- QUINTEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina; Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução: Alexandre Weneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 11-30. (Introdução do livro)
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos).
- GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia. Ensaios, interpretações e tréplicas. Tradução: Roneide Venancio Majer; Lhauss Bransdini Gerhardt. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p. 11-20. (Capítulo 1: Em defesa da sociologia)
- FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da sociologia. In: FORACHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1997, p.11-20.
- DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- WEBER, Marx. A ética protestante e o ?espírito? do capitalismo. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais; Concepções de patrimônio cultural e patrimônio ambiental; Legislação e mecanismos de proteção do patrimônio cultural e ambiental; Educação patrimonial e difusão cultural das instituições de preservação e de custódia de acervos; O universo dos arquivos e coleções: bibliotecas, museus, arquivos institucionais e centros de documentação; O historiador diante do patrimônio cultural e ambiental e seus processos e transformações.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Resistência os povos nativos no contexto da colonização: aldeamento e a questão indígena; A pecuária e a ocupação do território; Terra, família e poder; Independências e autonomias locais; Algodão e comércio exterior; Escravidão no Ceará, abolicionismo e pós-Abolição; História, literatura e a invenção do Ceará. Remodelação urbana e conflitos sociais em Fortaleza; República e oligarquia Accioly; Pe. Cícero, religiosidade e o Caldeirão; Seca, trabalho e movimentos sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
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64 horas.
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Ementa
O curso visa discutir os principais autores, conceitos e questões que constituíram o campo antropológico; Etnocentrismo, determinismo racial e geográfico; Relativismo cultural e cultura; O desenvolvimento teórico da Antropologia: as teorias evolucionistas e a ideia de progresso; As críticas posteriores ao evolucionismo e a concepção de progresso; A noção de cultura; O desenvolvimento do trabalho de campo na disciplina; As principais tendências do pensamento antropológico.
Bibliografia
- Roque de Barros Laraia. Cultura: um conceito antropológico. . Zahar. 2008
Carga Horária
64 horas.
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A historiografia francesa no século XX: novas aproximações, novos problemas, novos objetos e novas fontes. O movimento francês dos Annales, suas temáticas econômicas, sociais, demográficas, culturais e relativas às mentalidades coletivas; Contribuições teóricas e metodológicas no século XX: a Escola de Frankfurt e a História social inglesa e a Micro história; A virada cultural e a "Nova história": interdisciplinaridade e estudos culturais; A virada linguística e a crítica à escrita da história: narrativa, ficção e literatura; As relações entre a escrita da história e a construção da memória no ofício do historiador. História e temporalidades: reflexão sobre a história do tempo presente e sua relação com o passado por meio da memória. Atividades teórico-práticas: formulação de problemas de pesquisa e procedimentos de análise.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Portugal e a expansão marítima. Comunidades nativas: diversidade cultural e relações conflituosas na América Portuguesa. Representações imaginárias sobre a natureza e os homens do Novo Mundo. Aspectos administrativos, políticos e econômicos no território colonial. Escravidão e sociedade. Revoltas e crise do sistema colonial. Cultura e sociabilidades na América Portuguesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Educação Patrimonial: contexto e conceitos. Interdisciplinaridade e transversalidade nas práticas educativas. Educação Patrimonial e história local: Cultura, Memória e Identidade; Educação e apropriação dos bens culturais materiais e imateriais; Análise e produção de material didático em educação patrimonial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
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Compreensão crítica dos conceitos e temáticas centrais que marcaram o processo de configuração do Ocidente Medieval; Rupturas e permanências com a Antiguidade clássica no tocante às formas de expressão política, econômica e cultural; Processo de formação do feudalismo na Europa; política, economia, sociedade, imaginário e mentalidade; A expansão islâmica e o Império Bizantino.
Bibliografia
- Jêrome Baschet. . A Construção da Ideia de Idade Média. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América.. . Globo. 2006
- Hilário Franco Júnior. As Estruturas Sociais. O Império Bizantino.. . Brasiliense. 1984
- Hilário Franco Júnior. As Cruzadas. . Brasiliense. 1981
Carga Horária
64 horas.
