UFCA celebra 8 anos de criação neste sábado, 5 de junho de 2021. Conheça impactos da Universidade na região

Publicado em 05/06/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h01

Fachada da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA). Foto: Arquivo Dcom/UFCA

Há oito anos, a lei Nº 12.826 criava a Universidade Federal do Cariri (UFCA) – desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 5 de junho de 2013. A implantação da UFCA na região (link para uma nova página) foi conquista de uma forte mobilização local, em várias frentes, para oferecer, no próprio Cariri, Ensino federal público, gratuito e de qualidade. Essa mobilização se deu pelo destaque político e econômico da região – destaque este que remonta a tempos anteriores a Padre Cícero e ao turismo religioso. A vinda de uma universidade federal para o Cariri foi consequência dessa prosperidade caririense e, com o tempo, se tornou também causa de desenvolvimento socioeconômico local.

Hoje, a UFCA, apesar de ainda jovem, já oferece 23 cursos de graduação e nove de pós-graduação (três especializações, cinco mestrados e um doutorado em rede). A instituição contabiliza, até o momento, 2.164 graduados e 413 pós-graduados (137 em especializações e 276, em mestrados), que reforçam a oferta de mão de obra qualificada na região.

A comunidade acadêmica da UFCA oferece dezenas de programas e projetos de Extensão e de Cultura, relacionados a temas que vão desde Educação em Saúde à Economia Solidária. Além disso, pesquisadores da UFCA vêm desenvolvendo estudos de destaque nacional e internacional, investigando assuntos atuais, como planejamento urbano, inteligência artificial, desenvolvimento de cânceres, covid-19, turismo criativo e interiorização do Ensino Superior no Brasil.

Promover Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura é o que move a UFCA, mas os impactos da presença da instituição no Cariri não se encerram nisso. Para tornar essa promoção realidade, a UFCA conta com o trabalho de 326 servidores docentes (dos quais mais de 90% são mestres ou doutores em suas áreas), 299 servidores técnico-administrativos (dos quais mais de 70% concluíram algum curso de pós-graduação) e 243 colaboradores terceirizados. Só a folha de pagamento de servidores (docentes e técnico-administrativos) gira em torno de R$ 80 milhões/ano (R$ 30,3mi em 2014; R$ 41,7mi em 2015; R$ 50,25mi em 2016; R$ 62,43mi em 2017; R$ 69,14mi R$ 74,87mi em 2019 e R$ 79,51mi em 2020). Já a folha de terceirizados atingiu, em 2020, o patamar de R$ 8,4 milhões/ano (R$ 1,00mi em 2014; R$ 2,85mi em 2015; R$ 4,89mi em 2016; R$ 6,02mi em 2017; R$ 6,29mi em 2018 e R$ 7,52mi em 2019). São empregos gerados que aumentam a demanda por serviços como aluguel, transporte, alimentação e lazer – aquecendo assim a economia local.

Ao mesmo tempo, também os auxílios estudantis acabam impactando a economia caririense, apesar de que o principal objetivo desses auxílios é fomentar a permanência, na Universidade, de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. A UFCA dispõe de sua Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) especificamente para gerir a oferta das atuais 9 modalidades de auxílios (auxílio moradia, auxílio emergencial, auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio financeiro a eventos, auxílio creche, auxílio óculos, auxílio inclusão digital e auxílio tecnologia assistiva) e dos 5 tipos de serviços diversos: atendimentos psicológicos, atendimentos pedagógicos, atendimentos psiquiátricos, refeições subsidiadas nos Refeitórios Universitários (RUs), serviço social e serviços para a promoção da qualidade de vida. Na UFCA, é promovido desde 2019 o chamado “Orçamento Participativo” (link para uma nova página), pelo qual os próprios estudantes da Universidade decidem como serão distribuídos os recursos disponíveis para financiar auxílios estudantis.

Sobre os auxílios, o orçamento executado para disponibilizá-los a estudantes da UFCA passou dos R$ 3 milhões em 2019 (foram R$ 0,74mi em 2014; 1,68mi em 2015; R$ 2,26mi em 2016; R$ 2,07mi em 2017; R$ 2,87mi em 2018, R$ 3,28 mi em 2019 e R$ 3,00 mi em 2020).

Já quando falamos sobre os RUs, só em 2019, o subsídio aos três refeitórios da UFCA chegou a R$ 2,4 milhões, com mais de 260 mil refeições servidas. Muitos dos estudantes da UFCA têm nos RUs seu principal meio de acesso à alimentação de qualidade. Em 2020, em razão das necessidades sanitárias para contenção da pandemia de covid-19, os RUs permaneceram fechados para o grande público – o que reduziu o subsídio a eles para a casa dos R$ 230 mil (o valor subsidia refeições para internos do curso de Medicina, que vêm recebendo “quentinhas” no RU do campus Barbalha). Enquanto os RUs permanecerem fechados, os estudantes em vulnerabilidade podem receber o auxílio alimentação (link para uma nova página).

O restante da verba que seria destinada aos RUs em 2020 foi realocado para ampliar o Auxílio Inclusão Digital no contexto de pandemia (link para uma nova página), o que possibilitou que estudantes sem acesso a notebook ou à internet de qualidade pudessem aderir às aulas remotas que passaram a ser oferecidas pela UFCA, excepcionalmente. A ampliação do auxílio chegou a ser destaque no Portal da Organização das Nações Unidas este ano (link para uma nova página).

Nesses oito anos de história, grandes conquistas foram alcançadas e muitos desafios ainda restam a superar, mas a Universidade segue viva, mais do que nunca, impactando a região do Cariri – pela qual (e para a qual) existe.

Diretoria de Comunicação
dcom@ufca.edu.br