Laboratórios
Publicado em 08/05/2025. Atualizado em 13/11/2025 às 10h33
O curso de Psicologia da UFCA oferece aos seus estudantes uma infraestrutura laboratorial diversificada, essencial para o desenvolvimento prático e a inovação. Nossos laboratórios estão distribuídos na FAMED, campus Barbalha.
O ambiente poderá será utilizado para as atividades acadêmicas das disciplinas de Neuropsicologia (CH= 32 horas) e Psicopatologia I e II (CH= 128 horas). O espaço está equipado com 40 microscópios profissionais da marca Zeiss, assentados em mesa com dois assentos.
O ambiente poderá será utilizado para as atividades acadêmicas da disciplina de Fisiologia (CH= 128 horas). O espaço está equipado com nove bancadas de experimentação, cada qual com capacidade para 4 pessoas.
O ambiente poderá será utilizado para as atividades acadêmicas da disciplina de Anatomia (CH= 64 horas). O espaço está equipado com diversas mesas anatômicas, torsos anatômicos diversos resinados e de cadáveres, inteiros ou segmentados.
O ambiente poderá será utilizado para as atividades acadêmicas da disciplina de Análise Experimental do Comportamento (CH= 64 horas) e Metodologia da Pesquisa Científica (CH= 32 horas). O espaço disponibiliza computadores onde os alunos irão estudar os princípios básicos de Análise Experimental do Comportamento através da prática de habilidades de observação, registro, sistematização, análise e interpretação de dados colhidos com o auxílio do software Sniffy versão pro 2.0.
O ambiente poderá será utilizado para as atividades acadêmicas das disciplinas de Neuropsicologia (CH= 32 horas), Análise Experimental do
Comportamento (CH= 64 horas), Psicogerontologia (CH= 64 horas) e Psicofarmacologia (CH= 64 horas). O laboratório desenvolve pesquisa experimental em neurociências, através de modelos animais de isquemia cerebral, doenças neurodegenerativas e neuroinflamação para investigação de drogas e compostos de produtos naturais com potencial neuroprotetor.
Espaço destinado para promover a cultura acadêmica-científica através da capacitação de discentes e docentes para a redação e publicação de artigos científicos, estabelecendo a priori espaços de convergências entre leitura, escrita, produção e autoria. Poderá desenvolver a redação e a publicação de artigos científicos, com base na lógica das atuais exigências científicas, em diversos temas, dentre eles, Psicopatologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia dos Esportes, Psicologia das Emergências e dos Desastres.