Conheça os cursos de graduação da UFCA: Licenciatura em Biologia

Publicado em 26/04/2023. Atualizado em 26/04/2023 às 17h48

Vagas: 14 vagas anuais
Semestres: 8
Modalidade: licenciatura
Campus: Brejo Santo
Período: vespertino/noturno

No Brasil, existe uma carência de professores/as de ensino fundamental e médio de diversas áreas, entre elas, a Biologia. Na região do Cariri, essa falta se aprofunda, pois, principalmente no ensino fundamental, muitos/as professores/as de Ciências não são formados na área de Biologia ou, em alguns casos, sequer possuem formação superior. 

Com a intenção de contribuir com a formação de docentes da educação básica, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece, desde o semestre 2017.1, a licenciatura em Biologia no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), em Brejo Santo. Nessa unidade acadêmica, também são ofertadas as licenciaturas em Física, Química, Matemática, Interdisciplinar em Ciências Naturais e Pedagogia. 

Até a edição 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para cursar Biologia na UFCA, era necessário ingressar primeiro na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN). Ao final da graduação, o/a estudante poderia, se quisesse, ingressar em um dos seguintes cursos específicos: Biologia, Matemática, Física ou Química. O ingresso nessas licenciaturas específicas, portanto, só ocorria por meio do ingresso em LICN, não havendo vagas para entrada direto pelo Sisu.  

Na edição 2023, o ingresso em cinco cursos de Brejo Santo mudou. As vagas da Licenciatura Interdisciplinar foram distribuídas para Biologia (14) e também para Matemática (14), Física (14), Química (14) e LICN (14), que passou a se chamar Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Os/as candidatos/as, agora, podem concorrer à Biologia (ou outra licenciatura específica) logo no Sisu, sem precisar passar pela LICN antes.  

A chegada de novos/as estudantes também pode ocorrer via editais específicos da UFCA de ingresso de graduados/as e transferidos/as, caso o número de vagas anuais oferecidas pelo curso de Licenciatura em Biologia, por meio do Sisu, não seja completamente preenchido.

Foto de um grupo de pessoas (estudantes e professoras) sorrindo. No meio delas está um banner com uma imagem do soldadinho do Araripe
Atividade externa da disciplina Biologia da Conservação Foto: Arquivo Pessoal

Mudança de PPC

As mudanças não atingiram apenas a forma de ingresso e a quantidade de vagas. Conforme a coordenadora atual da licenciatura, professora Jacqueline Cosmo Andrade, a Biologia iniciará uma nova fase no semestre 2023.1, que, na UFCA, está previsto para iniciar em julho de 2023. Por isso, um novo projeto Político Pedagógico de Curso (PPC), aprovado em 2022, passará a entrar em vigor. 

O PPC é um documento aprovado coletivamente nas universidades, que define todas as diretrizes dos cursos de graduação. Cada curso possui seu próprio PPC, que contém informações sobre o histórico, a carga horária, as disciplinas, as políticas institucionais e o propósito daquela graduação.

O PCC também traz definições sobre a gestão acadêmica, as ações de avaliação, o acompanhamento dos egressos, a infraestrutura e os recursos humanos necessários para funcionamento, entre outras informações. 

Histórico

O primeiro curso a funcionar no IFE/UFCA foi o de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Em seguida, de acordo com Jacqueline Cosmo, para adequar e melhorar a formação de professores/as do ensino médio, uma nova redação foi dada à resolução que criou a Licenciatura Interdisciplinar.

Assim, foi permitida a criação do curso de licenciatura em Biologia, com a oferta anual de 30 vagas e duração de três semestres. Nesse caso, o/a estudante de Biologia necessariamente teria de ser egresso/a do curso de Ciências Naturais e Matemática. 

Cinco estudantes mulheres no meio de uma floresta
Estudantes do curso de Biologia, em aula de campo da disciplina de Parasitologia.
Foto: Arquivo pessoal

Após vários estudos diagnósticos realizados pelas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia e dos/as docentes da área pedagógica do IFE, com o objetivo sempre de melhorar a formação de professores/as, Jacqueline Cosmo explicou que foi instituída a separação das licenciaturas em Ciências e Matemática do curso de Licenciatura Interdisciplinar. 

