Projeto Cine Estesia, da UFCA, realiza sessões de cinema abertas ao público para fomentar discussões filosóficas

Publicado em 08/10/2025. Atualizado em 08/10/2025 às 09h11

Incentivar debates filosóficos por meio da exibição de filmes de longa metragem. Esse é o objetivo principal do Cine Estesia: uma iniciativa, criada por estudantes dos cursos de filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), para fomentar o debate filosófico por meio de sessões de cinema e de atividades interativas em grupo.

As exibições dos filmes ocorrem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, no campus Juazeiro do Norte, a partir das 14h30, no Laboratório de Ensino de Filosofia (bloco C, sala C22). Os encontros são gratuitos e abertos ao público externo.

Nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, haverá mais uma sessão da iniciativa, com o filme Blade Runner: O Caçador de Androides (1982). O mediador convidado é o professor de filosofia da UFCA Maxwell Morais, que refletirá, a partir do filme, sobre a existência humana.

Cartaz de divulgação do filme Blade Runner, o Caçador de Androides (1982). Reprodução: Cinema em Foco

Aisthesis

O Cine Estesia foi criado em abril deste ano e é composto por estudantes do Centro Acadêmico de Filosofia Moringa (Cafil). Conforme o discente Tiago Dias, um dos integrantes da iniciativa, o nome do projeto vem do grego aisthesis e significa “experiência estética”: “É uma área da filosofia em que podemos pensar a experiência por meio da arte”, destaca.

Em um sentido mais amplo, o termo que dá nome ao Cine Estesia também se refere ao modo como as pessoas percebem o mundo. Para além da arte, a experiência estética abrange os estudos dos conhecimentos sensíveis, que investigam, entre outros, a confiabilidade do conhecimento humano obtido por meio dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

Logo após a exibição de cada filme, há uma atividade interativa em grupo para discutir os temas vistos em tela. As discussões são guiadas por um mediador convidado pela equipe do projeto, que pode ser um integrante da comunidade universitária da UFCA ou do público externo.

Equipe

Além de Tiago, também integram a equipe do Cine Estesia os discentes Paloma Belém, Lua Pereira, Rafaella Silva, Hentony Galvão e Mairla Costa. A iniciativa é coordenada pelo professor dos cursos de filosofia da UFCA, Gilvanio Moreira.

Para Gilvanio, iniciativas como essa ajudam a estreitar o diálogo entre a comunidade externa e os setores da universidade, destacando aspectos estéticos, filosóficos e sociais da atualidade: [O Cine Estesia] também abre canais de conhecimento e de entretenimento, sendo uma atividade importante para pensar o cinema e a cotidianidade da região e da universidade”, ressaltou.

Programação e sugestões de filmes

Para montar a programação do Cine Estesia, os estudantes do Cafil também aceitam indicação de obras audiovisuais. Essas sugestões podem ser feitas por meio de formulário eletrônico

Os títulos sugeridos serão analisados previamente pela equipe do projeto e poderão integrar a programação oficial, divulgada no Instagram do Cine Estesia (@cine_estesia1).

Segundo Tiago, preferencialmente, os filmes propostos devem ter algum debate voltado para a filosofia: “Nós analisamos se a indicação de filme cabe ao debate e não necessariamente utilizamos textos específicos [para guiar as discussões em grupo]. Fica ao critério do mediador propor um debate mais teórico ou mais aberto, com ou sem textos de apoio”, complementa.

Serviço

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br