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África: heterogeneidade social e cultural. África o berço da humanidade: pré-história e arqueologia. Estudo da História da África entre os séculos XV e XIX; Islã, migração e circularidade cultural. A expansão colonizadora europeia e a construção do mundo atlântico: choque cultural e narrativas da colonização africana, genocídio e etnocídio; Processo da diáspora forçada para as terras colônias; Africanos e africanidades na constituição da nação Brasileira: sociedade, economia e cultura; Escravidão e pós-abolição: a questão da cidadania. Resistência e memória: questões para o estudo das comunidades quilombolas no Brasil; Identidade negra no Brasil: o movimento negro e a (des)construção de (pre)conceitos acerca da cultura afrodescendente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Memória social e coletiva; Lugares da Memória; Imagem e oralidade; Memória e patrimônio; Monumentos e museus; Bibliotecas públicas e centros de cultura; Patrimônio material e intangível; Espaços urbanos e patrimônio arquitetônico;Noções básicas acerca do patrimônio imaterial; Discussão da noção de patrimônio a partir de uma perspectiva abrangente; Relações entre patrimônio e os conceitos de cultura, memória e identidade; Aspectos históricos do nosso patrimônio nacional e regional; Referências culturais e patrimônio imaterial, sua relação com patrimônios materiais e naturais; Construção das políticas nacionais de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Mundos em confronto: nações indígenas e a colonização europeia no Brasil colonial; Representações românticas sobre os índios no Império. Política indigenista na República: agências, administração de populações, a intervenção disciplinar do Estado; O estabelecimento de tradições e culturas regionais, a antropologia e o movimento indígena; Modelos de análise das questões indígenas: literários e científicos; Estudo dos processos de construção de fronteiras e de identidades étnicas; Ênfase na etnografia do Nordeste e do desenvolvimento dos estudos indígenas no Brasil; Educação indígena: tendências e perspectivas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O conceito sobre patrimônio material (arquitetônico, arqueológico, artístico visual); Processos históricos da formação do patrimônio; Questões da preservação, manutenção e intervenção em bens materiais; Políticas públicas voltadas para o patrimônio histórico; Questões de preservação de acervos, coleções e patrimônio imaterial. Políticas públicas para o patrimônio socioambiental; Conceitos de Gestão Ambiental; Meio ambiente, qualidade ambiental, sistema ambiental; Instrumentos de Política Socioambiental; Instrumentos de gestão ambiental pública - planejamento ambiental, licenciamento, estudo de impactos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sociedades autóctones das Américas; As particularidades econômicas, políticas, sociais e culturais do processo de conquista e colonização desenvolvido pelos europeus no Continente Americano e no Caribe; Reação à dominação e a crise do sistema colonial; Os processos de independência e a formação dos estados-nação nas Américas; Transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nas Américas dos séculos XIX e XX; Geopolítica e relações internacionais; As ditaduras e os processos revolucionários.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Aspectos legais da gestão de acervos e coleções; Implicações na manutenção de bens culturais; Leis de proteção e evolução da legislação na área; Gestão de acervos, coleções e edificações; Relação entre preservação e as políticas públicas correlatas à manutenção do patrimônio.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
O conceito de modernidade e a transição do Feudalismo para o Capitalismo; Os humanistas renascentistas e as mudanças de visões com relação ao homem e à sociedade; As transformações políticas, econômicas e religiosas nos séculos XVI e XVII; Absolutismo e a construção do Estado moderno; Expansão comercial e marítima, mercantilismo e colonização; Reformas religiosas; Inglaterra: Revolução Inglesa e Revolução Industrial.
