Planejamento Estratégico Institucional – PEI UFCA 2025

Publicado em 02/07/2019. Atualizado em 14/09/2023 às 15h49

O Planejamento Estratégico Institucional da UFCA

Apresentação: definição, fundamentação legal e metodologia

O Planejamento Estratégico Institucional (PEI) é o processo para formulação e acompanhamento da estratégia de atuação da UFCA durante o período de dez anos compreendido entre 2016 e 2025. O objetivo principal do PEI é produzir conhecimento sobre o ambiente ao qual a instituição está inserida, e conferir maior racionalidade às ações da universidade no alcance da sua visão de futuro e no cumprimento da sua missão e objetivos institucionais.

Uma importante norma de natureza infra legal que o Planejamento Estratégico Institucional da UFCA (PEI UFCA 2025) visa a atender é a Instrução Normativa (IN) nº 24/2020 do Ministério da Economia, que dispõe sobre a elaboração, avaliação e revisão anual do Plano Estratégico Institucional (PEI) dos órgãos e entidades da administração pública federal. Para a realização do processo de planejamento estratégico institucional, a referida IN recomenda elaborar instrumentos como a cadeia de valor, o referencial estratégico e o mapa dos objetivos estratégicos com indicadores e metas associadas, além de projetos estratégicos a serem desenvolvidos.

O PEI da UFCA foi desenvolvido e é monitorado segundo uma metodologia de gestão por resultados conhecida como Balanced Scorecard (BSC). Essa metodologia, aplicada na UFCA de uma forma específica para organizações públicas, tem atendido aos requisitos da gestão e da comunidade universitária, de um processo baseado na excelência técnica dos resultados, na transparência, na oportunidade de participação e no compartilhamento de decisões.

Documento do Plano Estratégico Institucional (PEI UFCA 2025)

A segunda versão do Plano Estratégico Institucional (PEI UFCA 2025) é uma publicação que destaca do documento final do PDI UFCA 2025 (link para outra aba) os conteúdos que compõem o Perfil Institucional, o Referencial Estratégico e a Agenda Estratégica UFCA 2025, além da especificação do processo e da metodologia utilizada para sua elaboração e acompanhamento.

Link para documento em formato PDF:

PEI UFCA 2025 - Planejamento Estratégico Institucional - Perfil Institucional e Agenda Estratégica UFCA 2025

Planejamento Estratégico Institucional (PEI UFCA 2025)

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-02-23 12:07:22

Agenda Estratégica UFCA 2025

Apresentação: definição, justificativa e processo de elaboração

A Agenda Estratégica UFCA 2025 compreende uma carta de intenções e resultados desejados e definidos como estratégicos para atuação da Universidade no período compreendido entre os anos de 2021 e 2025.

A Agenda Estratégica é o elemento central do PDI e seu conteúdo corresponde aos elementos estruturantes do Plano Estratégico Institucional (PEI), pois é composta pelo referencial e mapa estratégicos, que definem a missão, a visão de futuro, os valores, os princípios e os objetivos estratégicos da Instituição.

A revisão do mapa estratégico e a construção de uma nova Agenda Estratégica UFCA 2025, por meio da atualização das dimensões, eixos e objetivos estratégicos, justifica-se não apenas pelos novos desafios apresentados para as Universidades e o serviço público de forma geral, e para a educação e a UFCA em específico, mas também pelo atual estágio de desenvolvimento institucional proporcionado pelo bom desempenho alcançado na implementação das ações e indicadores do PEI e PDI UFCA 2020, sobretudo com relação à estruturação básica para gestão dos setores administrativos e unidades acadêmicas e ao desenvolvimento da infraestrutura física e tecnológica.

Seguindo uma lógica de evolução contínua e gradativa do desenvolvimento institucional, para os novos PEI e PDI UFCA 2025, os maiores desafios apresentados agora tratam da consolidação e expansão da oferta de vagas, das matrículas e do número de discentes formados, por meio principalmente da adoção de novas tecnologias e seguindo critérios de sustentabilidade ambiental, social e financeira, diante de um cenário futuro de restrições e incertezas orçamentárias.

Os Objetivos Estratégicos e o Mapa Estratégico da Instituição foram revisados e atualizados antes de serem aprovados no Comitê de Governança da UFCA no ano de 2021 como a nova Agenda Estratégica UFCA 2025. Em seguida, a proposta inicial da Agenda Estratégica UFCA 2025 foi apresentada e submetida à apreciação e ao aprimoramento da comunidade acadêmica por meio de consulta pública, para ainda no ano de 2022 ser apreciada e referendada pelo Conselho Universitário (Consuni) juntamente com o documento final do novo PDI UFCA 2025.

Referencial Estratégico: Missão, Visão, Valores e Princípios Institucionais

O Referencial Estratégico de uma instituição corresponde ao conjunto dos elementos fundamentais que dão base e direcionamento ao processo de planejamento e gestão estratégica, como a missão institucional, a visão de futuro e os valores ou princípios institucionais.

