PDI UFCA 2025

Publicado em 02/02/2021. Atualizado em 24/11/2023 às 14h05

Apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFCA 2025

Documento-base do PDI UFCA 2025

O documento-base do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri (PDI UFCA 2025) foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFCA (Consuni) em 15 de dezembro de 2022, ratificando o o período de cinco anos entre o ano de 2021 até o ano de 2025 como a vigência da nova Agenda Estratégica da UFCA 2025, que já havia sido aprovada pelo Comitê de Governança da UFCA em maio de 2021 como uma revisão e atualização do Planejamento Estratégico Institucional (PEI UFCA 2025).

  • Link para documento em formato PDF:
    PDI UFCA 2025 – Plano de Desenvolvimento Institucional – Documento final aprovado pelo Consuni

    Baixar documento

    Ultima atualização: 2023-03-29 17:49:33

Vinculação do PDI com o PEI e vigência dos planos institucionais da UFCA

O processo de Planejamento Estratégico Institucional (link para outra aba) prevê, como principais instrumentos de planejamento e desenvolvimento institucional da UFCA,  o Plano Estratégico Institucional (PEI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Assim, o PEI UFCA 2025 foi inicialmente elaborado em 2015 com vigência de 10 anos, como um instrumento direcionador da estratégica e, por conseguinte, orientador do processo de construção tanto do primeiro PDI (vigente de 2016 a 2020) como do seguinte, o PDI UFCA 2025.

Como primeiro passo para construção do PDI UFCA 2025, o PEI foi revisado e atualizado em 2021, não só com o intuito de fundamentar e direcionar estrategicamente a construção do novo PDI. Este plano de desenvolvimento visa também complementar e desdobrar o plano estratégico com a proposição de iniciativas e ações que possam, em ciclos com prazo de 5 anos, contribuir efetivamente para o alcance de objetivos, resultados e metas definidos no PEI, exigindo portanto, um processo de avaliação e revisão anual durante toda sua vigência. Da mesma forma, a Instrução Normativa ME 24/2020 recomenda que o Plano Estratégico Institucional seja monitorado, avaliado e atualizado de forma contínua e com periodicidade pelo menos semestral.

Juntos, esses instrumentos definem o planejamento institucional de longo e de médio prazo, como um direcionamento estratégico comum a ser seguido por toda a Universidade, identificando responsabilidades, garantindo alinhamento e oferecendo meios para medição do sucesso da estratégia de modo focado no alcance de resultados e objetivos institucionais.

Vinculação do Planejamento Orçamentário Institucional à Agenda Estratégica e ao PDI UFCA 2025

Apresentação dos Programas EstratégicosOrçamentários – PDI UFCA 2025

Eles são instrumentos de Governança e Gestão orçamentária institucional que visam facilitar a vinculação, o planejamento, o monitoramento e avaliação da alocação dos recursos orçamentários no tocante aos resultados da atuação e do desenvolvimento da Universidade Federal do Cariri (UFCA).  

Agrupando finalidades e objetivos e iniciativas estratégicas de natureza acadêmica ou administrativa  preestabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA 2025) com os seus respectivos processos e ações de gestão e suporte logístico e operacional que são demandados, os Programas Estratégicos Orçamentários articulam um conjunto de atividades da Cadeia de Valor Institucional (macroprocessos institucionais e processos setoriais) com as iniciativas (projetos estratégicos e ações setoriais) e  resultados previstos ou esperados (resultados-chave e metas estratégicas) considerando um horizonte de cinco anos e uma avaliação anual da disponibilidade dos recursos orçamentários da UFCA. 

A estruturação da proposta orçamentária em programas estratégicos reflete a política orçamentária geral da UFCA por meio da destinação de recursos às atividades consideradas prioritárias para a realização de seus fins estatutários, a modernização institucional, o desenvolvimento de novas atividades, o atendimento de determinada necessidade ou demanda da comunidade acadêmica e o fortalecimento de sua inserção na sociedade.

As ações são os instrumentos de programação para que os objetivos sejam alcançados. Na estruturação dos Programas Estratégicos Orçamentários é fundamental a especificação das respectivas finalidades, entregas, valores, indicadores e metas, assim como, os resultados-chave e processos impactados, as unidades organizacionais responsáveis pela gestão dos recursos e o público-alvo beneficiado pela ação.


Mais informações sobre os Programas Estratégicos Orçamentários do PDI UFCA 2025

Processo e metodologias de construção e participação do PDI UFCA 2025

O processo e a metodologia de construção do PDI UFCA 2025

O segundo Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri (PDI UFCA 2025), foi construído de forma a atender a Lei nº 10.861/2004 (Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES), ao Decreto n° 9235/2017 e às principais recomendações do guia técnico indicado na IN ME nº 24/2020 do Ministério da Economia, que dispõe sobre a elaboração, avaliação e revisão anual do Plano Estratégico Institucional (PEI) dos órgãos e entidades da administração pública federal.

Assim como no PDI anterior, o Referencial Estratégico definido no PEI UFCA 2025 se manteve como plataforma para a construção do novo PDI UFCA 2025, preservando a missão, a visão de futuro, os valores e os princípios da Instituição ali definidos.

