Turma exclusiva da UFCA no Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFRN tem sua primeira defesa de dissertação

Publicado em 12/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h08

Fotos: CDP/Progep/UFCA

O Mestrado Profissional em Gestão Pública, fruto de uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ofertou 45 (quarenta e cinco) vagas para servidores técnico-administrativos em educação da UFCA, em três editais, lançados em 2019, em 2020 e em 2021. Os resultados do curso de pós-graduação começaram a se apresentar no último mês de julho, quando o servidor Maxwell Teles da Silva, lotado na Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), defendeu um projeto de intervenção na Universidade, relacionado à Sustentabilidade. O tema do trabalho foi “Monitoramento do Plano de Gestão de Logística Sustentável: uma proposta de intervenção na Universidade Federal do Cariri”.

O Mestrado Profissional em Gestão Pública é uma das ações da política de desenvolvimento de pessoal da UFCA, que tem como objetivo qualificar servidores técnicos da Universidade. A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA) enumerou a importância do mestrado para a instituição: “Sua importância está atrelada ao seu impacto: servidores qualificados; pesquisas que trazem resultados concretos a problemas levantados; elevação do IQCTA [Índice de Qualificação do Corpo Técnico Administrativo] da instituição e fortalecimento da relação com a UFRN”.

Maxwell foi apenas o primeiro dos 45 servidores a concluir o mestrado. A pesquisa dele girou em torno do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFCA. Segundo o agora mestre em Gestão Pública, seu trabalho foi um projeto de intervenção que discutiu e analisou o PLS e propôs uma ferramenta informatizada de monitoramento e divulgação dos indicadores das atividades envolvidas no Plano.

Para Maxwell, que é assistente administrativo e gerente de manutenção predial da Dinfra/UFCA, a realização do mestrado o fez compreender a Universidade como um organismo. Maxwell destacou ainda a importância da participação da comunidade acadêmica nas ações da instituição: “Para mim, a mudança maior que me fez [o mestrado] foi entender que [para] implantar um plano de gestão ou qualquer política institucional de âmbito geral, quanto mais gente participando, maiores são as chances de adesão à política”.

A escolha do PLS como objeto de seu estudo foi pelo fato da Sustentabilidade fazer parte da missão da UFCA. Como membro da comunidade acadêmica, Maxwell percebeu que o Plano não é valorizado o suficiente, até mesmo no que se refere à participação da comunidade. Por isso, ele propôs a ferramenta, que vai ajudar na coleta de informações, da maneira mais automatizada possível, para tentar mitigar a distância entre o PLS e a realidade. Atualmente, Maxwell se dedica a viabilizar a implantação da ferramenta.

Para o servidor, o mestrado em Gestão Pública é importante para a qualificação dos servidores, o que pode repercutir positivamente na instituição. Segundo ele, vão ser apresentados muitos trabalhos interessantes, em diversas áreas, cujas conclusões são facilmente replicáveis em qualquer órgão público. Até dezembro, mais treze trabalhos deverão ser apresentados.

A próxima defesa será no dia 27 de agosto, do servidor Carlos Henrique Porfírio da Silva, contador lotado na Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), com o tema “Política de Assistência Estudantil e taxas de sucesso na graduação: análise de eficiência em uma universidade pública federal”. Segundo a Progep/UFCA, ainda não há previsão para abertura de novas turmas do Mestrado.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
progep@ufca.edu.br