Essa proposta criou então o curso de licenciatura em Biologia, desvinculado da LI, provocando todas as mudanças já explicadas. Atualmente, a graduação conta com oito professores, todos com doutorado.

Estrutura curricular 

No novo formato do curso, ao longo de oito semestres (extensíveis até 12 semestres), os/as graduandos/as em Biologia passarão por disciplinas obrigatórias e optativas, divididas em três grupos.

No grupo I, estão as disciplinas de conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos; no II, aquelas de conhecimentos específicos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC – documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais da Educação Básica); no grupo III, estão as disciplinas de prática pedagógica. 

Dessa forma, no grupo I, onde estão situados os conhecimentos mais gerais, os/as estudantes têm acesso às disciplinas de Princípios de Matemática, Princípios de Ciências Naturais, Metodologia do Trabalho Científico, Fundamentos de Física, Química Geral, Psicologia da Aprendizagem, entre outras. 

Uma mulher, de óculos, em primeiro plano fazendo uma selfie e outras seis mulheres, de jaleco, em segundo plano. Elas estão dentro de um laboratório
Professora Jacqueline Cosmo (de azul e de óculos), coordenadora do curso de Biologia, com estudantes. Foto: Arquivo pessoal

O grupo II traz os conhecimentos mais específicos sobre o curso. Fazem parte dele as disciplinas de Bioquímica Geral, de Anatomia Humana, de Histologia Animal, de Genética, de Fisiologia Humana, de Zoologia dos Invertebrados, de Zoologia dos Vertebrados, de Ecologia de Indivíduos e Populações, entre outras. 

Por último, as disciplinas de práticas pedagógicas proporcionam ao/à estudante conhecimento sobre Legislação e Docência na Educação Básica; Filosofia e História das Ciências; Educação Sexual, Saúde e Cultura; Instrumentação para o Ensino de Biologia; e Pesquisa em Ensino de Ciências. Os Estágios Supervisionados, carga horária destinada à atuação prática das/dos estudantes em escolas, também fazem parte desse grupo. 

O curso tem carga horária total de 3.360 horas/aula para todos os conteúdos curriculares de natureza científico, cultural e pedagógico. Nesse cálculo, estão as 400h de Estágio Supervisionado; as 64h para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); as 64h para atividades complementares e as 336h para atividades de Extensão.

Com as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), agora é obrigatório cumprir atividades de Extensão durante as graduações, que devem corresponder a 10% da carga horária total do curso (no caso da Biologia, 336h).

Atividades de Extensão universitária são ações da Universidade, junto ao público externo, que possibilitam a aplicação dos conhecimentos construídos em sala de aula em situações reais da sociedade. Isso permite contextualizar esses conhecimentos, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e indicar novos caminhos para as atividades de Pesquisa.

Projetos

Além da formação em sala de aula, os/as estudantes de Biologia têm a oportunidade de participar de projetos de Ensino, de Cultura, de Extensão e de Pesquisa, coordenados pelos/as professores/as. Nesse caso, é a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e enriquecer a própria formação acadêmica e humana. 

“A participação nos projetos de Pesquisa, Extensão, Ensino e Cultura possibilita aos estudantes uma participação efetiva em todas as ações e vivências fora a sala de aula, contribuindo assim para a formação e qualificação do futuro profissional, além de prepará-lo para sua formação continuada e atuação na vida acadêmica”, ressaltou Jacqueline Cosmo.

Professor da UFCA desde 2017, Raimundo Nonato Costa Ferreira foi recentemente coordenador do curso de Biologia e atualmente ministra as disciplinas de Invertebrados e Ecologia Geral (na Biologia e na Licenciatura Interdisciplinar) e Zoologia Geral (na Agronomia). O docente é responsável pelo projeto de iniciação científica e tecnológica chamado “Métodos não químicos para o controle de Aedes aegypti”. 

Conforme o professor, a intenção é envolver os/as estudantes na busca de soluções para o combate ao mosquito causador da dengue. É uma oportunidade de desenvolver a pesquisa e ainda contribuir com a sociedade local. “Esse projeto está na fase inicial e um dos principais objetivos é avaliar a viabilidade do uso do controle mecânico e biológico de larvas do mosquito da dengue no município de Brejo Santo”, explicou. 

