Planejamento Estratégico Institucional – PEI

Atualizado em 19/07/2019 às 10h52

Apresentação

O Planejamento Estratégico Institucional – PEI é o processo para formulação e acompanhamento da estratégia de atuação da UFCA ao longo dos próximos dez anos. O objetivo principal do PEI é produzir conhecimento sobre o ambiente ao qual a instituição está inserida, e conferir maior racionalidade às ações da universidade no alcance da sua visão de futuro e no cumprimento da sua missão institucional. 

É por meio do Planejamento Estratégico Institucional que serão elaborados o Plano Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que juntos, irão fornecer o direcionamento comum a ser seguido por toda a universidade, identificando responsabilidades, garantindo alinhamento e oferecendo meios para medição do sucesso da estratégia de modo focado, visando o alcance dos objetivos institucionais. 

Visando à melhoria da educação superior brasileira, o Ministério da Educação introduziu como parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior – IES, a prática do planejamento em instituições de educação superior. A partir da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, institui-se a necessidade de elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Além disso o SINAES vincula a avaliação do desempenho institucional aos resultados previstos no PDI, em termos de cumprimento dos objetivos e alcance das metas estipuladas. Dessa forma, o PDI é o mais importante instrumento de gestão resultante do Planejamento Estratégico Institucional – PEI.

PROPLAN/UFCA - Planejamento Estratégico Institucional - PEI - 2015/2025

Baixar documento

Ultima atualização: 2019-07-17 14:30:44


Projeto de Elaboração do PEI

O PEI está sendo desenvolvido na UFCA segundo uma metodologia de Gestão por Resultados conhecida como Balanced Scorecard – BSC, aplicada de uma forma específica para organizações públicas, e que tem atendido aos requisitos de um processo baseado na excelência técnica dos resultados, na transparência, na oportunidade de participação e no compartilhamento de decisões.

A elaboração do PEI da UFCA está definida como um projeto composto de fases, atividades e suas respectivas entregas. A Estrutura Analítica do Projeto – EAP do Planejamento Estratégico da UFCA é uma ferramenta de comunicação do projeto que mostra as principais entregas, a sequência em que serão desenvolvidas e o estado ou percentual de execução de cada uma delas:

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.