Credenciadas

Publicado em 29/05/2020. Atualizado em 31/08/2022 às 15h01

Fundação ASTEF

FUNDAÇÃO DE APOIO A SERVIÇOS TÉCNICOS, ENSINO E FOMENTO A PESQUISAS (Fastef, link para uma nova página), CNPJ 08.918.421/0001-08, Inscrição Municipal nº 226299, é uma entidade privada sem fins lucrativos, dedicada à prestação de serviços voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico, registrada em cartório através da escritura pública datada de 22 de junho de 2007. É uma fundação de apoio à Universidade Federal do Ceará, submetendo-se ao que preceitua a Lei 8.958/94, regulamentada pelo Decreto 7.423 de 31 de dezembro de 2010. Foi instituída pela ASTEF-ASSOCIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, uma associação privada sem fins lucrativos. Tem sua sede no Campus Universitário do Pici, Bloco 710 Sala B, Bairro Amadeu Furtado, em Fortaleza, Ceará.

REGIMENTO INTERNO (link para uma nova página) – FUNDAÇÃO DE APOIO A SERVIÇOS TÉCNICOS, ENSINO E FOMENTO A PESQUISAS

Fundação FCPC

A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC é uma entidade de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia financeira e administrativa, instituída por escritura pública em 21 de Janeiro de 1977, caracterizando-se por ser a fundação de apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC, nos termos da Lei 8.958, de 20 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto N.º 7.423/10.

A FCPC adquiriu a qualificação de fundação de apoio da Universidade Federal do Ceará com o advento da Lei 8.958/94, que possibilita o credenciamento junto ao Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia. Essa lei define as fundações de apoio como “instituições criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições federais contratantes”.

A FCPC ao longo dos últimos anos tem atuado como fundação de apoio de outras instituições de ensino superior, através de autorização expedida pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT), formado por representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia , em cumprimento a Portaria Interministerial 191, de 13 de março de 2012 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gabinete do Ministro.

REGIMENTO INTERNO (link para uma nova página) – FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Articulação e Relações Institucionais.