Professora recém-chegada em 2022, Vivian Oliveira Amorim ministra, no momento, as disciplinas de Biologia da Conservação, de Botânica Criptogâmica e de Botânica Fanerogâmica. Atualmente, a docente tem desenvolvido um projeto no Programa de Iniciação à Docência (PID), intitulado “Estudando a diversidade botânica: preparação de material didático para uso em sala de aula invertida e em aulas práticas”.

Uma mulher de óculos e cabelos cacheados está em primeiro plano, enquanto há quatro pessoas em segundo plano. Todas estão sorrindo, dentro de um laboratório
Professora Vivian Oliveira (em primeiro plano) e estudantes do curso de Biologia, durante aula prática da disciplina de Fisiologia Vegetal. Foto: Arquivo pessoal

“A intenção é contribuir para a formação de futuros professores com a capacitação para elaborar material didático, planejamento e execução de aulas práticas no laboratório e campo”, explicou a professora. Dessa forma, os/as estudantes que se envolverem no projeto, além de experiência com sala de aula exigida nos estágios supervisionados, terão a oportunidade de aprofundar e aprender mais sobre a preparação de aulas. 

Estudantes

A atuação nos projetos, assim como toda a participação na vida acadêmica, é uma oportunidade transformadora para os/as estudantes. Discente do quinto semestre de Biologia, Donilton Inácio da Silva contou que tem buscado aproveitar o máximo possível daquilo que a Universidade pode proporcionar na formação dele.

“Sempre busquei participar dos eventos que acontecem aqui e, nas disciplinas, sempre busco me dedicar ao máximo, de modo a fortalecer cada vez mais a minha formação”, relatou. 

Donilton Inácio já participou não só de projetos relacionados à área de Biologia, mas também aqueles de áreas mais gerais, contribuindo para que ele tenha uma formação mais ampla na UFCA.

Imagem do StreamYard, com três telas de pessoas que estavam participando da transmissão on-line
Lançamento do projeto de cultura IFECast Minha Comunidade, que Donilton Inácio (de máscara e camisa xadrez) teve a oportunidade de atuar como bolsista. Foto: Arquivo pessoal

O estudante foi bolsista de Cultura de um podcast que retratava o dia a dia do campus e bolsista do Programa de Aprendizagem Prática (PAP), que proporciona aos/às discentes a oportunidade de atuar em algum setor da Universidade. 

Recentemente, Donilton passou a fazer parte de uma iniciativa totalmente voltada para sua área de formação. Ele está atuando como monitor da disciplina de Microbiologia, tendo como orientadora a professora Jacqueline Cosmo, também coordenadora do curso. 

“Mesmo participando de projetos que não estavam centralizados na Biologia, sempre busquei atrelar à minha formação. Todo projeto, quando realizado com compromisso e seriedade, é sim responsável por complementar a formação. O meio universitário é rico e nos possibilita desenvolver várias áreas do conhecimento. Esses projetos me propiciaram  contribuir muito com a comunidade acadêmica”, disse Donilton. 

A discente Juliete Bezerra Soares, que está quase concluindo o curso, contou que a trajetória acadêmica dela tem sido marcada por momentos de satisfação e superação. “Está sendo possível desenvolver competências e habilidades de grande relevância profissional e pessoal”, relatou a estudante.

Um mulher de vestido colorido está em pé, ao lado de um púlpito, one está escrito Universidade Federal do Cariri - Campus Brejo Santo
A estudante Juliete Bezerra atuando como cerimonialista e organizadora do Quinto Encontro de Biologia (V EncoBio), do IFE/UFCA, realizado em novembro de 2022. Foto: Arquivo pessoal

Atualmente, ela é integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Microbiologia Aplicada (Lamap), orientado pela professora Jacqueline Cosmo.

No grupo, Juliete tem a oportunidade de desenvolver trabalhos na área de microbiologia aplicada, atuando principalmente em mecanismos de resistência a antibióticos e erradicação de biofilmes microbianos (agregados de células de microorganismos). 

“É muito gratificante participar do grupo, pois vem contribuindo para a construção de conhecimentos significativos, bem como me possibilita melhorar o currículo para que eu possa dar continuidade a minha formação continuada e ir cursar o mestrado e doutorado”, planeja a estudante.   

