Planejamento Estratégico Institucional – PEI UFCA 2025

Atualizado em 11/02/2020 às 15h25

O Planejamento Estratégico Institucional (PEI) é o processo para formulação e acompanhamento da estratégia de atuação da UFCA durante o período de dez anos compreendido entre 2016 e 2025. O objetivo principal do PEI é produzir conhecimento sobre o ambiente ao qual a instituição está inserida, e conferir maior racionalidade às ações da universidade no alcance da sua visão de futuro e no cumprimento da sua missão e objetivos institucionais.

O PEI da UFCA foi desenvolvido e é monitorado segundo uma metodologia de gestão por resultados conhecida como Balanced Scorecard (BSC). Essa metodologia, aplicada na UFCA de uma forma específica para organizações públicas, tem atendido aos requisitos da gestão e da comunidade universitária, de um processo baseado na excelência técnica dos resultados, na transparência, na oportunidade de participação e no compartilhamento de decisões.

O Plano Estratégico Institucional UFCA 2025 contém o detalhamento de todos os elementos que compõem o PEI e o Referencial Estratégico da UFCA, bem como a especificação do processo e da metodologia utilizada para sua elaboração e acompanhamento.

PROPLAN/UFCA - Planejamento Estratégico Institucional - PEI - 2015/2025

Baixar documento

Ultima atualização: 2020-02-11 13:43:51

Referencial Estratégico da UFCA

O Referencial Estratégico de uma instituição corresponde aos elementos fundamentais que dão base ao Planejamento Estratégico, sendo eles: missão institucional; valores ou princípios organizacionais; e visão de futuro. O Referencial Estratégico da UFCA é a parte mais importante do PEI, pois direciona as atividades de elaboração dos demais elementos e instrumentos da estratégia institucional.

Referencial Estratégico (link para outra aba)

Mapa Estratégico UFCA 2025

Além da missão e visão da UFCA, o Planejamento Estratégico Institucional define um conjunto de Valores Institucionais e de Objetivos Estratégicos que direcionam as ações da universidade em todas as áreas de atuação administrativa e acadêmica. Esses elementos compõem o Referencial Estratégico e estão representados no Mapa Estratégico da UFCA 2025, instrumento do BSC, que visa traduzir a estratégia para alcançar a visão do futuro e realizar a missão, possibilitando a identificação das ações necessárias para alcançar os objetivos estratégicos da instituição.

PROPLAN/UFCA - Mapa Estratégico da UFCA

Baixar documento

Ultima atualização: 2020-02-11 08:20:31

Objetivos Estratégicos da UFCA

A missão, a visão e a estratégia da UFCA foram traduzidos em desafios institucionais ou Objetivos Estratégicos, e estruturados sob as Perspectivas de Resultados (Sociedade); de Processos Internos; de Aprendizado, Crescimento e Inovação (Pessoas e Tecnologia); e Financeira (Orçamento), as quais mantêm uma relação de causa e efeito, segundo a metodologia Balanced Scorecard (BSC).

Perspectiva de Resultados: Sociedade

Contribuição para o Desenvolvimento Sócio-Econômico e a Dinâmica Cultural

Atuar para que as ações da UFCA tenham impacto significativo na dinâmica do desenvolvimento socioeconômico e na cultura local. Esta atuação deve ser pautada pelo respeito à diversidade cultural e às praticas já existentes, sem, contudo, abrir mão de uma perspectiva crítica e da proposição de novos modelos e soluções para os dilemas existentes na região.

Formação de Pessoas Capazes de Participar em Ações Transformadoras na Sociedade

Auxiliar a formação de cidadãos com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável, cientes das dimensões cultural, ambiental e socioeconômica.

Perspectiva de Processo Internos: Atuação Articulada para a Sustentabilidade (ensino, pesquisa, extensão e cultura)

Intensificar e Integrar as Ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura

Buscar o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura, ao mesmo tempo em que se promove a articulação entre estas dimensões, tendo-se em vista os objetivos comuns da universidade. Esta articulação deve ocorrer reconhecendo e potencializando as especificidades de cada pró-reitoria fim, assim como suas ações particularidades.

Alinhar, Consolidar e Criar Cursos em Consonância com a Estratégia

Aumentar o número de vagas discentes na UFCA com a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação e expansão dos cursos já existentes, visando ao cumprimento do papel transformador e desenvolvedor do território no qual está inserida a universidade federal do cariri. Cumpre ressaltar que a melhoria dos cursos já existentes também deve ser foco permanente.