Mapa Estratégico UFCA 2025

O Mapa Estratégico da UFCA foi estruturado a partir de um conjunto de quatro dimensões estratégicas baseadas nas dimensões adaptadas do modelo BSC para organizações públicas, e em grandes eixos temáticos que agrupam um conjunto de onze objetivos estratégicos da Instituição.

Dimensões, Eixos e Objetivos Estratégicos da UFCA

A missão, a visão e a estratégia da UFCA foram traduzidas em desafios institucionais ou objetivos estratégicos, e estruturadas sob as seguintes perspectivas ou Dimensões Estratégicas: Sociedade; Atuação Acadêmica; Governança e Gestão; e Orçamento e Infraestrutura.

Dimensões Estratégicas:

Eixo Estratégico: Entregas para a Sociedade

Objetivo Estratégico <OE-01> : Contribuir para o desenvolvimento sustentável e a dinâmica cultural do Cariri, por meio da formação de pessoas capazes de criar e promover ações transformadoras da sociedade

Atuar para que as ações da UFCA tenham impacto positivo significativo no desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico do Cariri e na cultura local. Esta atuação deve ser pautada pelo compromisso com os valores éticos e institucionais, e com o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental, pela pesquisa e inovação, pela inclusão social e respeito à diversidade cultural e às práticas já existentes, sem renunciar a uma perspectiva crítica e da proposição de novos modelos e soluções para os dilemas existentes do Cariri.

Eixo Estratégico: Articulação entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Internacionalização

Objetivo Estratégico <OE-02> : Intensificar e integrar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Internacionalização.

Fortalecer as ações, iniciativas e políticas de ensino, pesquisa, extensão e cultura com base no processo participativo e promovendo a articulação entre estas dimensões de forma orientada aos objetivos da Universidade. Esta articulação deve prospectar oportunidades de interação com instituições regionais, nacionais e internacionais por meio de acordos de cooperação em atividades acadêmicas, e possibilitar o intercâmbio de pessoas, fomentando a integração e a excelência das atividades acadêmicas e a internacionalização da UFCA.

.

Eixo Estratégico: Expansão da Oferta de Vagas e de Cursos

Objetivo Estratégico <OE-03> : Implantar, consolidar e estruturar cursos em consonância com a estratégia visando à ampliação da oferta de vagas.

Implantar novos cursos de graduação e pós-graduação e aumentar a oferta de vagas em cursos existentes, em linha com o desenvolvimento territorial e com as necessidades da sociedade do Cariri, com foco na melhoria de desempenho em termos de ocupação de vagas, taxa de sucesso, retenção e evasão.

.

Eixo Estratégico: Apoio à Formação – Tecnologias Educacionais

Objetivo Estratégico <OE-04>: Promover metodologias e tecnologias educacionais presenciais e não presenciais eficazes.

Adotar e disseminar metodologias, estratégias e tecnologias didático-pedagógicas que gerem impacto positivo no processo de aprendizagem, nas dimensões quantitativa e qualitativa, amparadas nos princípios de eficiência, emancipação dos discentes e respeito à diversidade, nas modalidades de ensino presencial, não-presencial e híbrido.

.

Eixo Estratégico: Apoio à Formação – Assistência Estudantil

Objetivo Estratégico <OE-05>: Cuidar das condições de permanência e contribuir para o êxito acadêmico dos estudantes

Desenvolver ações institucionais que contribuam para o acesso, a permanência, inclusão, qualidade de vida e o êxito acadêmico, na perspectiva da redução da evasão e da retenção, bem como da democratização da educação superior.

Eixo Estratégico: Comunicação Institucional e Relacionamento com a Sociedade

Objetivo Estratégico <OE-06> : Promover e fortalecer a integração da Universidade com a sociedade e aprimorar a comunicação interna e externa

A UFCA é parte da sociedade e suas ações terão como finalidade a obtenção de resultados em benefício da comunidade, assegurando o direito à informação à comunidade acadêmica e para o público externo, inclusive por meio de soluções de Governo Eletrônico (E-Gov). A Universidade desenvolverá sua inserção e contribuição social por meio de ações acadêmicas que dialoguem com os diversos atores e segmentos sociais e construam alternativas para os problemas do território do Cariri, buscando a formação de parcerias com entidades do setor público e privado e a captação de recursos não previstos no orçamento anual.

.

Eixo Estratégico: Apoio à Tomada de Decisão: Estratégia, Tecnologia e Participação

Objetivo Estratégico <OE-07> : Aprimorar e consolidar o modelo de governança e gestão estratégica em todos os níveis e unidades organizacionais

Institucionalizar boas práticas de gestão, governança e integridade pública, com foco em resultados institucionais e considerando princípios e critérios de transparência pública, governo eletrônico (e-gov) e transformação digital, accountability, gerenciamento de riscos, eficiência, desburocratização e melhoria contínua dos processos. A gestão estratégica institucional integra os processos de avaliação de desempenho, os setores e as pessoas para desenvolver e avaliar programas, projetos e iniciativas estratégicas, além de apoiar as unidades acadêmicas e administrativas na elaboração, execução e acompanhamento de planos e iniciativas setoriais. A definição de metas, indicadores de desempenho e rotinas de avaliação deve ser alinhada com o Plano Estratégico Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e com os diagnósticos do processo de Autoavaliação Institucional da UFCA.