Bibliografia
- MICELI, Paulo. História Moderna. 1ª. Contexto.. 2016
- CANÊDO, Letícia Bicalho. A Revolução Industrial. 23ª. Atual. 2009
- REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade.. 2ª. FGV. 2005
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista.. 3ª. Brasiliense. 2004
- SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 29ª. Atual Editora. 1994
- HIIL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. . Martins Fontes. 1983
- REIS, José Carlos. In: História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: 2005.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de pesquisa; Etapas da construção do projeto; Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa; Conceitos para a elaboração do relatório de pesquisa; A importância da pesquisa no processo de intervenção social; Exercício de elaboração de projeto de pesquisa, que aponte: objeto, problema, referencial teórico e metodologia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Emancipação Política e formação do Estado Imperial. Romantismo e projetos de identidade nacional. Cultura política no período monárquico. Conflitos Internos e Externos no período imperial. Economia e sociedade. Escravidão e sociedade no contexto da Abolição. A crise do Império e a alternativa republicana. Sociedade e cultura no oitocentos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Discutir o campo de estudo do patrimônio histórico e cultural no Brasil; Enfatizar aspectos da riqueza do valor simbólico do patrimônio; Aspectos do processo de criação e consolidação dos organismos de proteção ao patrimônio; Debates inerentes à preservação, proteção, conservação e gestão de bens culturais e as interfaces entre patrimônio, memória, cultura, identidade e turismo; Leis de proteção e gerenciamento de patrimônio.
Bibliografia
- A alegoria do patrimônio.
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
A filosofia iluminista; A Revolução Francesa e o período napoleônico; A formação da ordem liberal capitalista no mundo: as cidades industriais e a urbanização; a situação das classes populares e suas formas de resistência; O Primeiro Conflito Mundial; A Revolução Russa e os processos revolucionários internacionais; A crise do capitalismo; A ascensão dos estados totalitários e a Segunda Guerra Mundial; O mundo após 1945: a evolução política, social e econômica do capitalismo e do socialismo.
Bibliografia
- REIS FILHO, Daniel; FERREIRA, Jorge et al.. O século XX: o tempo das certezas. . Civilização Brasileira. 2009
- VISENTINI, Paulo; PEREIRA, Analúcia Denilevicz. História do Mundo Contemporâneo. . Vozes. 2008
- REIS FILHO, Daniel; FERREIRA, Jorge et al.. O século XX: o tempo das crises. 4ª. Civilização Brasileira. 2008
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era das Revoluções. 20ª. Paz e Terra. 2006
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era do Capital (1848-1875). . Paz e Terra. 2004
- HOBSBAWM, Eric, J.. A Era dos extremos: o breve século XX. . Companhia das Letras. 1995
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História social do Brasil entre 1889 e 1930; Análise crítica dos processos econômicos, sociais, políticos e culturais do Brasil nos períodos de modernização conservadora (1870 1914); A crise do liberalismo oligárquico (19141930); Estudo da sociedade e historiografia do Brasil na Primeira República; Análise das principais polêmicas e revisões historiográficas contemporâneas sobre o período.
Bibliografia
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. A abertura para o mundo, 1889-1930. vol. 3. Coleção Historia do Brasil Nação. 2012
- FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucia Almeida Neves de. Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo. vol. 2. Civilização Brasileira. 2003
- CARVALHO, José Murilo de.. A Formação da Almas: o imaginário da República no Brasil.. . Companhia das Letras. 1990
- CARVALHO, José Murilo de.. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.. . Companhia das Letras. 1987
Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso; Contato com a realidade profissional alcances e limites da profissão; Identificação da área de atuação.
Bibliografia
- Entre a lógica de mercado e a cidadania: os modelos de gestão do patrimônio cultural
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Normatizações da ABNT para formatação de trabalhos científicos. Orientações sobre projeto de pesquisa e execução da proposta de TCC: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, levantamento e consulta às fontes. Elaboração de relatório(s), artigos, fichamentos, resenhas e demais trabalhos acadêmicos.
Bibliografia
- Eva Maria Lakatos. Fundamentos de Metodologia Científica. . ATLAS. 2009
Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Autoritarismo e democracia; Industrialização, nacionalização, trabalho e tecnificação; Partidos políticos, relações internacionais, cidadania, nacional desenvolvimentismo; Período da ditadura militar e práticas políticas; Igreja e poder, movimentos sociais no campo e nas cidades; Processo de transição democrática, cultural e política. Aspectos sociais e políticos do Brasil entre o fim do século XX e início do XXI.