Perspectiva de Processo Internos: Eficiência

Promover Metodologias Educacionais Adequadas

Fazer com que as estratégias didático-pedagógicas descritas nos PPCs dos cursos gerem impacto positivo no processo de aprendizagem do aluno, não só na dimensão quantitativa, mas também qualitativa.

Implantar e Adequar Sistemas de Informação Corporativa

Prover sistemas de informação capazes de apoiar a gestão na tomada de decisão, tendo como foco principal a melhoria no ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Perspectiva de Processo Internos: Relacionamento Institucional

Integrar a Universidade com a Comunidade e Promover a Internacionalização

A UFCA é parte da sociedade e suas ações acadêmicas terão como finalidade a obtenção de resultados em benefício da comunidade. A universidade desenvolverá sua inserção e contribuição social por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que contribuam para o diálogo com os diversos atores e segmentos sociais, e a apresentação de alternativas para os problemas socioambientais caririenses. Divulgar a UFCA e promover a interação com organismos e instituições internacionais por meio de acordos de cooperação, objetivando fomentar as atividades acadêmicas em âmbito internacional e possibilitar o intercâmbio de pessoas.

Ampliar e Aperfeiçoar os Canais de Comunicação Interna e Externa

Assegurar o direito à informação à comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnico-administrativos) e para o público externo da UFCA, inserindo-a no circuito de divulgação da educação pública brasileira, sob os pilares da acessibilidade, internacionalidade, responsabilidade social e eficiência.

Perspectiva de Processo Internos: Gestão e Inovação

Desenvolver Modelo de Governança com Foco na Gestão Participativa

Promover boas práticas de governança pública na instituição, levando em consideração princípios norteadores tais como cumprimento de leis, qualidade dos serviços prestados, transparência e gerenciamento de riscos. Proporcionar o acesso e o diálogo da comunidade acadêmica e da sociedade em geral junto aos gestores, viabilizando uma gestão efetivamente participativa.

Promover a Otimização dos Processos de Trabalho

Promover boas práticas de gestão pública e universitária com foco na melhoria contínua dos fluxos organizacionais, atendendo a critérios de avaliação da eficiência e da efetividade dos processos administrativos. Os modelos, métodos e sistemas de gestão devem permitir a integração das unidades e a desburocratização das atividades administrativas, apoiando a implementação da estratégia institucional e permitindo o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e das informações fornecidas à comunidade interna e à sociedade em geral.

Integrar as Ações da Gestão Estratégica

Realizar o planejamento e a gestão da estratégia institucional como um processo integrado e participativo que envolva os setores e as pessoas no desenvolvimento e na avaliação dos programas, projetos e iniciativas estratégicas. A gestão estratégica deve apoiar as unidades acadêmicas e administrativas na elaboração, execução e acompanhamento de planos e ações alinhados e integrados ao planejamento estratégico institucional.

Perspectiva Aprendizado, Crescimento e Inovação: Pessoas e Tecnologia

Adequar o Quadro de Pessoal

Analisar as unidades acadêmicas e administrativas em relação à qualificação e quantificação do quadro de servidores existentes, identificando as não conformidades e equalizando as competências inerentes a cada cargo, distribuindo os servidores de acordo com as competências necessárias e as atribuições a serem desempenhadas.

Capacitar por Competências com Foco em Resultados Institucionais

Criar uma política de capacitação contínua e progressiva entre os servidores, baseada na gestão por competências visando à estratégia da instituição. Refere-se à participação dos servidores em capacitações e qualificações internas e externas, de curta, média e longa duração a fim de oportunizar a formação e aperfeiçoamento da gestão e dos servidores docentes e técnico-administrativos. As capacitações devem atender ao plano anual de capacitação com ações específicas para o desenvolvimento de competências.

Atrair, Valorizar e Estimular a Permanência das Pessoas

Contribuir com a realização de atividades que visem o fortalecimento da imagem da instituição, atraindo pessoas com competências que atendam as estratégias da universidade e a valorização do servidor através de ações voltadas para a qualidade de vida e incentivo ao seu desenvolvimento, a fim de construir um ambiente organizacional favorável ao crescimento e à realização das pessoas.

Perspectiva Financeira: Orçamento

Buscar e Gerir Adequadamente os Recursos Necessários para a Implantação da Estratégia e a Expansão da UFCA

Elaborar e executar o planejamento e a gestão orçamentária institucional, como um processo integrado com foco no desenvolvimento econômico e sustentável além de buscar alternativas para captação de recursos adicionais que não estejam previstos no orçamento anual e acompanhar a variação orçamentária para melhor aplicação dos recursos disponíveis.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.