Formação na UFCA

Tanto Donilton como Juliete recomendam a formação em Biologia na UFCA para quem tem interesse na área. Para Donilton, as mudanças no PPC contribuirão para melhorar ainda mais a formação das/dos estudantes. “A nossa instituição tem propiciado uma boa formação,  principalmente no que se refere aos docentes do curso, que têm grandes conhecimentos (…) Temos professores com muita experiência”, ressaltou.

Além de beneficiar quem chega à Universidade para se formar, a graduação em Biologia também tem proporcionado benefícios para a população de Brejo Santo e do Cariri. Conforme a professora Vivian Oliveira, a região tem a demanda por professores de Biologia atendida pelo curso. Dessa forma, a UFCA faz parte do compromisso com o pacto pela valorização docente.

Três pessoas com os olhos cobertos por uma venda preta. Em frente a elas está uma outra pessoa segurando uma planta. Todos estão dentro de um espaço que cultiva várias plantas
Minicurso sobre plantas medicinais, realizado durante um encontro de Biologia. Foto: Arquivo pessoal

A população local, para além da questão da formação em Biologia, também se beneficia com a presença do curso, por meio dos projetos e das ações promovidas pela Universidade.

 “É muito bonito ver como o curso de Biologia, assim como a UFCA, aqui em Brejo Santo, tem contribuído para a sociedade. São muitos projetos, ações e eventos que contribuem muito com a população local. (…) Isso mostra o papel da universidade que é, além de formar, transformar tudo aquilo que está em volta, através de profissionais eficientes e, em relação à Biologia, comprometidos com um ensino cada vez melhor”, afirmou o estudante Donilton Inácio. 

Possibilidades

O reconhecimento profissional legal das profissões de biólogo e biomédico baseiam-se na Lei n° 6.684, de 3 de setembro de 1979. Essa legislação regulamenta as duas profissões e cria os conselhos Federal e Regionais de Biologia e Biomedicina.

Também atribui o título de biólogo aos/às profissionais bacharéis ou licenciados/as em História Natural; em Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades; ou em Ciências, com habilitação em Biologia. 

Aos biólogos/as formados/as na UFCA, já que se trata de uma licenciatura, será conferido o grau de licenciado com perfil para atuar como professores/as do ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico e superior.

Quando o curso é de bacharelado, os/as estudantes têm formação mais voltada para pesquisa, com atuação em laboratórios, reservas naturais, indústrias, entre outros espaços de desenvolvimento da pesquisa em Biologia. 

“O desenho curricular proposto para a licenciatura em Biologia é constituído por disciplinas voltadas para o ensino de ciências e práticas pedagógicas, conferindo ao egresso uma habilitação para a docência tanto nos anos finais do ensino fundamental quanto na área de Biologia no ensino médio, além de poder atuar no ensino e em cursos de formações técnicas e tecnológicas específicas”, ressaltou a coordenadora do curso, Jacqueline Cosmo. 

O foco no ensino e na sala de aula não indica que os/as egressos/as do curso da UFCA não tenham contato ou experiência com pesquisa e não estejam habilitados para isso. A pesquisa também está presente em todo o currículo da licenciatura. 

Três estudantes sentados em uma mesa, com uma mochila, um livro e um notebook
Grupo de estudos do curso de Biologia da UFCA. Donilton (de preto e azul) é monitor. Foto: Arquivo pessoal

Conforme o professor Raimundo Nonato Costa Ferreira, o estudante, além da sala de aula,  pode atuar em consultorias ambientais. Na região do Cariri, é possível também atuar em instituições que trabalham com a preservação do conhecimento popular sobre as plantas medicinais e a fauna da região.

Juliete Bezerra, por exemplo, é integrante de um grupo de pesquisa e, ao se formar, quer continuar participando dessas atividades, além de cursar o mestrado e o doutorado. “Quero exercer a docência no ato de ensinar com práticas que facilitem a aprendizagem dos alunos de modo eficaz”, disse. 

Donilton Inácio, que também tem a formação em LI, atualmente já está trabalhando em sala de aula, mas quer continuar buscando conhecimento, por meio de uma pós-graduação, um mestrado.