Bibliografia
- NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. . Contexto. 2017
- FAUTOS, Boris. Hiatória do Brasil. . Editora da Universidade de São Paulo. 2006
- FERREIRA, Jorge. O Imaginario trabalhista: getulismo, PTB e cultura politica popular (1945-1964). . Civilização Brasileira. 2005
- CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração(1930-1945). . Perspectiva. 2001
- CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda politica no Varguismo e Peronismo. . Papirus. 1998
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso; Contato com a realidade profissional alcances e limites da profissão; Identificação da área de atuação.
Bibliografia
- Entre a lógica de mercado e a cidadania: os modelos de gestão do patrimônio cultural
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Disciplina destinada a orientar os/as alunos/as na elaboração de uma monografia que aborde um tema de estudo de História. Encontros coletivos, sob a supervisão docente, para discussão teórico-metodológica dos projetos de trabalho de final de curso dos alunos do bacharelado em História.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo da imagem como fonte e objeto da pesquisa histórica; Abordagem das fontes visuais e da visibilidade como dimensão importante da vida social e dos processos sociais; Procedimentos teórico-metodológicos para análise dos registros visuais e dos regimes visuais pela História; Imagem e representação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O Meio Ambiente como objeto da História: a relação entre os homens e o mundo natural ao longo do tempo; A constituição das paisagens urbanas e rurais; Temas e documentos sobre História Ambiental; A questão ambiental no Brasil: legislação, preservação e os movimentos sociais; Meio ambiente e pensamento intelectual no Ceará do século XIX.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Princípios e conceitos de Ecologia e ecossistema; Marcos teóricos da Educação Ambiental; Ética, interdisciplinar e transversal; Biodiversidade sócio-ambiental; A visão de Educação Patrimonial Ambiental no contexto dos saberes, cultura e patrimônios naturais e imateriais; A transversalidade e o contexto de uma educação pós-moderna; prática docente e a Educação Ambiental; atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental.
Bibliografia
- DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas.9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.
- DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas.9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Histórico das secas no semiárido do Nordeste; Representações acerca do Nordeste e do território semiárido; Processos históricos migratórios; Princípios e ações para a convivência com o fenômeno da seca; Relações entre poder, política e a seca.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Paradigmas clássicos e contemporâneos; Movimentos Sociais: identidade, cidadania e democratização; A Cultura política, cotidiano e ação política nos movimentos sociais; O debate teórico-metodológico sobre movimentos sociais. Movimentos Sociais: identidade e cidadania; A política de Reforma Agrária. Principais mediadores da luta pela terra; As relações de gênero nos movimentos sociais, rurais e urbanos.
Bibliografia
- Thompson e as Ciências Sociais: possibilidades metodologicas para para pensar os movimentos sociais contemporâneos
- Movimentos Sociais na contemporeneidade
- CARTER, Miguel.. Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil.. . Unesp. 2010
- Movimentos sociais rurais: quarenta anos depois
- GOHN, Maria Glóroa da.. Toerias dos Movimentos Sociais: paradigmas classicos e contemporâneos. . Loayola. 1997
- MEDEIROS, Leonilde Servolo de.. MEDEITOS, Leonilde Servolo de.. História dos movimentos socaiais no campo. . FASE. 1989. . FASE. 1989
- MARINS, José Souza de.. Os camponese e a politica no Brasil. . Vozes. 1981
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Instalações e equipamentos para gestão de acervos; Normas e diretrizes para gestão de acervos; Análise das condições para a condição para a preservação do conhecimento histórico; Documento, memória, arquitetura e políticas públicas; Conhecimento das condições para conservação e divulgação de documentos e acervos históricos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Princípios do Direito Ambiental; Sistema Nacional do Meio Ambiente: organização administrativa e hierarquias; Legislações específicas e correlatas referentes às águas, ao ar, ao solo, à fauna e à flora; Licenciamento ambiental; Medidas jurídicas de proteção ao meio ambiente; Responsabilidade penal por danos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte; Manifestações artísticas e seus aspectos históricos: arte como expressão social; Principais tendências da arte da Antiguidade à Contemporaneidade; Perspectivas da história da arte no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Processos históricos do cinema brasileiro; O primeiro cinema e os ciclos regionais; As chanchadas e a Vera Cruz; O cinema novo; A experiência marginal e a Boca do Lixo; As relações entre Estado e Cinema no Brasil; Cinema brasileiro contemporâneo e suas variadas formas de hibridação; O cinema de garagem e o cinema pós-industrial.
