Imprimir esta página

Palestra sobre pesquisa como fator de desenvolvimento abre III Encontro de Iniciação Científica da UFCA

Segunda, 23 Outubro 2017 17:03
O III Encontro de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), iniciou nesta segunda-feira, 23, com a palestra “A pesquisa científica como fator de desenvolvimento”, ministrada pelo professor do departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), João Batista Lopes. O evento ocorreu no auditório principal do campus Juazeiro do Norte. 
 
Na ocasião, o professor traçou um panorama da pesquisa no Brasil, mostrando os desafios enfrentados pelos pesquisadores e explicando o funcionamento das principais instituições de incentivo à pesquisa no país. Abordou também o crescimento dos setores de pesquisa nas universidades e os impactos positivos que esses investimentos podem trazer para o Brasil.
 
A palestra ainda tratou sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento acadêmico do estudante, ressaltando a necessidade dos discentes conhecerem outras realidades de pesquisa por meio da interação com outros pesquisadores, não só do próprio estado como também de todo o País. Segundo o professor João Batista, essa interação só será possível se as universidades firmarem parcerias para troca de experiências entre seus pesquisadores. “Quando o estudante sai do seu lugar, da sua zona de conforto, enfrentando as dificuldades desse outro ambiente de pesquisa, ele tem a oportunidade de se transformar em um profissional melhor, mais preparado", ressaltou. 

 

Encontro de Iniciação Científica

 
O Encontro de Iniciação Científica da UFCA é um evento anual organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), que visa propiciar um meio para divulgação dos resultados obtidos em atividades de iniciação à pesquisa científica ou tecnológica envolvendo estudantes da UFCA, promovendo com isso a interação dos estudantes com a comunidade acadêmica e fortalecendo o processo de disseminação de informações e conhecimentos científicos e tecnológicos na sociedade.
 
No dia 24, o professor Waltércio de Oliveira Almeida (URCA) apresenta a palestra “Ciência, política e poder”, e no dia 25 acontece a palestra “Lançando luz na matéria: física aplicada à paleontologia”, com o professor João Hermínio da Silva (CCT/UFCA). Além das palestras, serão realizados minicursos e apresentações de trabalhos. O evento segue até quinta-feira, 25. Consulte a programação completa do encontro aqui
 
Confira as fotos da abertura do III Encontro de Iniciação Científica:
 
 

III Encontro de Iniciação Científica

 
Lido 2077 vezes

Itens relacionados (por tag)