Objetivo Estratégico <OE-08>: Criar, integrar e disponibilizar soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) com foco na segurança da informação, tomada de decisão e automatização de processos.

Promover a transformação digital e prover sistemas gerenciais e estratégicos, soluções e estruturas de gestão de dados e inteligência informacional, baseadas em princípios de governança, transparência, e
acessibilidade, capazes de apoiar a gestão no monitoramento, avaliação e tomada de decisão, tendo como foco principal a melhoria no ensino, pesquisa, extensão e cultura.

.

Eixo Estratégico: Gestão de Pessoas

Objetivo Estratégico <OE-09>: Promover a gestão de pessoas com foco no desenvolvimento de competências, na excelência e na satisfação com a qualidade de vida profissional.

Atrair, valorizar e estimular a permanência de pessoas com base em ações voltadas para o desenvolvimento contínuo de competências pessoais e profissionais de gestores, docentes e técnicos administrativos, e para a promoção da qualidade de vida por meio da satisfação com o ambiente e rotinas de trabalho, segundo uma política de contratação e gestão de pessoas alinhada com a estratégia institucional.

Eixo Estratégico: Infraestrutura Física e Tecnológica

Objetivo Estratégico <OE-10> : Redimensionar e ampliar a infraestrutura física e tecnológica, com foco na sustentabilidade e acessibilidade.

Adequar os espaços físicos e os ativos tecnológicos existentes e dimensionar os futuros, de maneira a atender as necessidades da comunidade universitária, comprometendo-se com acessibilidade, o conforto e o uso de novas tecnologias construtivas com foco na sustentabilidade, e buscando aprimorar a gestão de riscos relacionados à aos espaços físicos, aos equipamentos e infraestrutura tecnológica e a outros ativos patrimoniais.

.

Eixo Estratégico: Sustentabilidade Financeira

Objetivo Estratégico <OE-11> : Buscar e promover a sustentabilidade orçamentária e financeira, com foco em economicidade e captação de recursos adicionais.

Elaborar e executar o planejamento e a gestão orçamentária e financeira como um processo integrado com foco no desenvolvimento institucional, pautado na efetividade e sustentabilidade econômica, na melhoria da qualidade do gasto público e na busca por alternativas para captação
de recursos adicionais não previstos no Orçamento Geral da União – OGU.

Dados Abertos da Agenda Estratégica UFCA 2025

Os arquivos listados abaixo contém os dados abertos da Agenda Estratégica UFCA 2025, estruturada em linhas e colunas e em formato CSV legível por máquinas, conforme determina o Decreto Nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal:

Outros Instrumentos, Diagramas, Modelos e Guias Técnicos do PEI UFCA 2025

Organograma Institucional

O Organograma Institucional ou Organograma Geral da UFCA mostrado abaixo é uma representação da macroestrutura organizacional em um formato circular, cujo centro representa a Administração Superior. O hemisfério superior refere-se aos Órgãos de Deliberação Coletiva, e o hemisfério inferior refere-se aos Órgãos da Administração Acadêmica, de caráter executivo. As dimensões Acadêmica e Administrativa da gestão da Universidade são representadas, respectivamente, pelos órgãos e setores dos quadrantes à esquerda e à direita no Organograma Institucional

Cadeia de Valor da UFCA: Recursos, Macroprocessos e Valores Públicos

A cadeia de valor é uma ferramenta de gestão que permite representar uma organização como um sistema, composto por um conjunto de subsistemas equivalentes a atividades ou macroprocessos, supridos por entradas (insumos, recursos ou demandas), e compostos por processos ou
funções de operação e transformação
responsáveis por saídas ou entregas (serviços ou produtos) que são os valores públicos que a Instituição entrega para a sociedade.

Modelo Institucionais: Modelo Canvas e Modelo de Negócio

O Modelo Institucional Canvas é uma ferramenta de planejamento e gestão estratégica na forma de diagrama ou mapa visual que permite esboçar, visualizar e desenvolver o modelo organizacional. Ele é segmentado em nove blocos ou dimensões de informações básicas que traduzem toda a atuação da instituição.

Abaixo é mostrado o diagrama do Modelo Institucional Canvas da UFCA:

O Modelo de Negócios é outro tipo de instrumento de gestão estratégica que permite apresentar os principais elementos e informações do negócio em que atua a organização. É apresentado na forma de um diagrama, agregando informações e dados quantitativos sobre o público-alvo, os recursos, os processos e sobre os últimos resultados alcançados pela
instituição.

Abaixo é mostrado o diagrama do Modelo de Negócios da UFCA atualizado com dados e informações referentes até o ano de 2022:

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.