“Desde que comecei a estudar na UFCA, muitas portas se abriram a partir da formação. Isso não é exclusivo a mim. Vejo que muitos outros colegas também já estão atuantes na educação e outros já seguiram em mestrados”, afirmou. 

Egressa

Uma dessas estudantes, que atua em sala de aula e também seguiu para o mestrado, é a egressa Jaqueline Silva Moura. Atualmente, ela é professora da rede municipal de Brejo Santo e está se preparando para ingressar no doutorado. Também já concluiu o mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

“Sempre fui apaixonada pela área de Ciências da Natureza. A abertura do campus em Brejo Santo e a intensa divulgação do curso por meio de redes sociais me incentivou a ingressar na UFCA”, contou. 

Foto de uma mulher negra, no meio da caatinga, segurando uma planta. Ela está de camisa azul, calça preta e um boné pendurado na calça
A egressa Jaqueline Moura durante o mestrado em Ecologia na UFRN. Foto: Arquivo pessoal

Depois do ingresso, muitos obstáculos foram enfrentados, mas ela superou alguns com o suporte da universidade. Uma dessas dificuldades estava relacionada à fonte de renda, por não poder trabalhar e ter que se dedicar somente aos estudos. “Os auxílios e as bolsas de pesquisa e de extensão me ajudaram bastante nesta questão”, explicou Jaqueline. 

Essas mesmas bolsas de pesquisa e extensão que Jaqueline recebia todo mês para desenvolver atividades nos projetos serviram também como impulso para a permanência dela na profissão. 

“Os projetos que me inspiraram a seguir a carreira acadêmica foram as bolsas de pesquisa e de extensão. A primeira bolsa que eu consegui durante o curso foi a de extensão. Confesso que não foi fácil, pois era algo novo e envolvia atividades de diálogo com estudantes. Eu nunca fui muito boa com comunicação, então esse foi o principal desafio. Após a bolsa de extensão, eu consegui uma bolsa de IC [iniciação científica] com uma professora de botânica recém-contratada [na época], Wanessa Nepomuceno”, contou. 

Jaqueline relembra que percebeu tanta paixão pela Botânica na professora que se sentiu contagiada por isso. Decidiu então pedir para trabalhar com a docente, mesmo sem bolsa remunerada.

“Desde então, participei de duas bolsas de pesquisa com ela e mais uma bolsa PAP. Nessa última, as atividades eram desenvolvidas no Horto Didático, com o cultivo de plantas medicinais. Também ajudei a professora Wanessa a montar um banco de sementes de espécies nativas da região”, relatou.

A experiência na UFCA foi tão gratificante que Jaqueline hoje recomenda o curso de Biologia da instituição para quem está no ensino médio e decidindo o que quer fazer. Para ela, o curso, além de ter ótimos professores, tem um ambiente bastante acolhedor e uma boa estrutura de laboratório. 

Nota 4 

Mesmo com poucos anos de implantação, o curso de Biologia já alcançou conceito 4, de um máximo de 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em 2019. Essa avaliação correspondeu também à primeira vez que o curso foi reconhecido pelo MEC.

Na época, foram observados itens como condições de infraestrutura do campus, cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, número de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista e oferta de disciplina de Libras (obrigatória para Licenciaturas, conforme Decreto 5.626/2005). 

Foto: Emanoella Callou – Dcom/UFCA

A nova avaliação do curso de Biologia da UFCA será realizada provavelmente em 2024. Conforme a coordenadora Jacqueline Cosmo, existe um prazo de cinco anos para um novo procedimento. Entretanto, até o momento, ainda não houve nenhum agendamento. 

Conforme a professora, para os próximos anos, a expectativa é focar na formação dos/das estudantes e nas estratégias de ampliação da licenciatura, a fim de conseguir aumentar o quantitativo de vagas futuramente.

“O novo curso será implementado agora em 2023.1. A expectativa é finalizar as turmas que ainda estão no curso de Biologia do segundo ciclo [que ingressaram após concluir a LI], para, assim, dar continuidade às estratégias de ampliação do curso de Biologia. Através de novas contratações de professores e aumento da infraestrutura, conseguiremos aumentar o quantitativo de vagas”, relatou Jacqueline Cosmo. 

Serviço

Curso de Biologia
biologia.ife@ufca.edu.br