Seguindo uma lógica de evolução contínua e gradativa do desenvolvimento institucional, para o novo PDI UFCA 2025, os maiores desafios apresentados para o período de 2021 a 2025 tratam da consolidação e expansão da oferta de vagas, das matrículas e do número de discentes formados, por meio principalmente da adoção de novas tecnologias e seguindo critérios de sustentabilidade ambiental, social e financeira, diante de um cenário futuro de restrições e incertezas orçamentárias.

Tanto os processos de revisão e atualização do PEI e construção da Agenda Estratégica UFCA 2025, como o de elaboração do PDI UFCA 2025 foi orientado, de uma forma geral, pela construção dos instrumentos recomendados para realização do processo de planejamento estratégico institucional, segundo o Guia Técnico de Gestão Estratégica (BRASIL/ME, 2020) citado na IN ME no 24/2020. No projeto de construção do PDI UFCA 2025, além de outras atividades e entregas não previstas pela IN, os principais instrumentos elaborados e que fazem parte da Agenda Estratégica UFCA 2025 são:

  • cadeia de valor e mapa estratégico da instituição;
  • definição da missão, da visão e dos valores da instituição;
  • objetivos estratégicos;
  • indicadores, com seus atributos: fórmula de cálculo, periodicidade de medição, linha de base e metas; e
  • projetos estratégicos a serem desenvolvidos, com suas entregas, prazos e unidade responsável.

A proposição e a validação desses instrumentos e de outros elementos para Agenda Estratégica UFCA 2025 e para o PDI UFCA 2025 ocorreu de forma amplamente colaborativa, com a participação direta do corpo gestor, técnico e docente, considerando diversas fontes e referências para alinhamento estratégico, tanto internas como externas à Instituição.

As atividades realizadas durante todas as etapas do projeto de construção do PDI entregaram instrumentos de planejamento, estudos diagnósticos e relatórios de revisão, como a elaboração do projeto executivo e as capacitações e oficinas técnicas de desenvolvimento do corpo técnico
e gestor em planejamento e gestão estratégica e, posteriormente, as etapas de “Análise Estratégica de Ambiente”, e “Avaliação e Revisão da Estratégia”. Por último, foram realizadas atividades de levantamento de dados e informações para elaboração do “Portfólio de Projetos, Indicadores e Metas Estratégicas”. Desses esforços resultou uma agenda estratégica que agrega resultados e iniciativas passíveis de serem realizadas em todos os níveis, ordenadas por meio de ações integradas e intersetoriais.

Participação da comunidade acadêmica na construção do PDI UFCA 2025

Responsável pela coordenação da construção do novo PDI, a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) desenvolveu um trabalho de acompanhamento e orientação, levando em consideração as sugestões, opiniões e dúvidas de todas as áreas técnicas, dos gestores e de toda a comunidade acadêmica, incluindo servidores docentes e técnicos e estudantes. Assim, o processo de construção da Agenda Estratégica UFCA 2025 foi participativo, envolvendo todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade e contando com a realização de diversas capacitações, oficinas e consultas públicas.

Consulta pública do PDI UFCA 2025: validação da Agenda Estratégica UFCA 2025

Coleta e análise de contribuições (informações. sugestões, críticas e comentários) para a proposta da nova Agenda Estratégica UFCA 2025 aprovada pelo Comitê de Governança da UFCA em maio/2021.

A consulta pública sobre a Agenda Estratégica UFCA 2025 foi disponibilizada por meio da Plataforma “Participa +Brasil” do Governo Federal e teve como escopo a coleta de contribuições sobre os seguintes tópicos: objetivos estratégicos, resultados-chave e indicadores-chave. A
consulta foi aberta no dia 23/07/2021 a encerrada no dia 09/09/2021. Todas as 125 contribuições da consulta pública foram apreciadas pela equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da Proplan. Os participantes da consulta pública receberam retorno da CPGE sobre suas críticas e sugestões. A quase totalidade das contribuições foram acatadas ou de alguma maneira incorporadas às propostas já existentes.

Pesquisa para participação da comunidade acadêmica na elaboração do PDI UFCA 2025 e de avaliação do PDI UFCA 2020

Para coleta de informações e sugestões sobre necessidades e iniciativas para a construção e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA:

Na construção do PDI UFCA 2025, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) responderam a um questionário elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) cujo objetivo foi reunir informações úteis para a construção do Plano referente ao quinquênio 2021-2025. Também foram convidados a participar representantes da sociedade civil externos à Universidade, servidores da instituição (técnico-administrativos ou docentes) e colaboradores terceirizados.

Além de prospectar informações para o novo PDI da UFCA, o questionário da pesquisa teve ainda o objetivo de avaliar o PDI UFCA 2016-2020. (documento pdf – 6441 KB).

Monitoramento, avaliação e revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFCA 2025

Monitoramento e avaliação do PDI UFCA 2025

Monitoramento de Resultados-Chave, Indicadores-Chave e Metas do PDI UFCA 2025

Questionário de Monitoramento de Resultados-Chave, Indicadores-Chave e Metas do PDI UFCA 2025 tem o objetivo de apoiar os setores e unidades da Universidade no processo de coleta de resultados apurados e de projeção de metas relacionadas aos Resultados-Chave (RCs) e Indicadores-Chave (ICs) definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA (PDI UFCA 2025)

Monitoramento de Projetos, Indicadores e Metas Estratégicas do PDI UFCA 2025

Para informações sobre o monitoramento e avaliação das iniciativas e resultados previstos no PDI UFCA 2025 por meio de projetos, indicadores e metas estratégicas, acesse:

.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.