Bibliografia
- Ismail Xavier. O cinema brasileiro moderno. . Paz e Terra. 2001
- Paulo Emílio Sales Gomes. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. . Paz e Terra. 1996
Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
As inter-relações entre memória e identidade no contexto urbano; A cidade como espaço de produção cultural e representações sociais e as possibilidades de investigação da dimensão simbólica da materialidade urbana; Os lugares da memória e os acervos institucionais como fonte de pesquisa e ensino de história.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folcloristas e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas; Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica; Expressões culturais e a indústria cultura no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Relações entre os discursos historiográficos e os discursos literários; Condições teóricas para o desenvolvimento de pesquisas nas linhas desta área; A história social da literatura, a literatura como fonte, a literatura como objeto; Discussões acerca do estatuto literário do discurso historiográfico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A historicidade e o espaço museológico. As relações entre museu e a construção do conhecimento histórico. Museu e a educação patrimonial; Funções sociais e políticas públicas museológicas; Questões de teoria e método: o historiador e as pesquisas históricas no espaço museológico; A fundamentação histórica do ato expositivo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folclorista e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas; Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica; Expressões culturais e a indústria cultura no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
A história da fotografia e fotografia na história; O surgimento da fotografia: usos e funções; A fotografia e o crescimento das cidades: (re)invenções da vida moderna; A fotografia e a história do Brasil; A fotografia no processo de investigação e construção da memória.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ementa
Estudo das relações entre História e Memória; Abordagens e usos da História Oral; História Oral e construção de identidades; Pesquisa em história oral: teoria, metodologia e prática; Aspectos da memória social, vivências e narrativas pessoais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Nenhum professor cadastrado.Ementa
Ciclos econômicos no período colonial; A expansão cafeeira; A Pré-Indústria no Brasil; A Indústria e a crise na agro-exportação na República Velha; A Era Vargas e o Nacional Desenvolvimentismo; O período JK e a industrialização; O Regime Militar e o desenvolvimentismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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História da região Nordeste e das práticas e culturas políticas que constituem a identidade regional; Identidades locais, étnicas e de gênero; As ideias e disputas políticas, suas construções simbólicas e imaginárias; As transformações culturais e mudanças espaciais; Representações das identidades espaciais nos discursos literários, cinematográfico, musical, pictórico; Discursos historiográficos e as representações espaciais nos discursos da geografia, da arquitetura, do urbanismo; Os diferentes discursos em torno dos espaços agrários e urbanos; a cultura de massa; a mídia; O sagrado e profano, as religiões, as festas.
Bibliografia
- COSTA, Rogério Heasbaert da.. Regional-global: dilemas da região e a regionalização na geografia contemporânea.. . BERTRAND BRASIL. 2010
- ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Nos destinos de fronteiras: história, espaços e identidade regional. . EDIÇÕES BAGAÇO. 2008
- ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de.. Nordestino: uma invenção do falo-uma história do gênero masculino. . CATA VENTO. 2003
- BARBOSA, Ivone Cordeiro. Sertão: lugar-incomum: o sertão o Ceará na literatura do século XIX.. . RELUME DUMARÁ. 2000
- NEVES, Frederico Castro de.. A Multidão e a História: Saques e outras ações de massas no Ceará.. . RELUME DUMARÁ. 2000
- ALBUQUERQUE JUNIRO, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes.. . CORTEZ. 1999
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Fontes, metodologias e fundamentos para o estudo da história da África; A diversidade étnica, a expansão islâmica e os principais reinos da África ocidental; A inserção africana no mercado mundial durante a expansão europeia e os séculos do tráfico negreiro; O imperialismo e a partilha da África no século XIX; Ocupação europeia e os diferentes colonialismos; Resistências e ideologias anticoloniais, os nacionalismos africanos e a descolonização; As independências; A África atual.
