Etapas pendentes da edição 2024 do Sisu/UFCA estão suspensas temporariamente

Publicado em 11/04/2024. Atualizado em 11/04/2024 às 13h21

Estão suspensas as etapas em andamento da edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal do Cariri (Sisu/UFCA). Em comunicado publicado nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) justifica a decisão informando que “a atuação dos servidores Técnico-Administrativos é indispensável à execução dos procedimentos vinculados ao processo seletivo Sisu”.

Na edição 2024 do Sisu/UFCA, já foi publicado o resultado final da 1ª Convocação para Pré-Cadastro (Chamada Regular), restando pendentes as etapas de seleção da 2ª Convocação para Pré-Cadastro e a confirmação de matrícula (presencial) de todos os aprovados, em todas as convocações.

Conforme a titular da Prograd/UFCA, professora Polliana de Luna Barreto, a suspensão do Sisu afeta todos os candidatos no processo seletivo, não apenas os candidatos com etapas pendentes.

Isso porque os candidatos que já estão aprovados na Chamada Regular precisam, ainda, realizar a confirmação presencial de matrícula, que ocorre pouco antes do início do período letivo correspondente à sua entrada (2024.1 ou 2024.2, a depender do curso de ingresso escolhido): “Os candidatos ingressarão na UFCA juntos, respeitando a previsão de entrada de cada curso, após o fim do processo seletivo. A suspensão do Sisu não afeta apenas quem ainda está com etapas pendentes na seleção”, explica a docente.

Ainda no comunicado de suspensão, a Prograd/UFCA informa que, após “cessarem as motivações geradoras da presente suspensão”, um novo cronograma será publicado, com as datas pertinentes a cada uma das convocações de pré-cadastro. O comunicado orienta os candidatos, ainda, a acompanharem as atualizações a respeito do Sisu na UFCA pela página sisu.ufca.edu.br.

O texto, na íntegra, foi publicado relacionado ao documento “PROGRAD/UFCA – Edital Nº 02/2024 – SiSU 2024 – 19.01.2024”, disponível na referida página. Para acessá-lo, é preciso clicar no link do documento principal.

TAEs em greve

Na UFCA, os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) estão em greve desde o dia 20 de março de 2024. A categoria executa várias atividades nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), como a condução de seleções – entre as quais estão o Sisu, os concursos públicos e os processos seletivos simplificados –, o planejamento e a execução orçamentária dos recursos destinados às instituições e o gerenciamento de equipamentos como Bibliotecas, Laboratórios e Refeitórios Universitários (RUs).

Apesar de ser uma das maiores carreiras do serviço público federal (cerca de 200 mil pessoas, entre ativos e aposentados), os TAEs têm a menor remuneração entre as categorias do executivo federal. Conforme a categoria, as perdas salariais acumuladas desde 2012 são de mais de 50%.

Entre outras reivindicações, os/as TAEs pleiteiam a reestruturação do Plano de Carreira da categoria (incluindo recomposição salarial) e, ainda, a recomposição orçamentária das próprias Ifes (pelo menos comparável ao patamar de 2015). Isso porque o orçamento atual das Ifes, nos últimos anos, evoluiu de forma desproporcional ao aumento do volume de estudantes nas instituições de ensino.

sisu@ufca.edu.br