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Aspectos religiosos e culturais presentes no processo formação da sociedade colonial brasileira; Práticas culturais e religiosas que emergem do confronto entre os colonizadores e os povos nativos e africanos; Analisa a atuação da igreja, das ordens religiosas e da inquisição frente a estas expressões culturais e religiosas.
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Princípios e conceitos de ecologia e ecossistemas; Organização em nível de comunidade e população; Ecologia humana aplicada; Ecologia de populações; Aspectos e conceitos em Agroecologia; Uso, modo de apropriação e gestão dos recursos naturais renováveis e não renováveis; Conflitos socioambientais do desenvolvimento rural, desenvolvimento urbano e as políticas públicas.
Bibliografia
- BOFF, Leonardo. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
- ALVIM, Ronaldo Gomes; BADIRU, Ajibola Isau; MARQUES, Juracy (Orgs.). Ecologia humana: uma visão global. Feira de Santana: UEFS, 2014.
- PINHEIRO, A.F.B; MONTEIRO, A.L.F.B.P. Ciências do Ambiente: Ecologia, Poluição e Impacto Ambiental. São Paulo: Editora McGraw-Hill Ltda., 1992.
- BOFF, Leonardo. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
- ALVIM, Ronaldo Gomes; BADIRU, Ajibola Isau; MARQUES, Juracy (Orgs.). Ecologia humana: uma visão global. Feira de Santana: UEFS, 2014.
- PINHEIRO, A.F.B; MONTEIRO, A.L.F.B.P. Ciências do Ambiente: Ecologia, Poluição e Impacto Ambiental. São Paulo: Editora McGraw-Hill Ltda., 1992.
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Doença e práticas de curar na historiografia. Representações do adoecer. Epidemias e seus impactos sociais. Médicos e terapeutas populares. Práticas e representações sobre a morte na produção historiográfica.
Bibliografia
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Discutir as especificidades do sujeito surdo e sua respectiva identidade; Analisar os marcos históricos e conceituais da cultura surda, da educação e filosofia do bilinguismo; Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos e desenvolvendo a habilidade básica para uma comunicação em Libras.
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Reconstrução da afirmação histórica dos direitos humanos, evidenciando e relacionando a história dos conceitos e das doutrinas com a história social e dos acontecimentos: jusnaturalismo clássico e moderno, liberalismo, socialismo, positivismo, anarquismo e cristianismo social e a sua contribuição crítica para a definição dos direitos humanos. Abordagens universalista, relativista, multiculturalista dos direitos humanos.
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A Escrita da História do Brasil. Historiografia e projetos de construção da nacionalidade. Principais autores, diálogos e perspectivas interpretativas sobre o Brasil. Produção e debates atuais na Historiografia Brasileira.
Bibliografia
- FREITAS, Marcos Cezar de (Org).. Historiografia brasileira em perspectiva. 6ª ed.. Contexto. 2007
- REIS, Jose Carlos. As Identidades do Brasil: de Varnhagem a FHC. 9ª. FGV. 2007
- CERTEAU, Michel. A Escrita da História. 2ª ed.. Forense Universitária. 2007
- MOTA, Lourenço Dantas.. Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. vol. 2. Editora Senac. 2000
Carga Horária
64 horas.
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Conceitos de História Econômica; Modos de produção, formação econômicosocial; Sistemas econômicos: Comunismo Primitivo, Despotismo Aldeão, Escravismo, Feudalismo e Capitalismo; Correntes historiográficas e as discussões pertinentes sobre as novas abordagens em História Econômica e Antropologia Econômica.
Bibliografia
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64 horas.
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O pensamento científico no Brasil Império. Ciência e Natureza no Oitocentos. Institucionalização da Medicina no Brasil. Instituições científicas imperiais: museus, faculdades e institutos históricos. Reformas urbanas, estratégias de disciplinarização e táticas de resistência popular. Teorias científicas e o discurso racial na segunda metade do século XIX.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.A lista abaixo representa os docentes que ministraram aulas nos últimos 4 anos em componentes que possuem reserva de vaga para o curso.
Nome | Titulação | Regime de trabalho |
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AMANDA TEIXEIRA DA SILVA | Doutorado | DE |
POLLIANA DE LUNA NUNES BARRETO | Doutorado | 20h |